Você está lendo

0

Detonado - Tomb Raider V: Chronicles

Ismael


ÁREA DE TREINAMENTO (TRAINING AREA)

Após a sequência inicial você ganha o controle do jogo em uma estreita rua na velha Roma. Abra seu Inventário e examine seus itens: pistolas com munição infinita, binóculo, 3 iluminadores, TIME-TMX, 3 medipacks pequenos, 1 medipack grande e uma pedra de mercúrio. Neste beco, á esquerda, tem uma entrada para a "OPERA BACKSTAGE". Este local é sua área de treinamento para se familiarizar com os comandos do teclado. É importante entrar nesta área e escutar as explicações dadas por LARA. Siga as instruções dela e obterá sucesso no seu treinamento. Entre no 1º galpão e veja à esquerda uns caixotes e uma empilhadeira. Aproxime-se dos caixotes e suba neles (seta + tecla de ação). Suba na plataforma acima dos caixotes e vá para a esquerda ficando bem na beirada dela. Pule (pular + seta para cima juntas) para a outra plataforma e siga pelos corredores.


Neste novo local aproxime-se do buraco, vire levemente para a esquerda e pule para a área central. Repita o procedimento virando para a direita e siga para nova área. Observe o enorme buraco na sua frente e veja que abaixo dele tem um caixote. Corra e pule (seta + pular) para o outro lado. Quando estiver no ar use a tecla de "ação" para agarrar no parapeito. Se cair em cima do caixote pule e use a tecla "ação" segurando no parapeito. Use a seta, suba para este parapeito e siga para nova área. Tem agora um buraco à sua esquerda. Pule para ele usando as teclas de pular + seta para esquerda juntas. Siga para nova área e veja no teto uma plataforma de ferro. Agarre nesta plataforma (pular + ação) e ande (ação + seta) até o outro lado da sala. Vá para o chão e aproxime-se da parede da esquerda e veja nela uma escada. Agarre nesta escada (ação + setas) e suba por ela usando as setas até ficar em cima do container amarelo. Olhe novamente para a sala e observe a plataforma de ferro.

Em cima dela tem alguns itens para pegar. Vá até a beirada do container, posicione-se e pule para a plataforma de ferro. Ande até o final dela, pegue do chão alguns iluminadores e veja um pequeno buraco na sua frente. Agache, entre neste buraco e pegue um medipack grande. SSaia do buraco e uma vez em cima da plataforma de ferro olhe para sua esquerda. Pule para a estrutura de ferro que está deste lado e pegue um medipack pequeno. Retorne para a plataforma de ferro, ande por ela e volte para o container amarelo. Agache e entre pelo buraco que tem nesta área. Ande pelos dutos até o final e pule pelo outro buraco saindo em outra área. Siga por esta área e aproxime-se do portão fechado. Acione (ação) a chave que tem perto deste portão e passe por ele. Siga por esta área, desça uma escada e vá até o final deste galpão virando para a esquerda. Localize 2 caixotes e suba neles.

Observe o lado oposto e veja uma piscina. Posicione-se na beirada do caixote e pule usando em seguida sua tecla "ação" para agarrar na beirada do parapeito da piscina. Suba nesta área e entre na água. Use a tecla de pular mais as setas e mergulhe nadando rapidamente pelos corredores. Ao chegar no final da área suba e pegue ar. Antes de sair da água torne a mergulhar e localize no chão um buraco. Nade por ele, vá pelos novos corredores até chegar no final onde pode subir e sair da água (ação + seta). Nesta área consegue pegar um medipack grande, munição para shotgun normal e munição para revólver. Após recolher tudo, retorne para a água e nade até a área anterior. Suba e localize o parapeito saindo da água. Siga a área pela esquerda chegando em novo galpão. Observe a corda que atravessa a sala e a parte debaixo desta sala. Nesta área tem itens e segredo.

Antes de andar pela corda vá para a esquerda e localize um caixote. Use o caixote até descer para o chão da sala. Se pular direto pode perder saúde. Ande por entre os caixotes e localize à esquerda uma prateleira com alguns objetos. Vá até lá e pegue (ação) mais iluminadores. Observe melhor esta área e veja 2 prateleiras (pretas) vazias, uma à esquerda e outra à direita.
Aproxime-se da prateleira da esquerda e empurre-a achando no chão munição para revólver. Vá até a prateleira vazia da direita e empurre-a. Consegue achar uma passagem secreta. Entre nesta área, pegue do chão munição para UZI e da prateleira uma rosa dourada (01/36) achando o 1º segredo da fase. Retorne toda a sala, suba no caixote e agora aproxime-se cuidadosamente da corda suspensa. SALVE O JOGO e ande por esta corda (ação + seta) cuidadosamente.

Quando LARA tombar para um dos lados usa a seta do lado oposto para que ela volte a se equilibrar. Ao chegar do outro lado siga a área e entra em uma sala com 2 prateleiras com objetos. Vá até a prateleira da direita e pegue um medipack pequeno. Continue seu caminho até chegar perto de outro portão fechado à esquerda. Acione a chave, abra o portão e consegue retornar para sua 1ª sala de treinamento. Vá cuidadosamente para o chão (de costas é melhor) e saia dos bastidores da Ópera retornando para as Ruas.

