
Tomb Raider II é o segundo jogo de computador e videogames da série Tomb Raider. Foi desenvolvido pela Core Design e publicado pela Eidos Interactive, e originalmente lançado para PC e Playstation em 1997.
Jogabilidade
A jogabilidade de Tomb Raider II baseia-se no jogo original.
Inovações em Tomb Raider II incluem novas armas, movimentos extras, um
pequeno conjunto de veículos, fases maiores e muitos inimigos. Em termos
de movimentos, Lara pode agora escalar parede e rolar no ar para o solo
na direção oposta que o jogador tenha que enfrentar. As armas foram
expandidas para arma de arpões, um lançador de granadas, e um rifle M16. O inventário inclui flares (sinalizadores), que são utilizados para iluminar cantos escuros e tirar partido da melhor modelagem tridimensional executada pelos desenvolvedores. Os dois veículos no jogo são uma lancha (em Veneza) e uma moto de neve (no Tibet). Ambos são usados para percorrer longas distâncias em todo mapa e podem acelerar em rampas ou atropelar inimigos.
Em Tomb Raider II, a aparência de Lara foi dada a cargo do designer
Staurt Atkinson, dando ao cabelo dela um rabo de cavalo, uma aparência
mais agradável e novas roupas. Na China e em Veneza, ela veste sua
familiar roupa Tomb Raider de blusa e shorts, nas fases de água uma roupa de mergulho, uma jaqueta de vôo no Tibet e um roupão de banho na Mansão Croft.
O objetivo do jogo mantem-se inalterado ao jogo anterior: cada fase
deve ser terminada com vários quebra-cabeças resolvidos, colecionando
itens chave, e realizando difíceis saltos. No entanto, desta vez há uma
ênfase no combate com armas e matando oponentes humanos também. Segredos
deixaram imediatamente de recompensar o jogador com armas ou
medicamentos. Em vez disso, cada segredo é marcado por um dragão
ornamental colorido (secrets): prata (ou pedra), jade e ouro,
e de acordo com a dificuldade de sua localização. Só quando Lara tiver
coletado cada um dos dragões em uma fase ela receberá um bônus,
geralmente constituído por uma nova arma e/ou muita munição.
Enredo
A história de Tomb Raider II fala sobre a mística Adaga de Xian, uma
arma que nos tempos antigos era usada pelo Imperador da China para
comandar seu exército. Ao mergulhar a Adaga no coração de uma pessoa, a
arma tem o poder de transformá-la em um dragão. Um flashback revela que a
última batalha que foi travada pela Adaga terminou em derrota, quando
os monges guerreiros do Tibet conseguiram remover a faca do coração do
Imperador. A Adaga voltou para seu lugar na Grande Muralha e foi
guardada por séculos. Lara Croft
tem a missão de achar a Adaga de Xian, uma adaga com poderes misticos
cujo poder é se transformar num terrível dragão. Em contra mão, Marco
Bartoli, um milionário italiano, também está a procura de tal artefato,
nessas condições se inicia uma corrida emocionante em que o destino da Terra está em jogo.
O jogo se inicia na Muralha da China, onde Lara Croft está
investigando a verdade por trás da lenda da Adaga. Quando ela descobre a
entrada para a câmara do artefato, percebe-se que a chave para
destrancar a porta está faltando, e de repente ela é atacada por um
italiano que alega que trabalha para um homem chamado Marco Bartoli.
Após as pistas colhidas na China, Lara descobre que Marco Bartoli é um líder da Máfia veneziana e fundou um culto obcecado com a antiga Adaga. Ela descobre que seu esconderijo fica na romântica Veneza. Ela viaja pra lá e então segue Bartoli a bordo de seu avião, que segue para uma estação petroleira
no mar Adriático. No lugar, o culto está realizando escavações em um
navio naufragado chamado Maria Doria, que uma vez pertenceu a Gianni
Bartoli, pai de Marco. Lara sabe a partir de um monge tibetano detido,
irmão Chan, que o naufrágio tem um antigo artefato tibetano chamado
Seraph. Por gerações, os monges do mosteiro
Barkhang dedicaram-se à preservação do Talion, a chave para a porta que
tranca a Adaga de Xian, mesmo que tenha sido afundado com Maria Doria.