FASE 1: STREETS OF ROME

Nesta primeira história você (LARA CROFT) deve achar um artefato, a PEDRA FILOSOFAL. Para localizar esta pedra deve achar 3 chaves que abrem o portão de um Templo e terá também que enfrentar os bandidos PIERRE e LARSON (do 1º jogo). Além destes bandidos terá que enfrentar fortes inimigos e passar por inúmeros perigos.

Ande até o final deste beco e passe pela abertura que tem na sua frente. Observe esta área, veja uma grande marca preta no chão, um portão de grade fechado (à esquerda) e uns arcos na parte superior da construção. Registre este local e saia pegando suas pistolas. Vá para a PRAÇA onde tem uma fonte e mate rapidamente o cachorro que te ataca. Guarde sua arma e observe esta Praça. Entre pela ruela que tem à direita, siga até o final dela e aproxime-se de uma figura redonda que tem na parede. Acione (ação) esta figura e consegue abrir o portão daquela área dos arcos. Retorne até lá, passe pelo portão que abriu e acione a figura redonda desta área. Assim que fizer isto muitos morcegos te atacam. Pule rapidamente para trás (não pode matalos) e suba no enorme caixote que surgiu nesta área.

Suba para a área dos arcos e olhe para sua direita. Veja um parapeito e note que em cima dele tem um item. Pule para este parapeito e pegue um medipack pequeno. Retorne para os arcos e entre na casa. Suba a rampa, passe pela sala de sofá vermelho, pelas cadeiras brancas e no final pule para um corredor onde pode ver uma janela. Atire nesta janela, entre nesta área e pegue munição para revólver. Retorne para o corredor, siga por ele e veja mais 2 janelas. Atire na janela da direita, entre nesta área e pegue um medipack pequeno. Atire na outra janela mas não vá por ela ainda. Com as pistolas nas mãos desça a escada com cuidado. Mate nesta sala um cachorro e vá até aporta da direita. Abra esta porta e pegue rapidamente as pistolas matando outro cachorro. Entre nesta sala e pegue do chão um medipack grande. Suba em um caixote que tem ai dentro e pegue munição para shotgun windeshot.

Retorne para a sala, siga pelo corredor e acione a alavanca que tem no final dele abrindo o portão para a Praça. Retorne para a escada e agora suba para aquela última janela do corredor. Veja que do outro lado tem outro corredor. Posicione-se e pule para este corredor. Entre na bifurcação que tem à esquerda, suba uma rampa e nesta área pegue a chave dourada 1. Retorne e siga o corredor chegando em uma varanda. Assista a pequena sequência indicando o local onde deve usar esta chave. Pule para o toldo listrado que está mais abaixo e pegue uns iluminadores. Pegue suas pistolas, olhe para baixo e mire no cachorro. Atire e mate o cachorro indo para o chão da Praça. Localize o painel do portão e use nele a chave dourada. SALVE O JOGO e passe pelo portão com as pistolas nas mãos. Assim que chegar no pátio vire para a esquerda e mande bala em LARSON que está no parapeito superior. Atire até que ele vá embora. Dê uma geral neste pátio e ache no chão, perto das pilastras, um medipack pequeno.

Vá para o outro lado do pátio e entre no corredor. Siga pela esquerda, desça a rampa e pegue de cima dos caixotes uma chave do jardim. Retorne para o corredor, pegue as pistolas e suba a rampa. Ao chegar nesta nova área tem outro encontro com LARSON. Atire até que ele vá embora. Prepare-se e atravesse a corda suspensa (ação + setas) com cuidado até chegar do outro lado. Siga a área e pule para o chão. Observe esta área onde chegou e veja o portão fechado e a alavanca na parede. Acione esta alavanca e deixe este portão aberto, fazendo ligação com a Praça da fonte. Vá para o corredor e pegue à direita. Passe por um grande portão fechado e vá até o final chegando em um pequeno jardim. Observe o portão fechado e repare nas 2 placas da parede. Deve colocar nestas placas 2 chaves do jardim e no momento só têm uma. Retorne o corredor e siga até o outro lado entrando em um corredor interno. Siga por este corredor e na bifurcação entre a esquerda. Pegue do chão munição para revólver e repare no portão de madeira fechado. Registre este local pois deve voltar aqui mais tarde.

Retorne para o corredor interno e siga por ele (esquerda) subindo as escadas até chegar perto da porta de uma casa. Pegue um revólver que está no chão e suba a rampa que tem nesta área. Abra a porta que está no final desta rampa e entre na ADEGA. Pegue do chão (esquerda) um lasersight e vá até o final da Adega vendo um portão trancado com cadeado. Abra seu Inventário e combine o lasersight com o revólver. Use este revólver e acione sua mira (zero do teclado numérico). Mire no cadeado, atire e abra o portão. Entre nesta área, pegue a 2ª chave do jardim e saia rápido pois é atacada por ratos. Retorne até o grande portão do jardim e use as 2 chaves nas placas da parede conseguindo abrir o portão do corredor. Vá até lá e entre no Jardim. Aproxime-se da construção e assista a sequência. Você coloca a pedra de mercúrio na placa da parede enquanto os bandidos LARSON e PIERRE discutem no telhado.