O Seraph, por sua vez, é a pedra-chave para a câmara que guarda o
Talion. Antes de irmão Chan revelar mais coisas, ele é morto por
Bartoli. Lara mergulha para os destroços do navio e recupera com sucesso
o Seraph, depois disso ela vai ao mosteiro Barkhang no Tibet. Com a ajuda dos monges guerreiros, ela abre a tumba para o Talion e recupera o artefato para o local de origem. Um jipe
em alta velocidade com Bartoli em perseguição termina de volta na China,
onde Lara abre a porta para a câmara que guarda a Adaga. Antes que ela
alcance o artefato, porém, Lara mergulha nas catacumbas
abaixo da Grande Muralha. Entretanto, Bartoli crava o punhal em seu
coração, transformando-se assim em um dragão. No confronto final, Lara
aproveita a criatura inconsciente temporariamente e puxa o punhal do
coração de Bartoli. No epílogo, o restante dos homens de Bartoli segue
Lara na Inglaterra e invadem a mansão dela.
Locais de Exploracão
Inglaterra: Mais uma vez, a mansão de Lara na Inglaterra é o lugar com formação designado para tornar o jogador mais familiarizado com os controles do jogo. Desta vez, o treinamento ocorre ao ar livre e expandiu-se para um labirinto. O velho porém fiel morodomo da família Croft, Winston, irá acompanhar o jogador durante o treinamento. No segmento final, também tem lugar na mansão de Lara, quando os guardas de Bartoli invadem a casa dela buscando vingança.
China: O jogo começa com um prelúdio na Grande Muralha da China. Depois que as missões no Tibet são completas, o jogo retorna para China com ação em trono das catacombas que mantem o punhal.
Veneza: Em Veneza, Lara se infiltra no esconderijo de Bartoli. As fases fornecem ao jogador a primeira oportunidade para dirigir veículos, neste caso uma lancha. Há uma fase no jogo que é chamada de Opera House que se parece muito com a real opera house La Fenice de Veneza.
- Estação Petroleira (Mar Adriático): Enquanto se escondia a bordo de um avião de Bartoli como clandestina, Lara é golpeada por um dos capangas de Bartoli. Quando ela acorda, ela se encontra sem armas e aprisionada em uma plataforma de petróleo cercada no meio do mar.
- O Navio Naufragado Maria Doria (Mar Adriático): O jogo continua embaixo d'água nos restos do navio Maria Doria, um luxuoso navio que naufragou décadas atrás. A bordo, está o místico artefato chamado Seraph.
Tibete: Em Tibet, Lara dirige através das montanhas do Himalaia um snowmobile para chegar ao Mosteiro Barkhang, do qual ela pode entrar nas antigas catacombas abaixo do mosteiro para pegar a chave Talion. Depois de pegá-lo, ela retorna para China na Grande Muralha para destrancar a porta vista no final da primeira fase.
Fases
China
- A Grande Muralha.
Veneza
- Veneza.
- Esconderijo de Bartoli.
- Casa da Ópera.
Estação Petroleira
- Offshore Rig.
- Área de Mergulho.
Mar Adriártico
- 40 Fathoms.
- Destroços do Maria Doria.
- Living Quarters.
- O Deck.
Tibete
- Tibetan Foothils.
- Monastério de Barkhang.
- Catacumbas de Tailão.
- Palácio de Gelo.
China
- Templo de Xian.
- Ilhas Flutuantes.
- O Covil do Dragão.
Mansão Croft
- Lar doce Lar.
Personagens
- Lara Croft
- Winston
- Marco Bartoli
- Irmão Chan Barkang
Curiosidades
- Neste jogo, como também no primeiro Tomb Raider, são feitas muitas referências sobre Indiana Jones.
- O navio afundado Maria Doria foi inspirado a partir do navio SS Andrea Moria que afundou no mesmo mar onde o Maria Doria estava, o SS Andrea Doria também foi inspiração para o jogo filme The Poseidon Adventure.
- Neste jogo, Lara Croft ganhou mais polígonos na sua estrutura, a deixando com uma aparência mais agradável e menos deformada, comparando-se ao Tomb Raider 1.
- A Mansão Croft aumentou, e com mais esconderijos e lugares para treinar suas hablilidades. Em Tomb Raider II, pode ser explorado também a parte de fora de casa, o que antes não podia. Fora de casa há uma espécie de labirinto feito de grama e um especial centro de treinamento ao ar livre. Novos cômodos podem ser explorados, como a sala de tesouros de Lara ( Que é trancada. ), a cozinha de Lara e até uma sala de música!
- Nesse game estreou Winston, o mordomo da família Croft. Ele se retrata um amigo íntimo de Lara Croft e sempre a ajuda a resolver certos problemas.
- É o jogo com o maior número de vendagens de toda a franquia