Quando tiver controle repare nesta construção e veja outras 3 placas na parede. Deve localizar as pedras para poder abrir o Templo. Dê uma geral na área, veja a piscina (nada a fazer nela) e localize à esquerda a entrada para um corredor. Siga até o final do corredor (veja a cena do sino) e chega na área de outro Templo. Observe esta área e aproxime-se do Templo pegando do chão um lasersight e munição para revólver. Repare nas 2 portas de pedras que estão fechadas (interior do Templo e à esquerda) e olhe para o sino. Pegue novamente o revólver com o lasersight e, usando a mira, dê um tiro no sino. Veja que a porta de pedra da esquerda abriu. Suba nesta área, fique bem na beirada do patamar e SALVE O JOGO. Pule (pular + seta juntos) acionando a tecla ação. Com isto consegue agarrar no parapeito do outro lado. Suba nesta área e agora deve ser bem rápida. Entre nesta sala (morcegos te atacam), acione a máscara do bloco da parede e retorne rápido repetindo cuidadosamente seu pulo. Vá até a porta central do Templo e veja que ela abriu. Entre no TEMPLO e repare  salão.

Veja os 2 pedestais com os pássaros pretos, os 2 corredores e o pêndulo do teto. Vá para o corredor da esquerda e acione a alavanca que tem nesta área. Assista a sequência e veja que o pássaro preto se transforma em um pássaro de cristal. Retorne ao salão principal e aproxime-se do pássaro de cristal. Acione-o e consegue abrir uma porta no outro corredor e fazer o pêndulo balançar. Vá para o outro corredor e veja, no final dele, o pêndulo. SALVE O JOGO, agache e ande bem pela esquerda até não conseguir mais. Faça um giro, ande de costas acionando também a tecla da ação e fique pendurada no parapeito da sala. Vá andando lateralmente para a direita até conseguir subir na outra plataforma. Entre nesta área e acione a alavanca que tem na parede. Veja a transformação do outro pássaro e desta área mesmo pule para o chão do salão (de costas). Aproxime-se do pedestal do outro pássaro e acione-o vendo que abriu uma porta na parte externa do templo.

Saia do Templo e NÃO entre nesta área pois ainda tem algumas tarefas para resolver. Primeiro retorne até aquela área dos morcegos (cuidado com seu pulo) e veja que surgiram 2 aberturas nesta sala. Pegue um medipack pequeno e a rosa dourada (2/36) achando o 2º segredo da fase. Retorne para o pátio e veja os blocos perto da escada. Suba neles e pule para o muro (olhando para o Templo - esquerda). Ande até o final deste muro, posicione-se bem e SALVE O JOGO. Corra, pule e agarre na beirada do telhado vermelho e suba nele. Ande até perto da construção de cimento e novamente dê um super pulo agarrando na beirada desta construção. Entre nesta área e pegue munição para revólver e um medipack pequeno. Volte cuidadosamente para o telhado e para o muro da área do Templo. Deve agora retornar para aquela área do corredor interno, onde registrou a localização daquele portão de madeira fechado.

Para ir até lá pode localizar (de cima do muro) os blocos à esquerda, pular por eles até chegar no corredor. Pode também, ir para o chão e usar o mesmo caminho de sua vinda até aqui. Ao chegar no corredor vá para a área do portão de madeira (esquerda) e entre nesta área com as pistolas nas mãos. Mate o cachorro que te ataca e pegue da prateleira da esquerda um medipack grande e da prateleira da direita a rosa dourada (3/36) achando o último segredo desta fase. Retorne para o pátio do Templo. Ao chegar no pátio localize a porta que abriu anteriormente. Entre nesta área e pegue o símbolo de
SATURNO. Retorne e assista a sequência de seu encontro com a dupla de bandidos. Parta para a próxima fase deste Capítulo.

Video




FASE 2: TRAJAN'S MARKET

*Trajano: Foi um imperador romano de 98 a 117 d.C.

Você inicia esta fase no interior do mercado, na rua. Entre na porta que tem à direita e veja uma caixa de explosivos. Atire nesta caixa com suas pistolas e pegue um lasersight. Vá para a porta do outro lado da rua e proceda da mesma forma, atire na caixa de explosivos e pegue uma barra de ferro. Retorne para a rua e vá até a última porta à direita que está com o portão fechado. Use a barra de ferro neste portão e entre nesta área. Use aqui seu revólver com o lasersight e mire na caixa de explosivos. Pegue um medipack pequeno e localize umas plataformas. Suba por elas e suba no caixote que tem em cima da plataforma. Observe a sala, veja a corda suspensa e nas suas costas veja uma janela. Corra e pule nesta janela agarrando no parapeito. Suba e pegue um medipack pequeno retornando para o caixote. Ande cuidadosamente pela corda e vá para o outro lado da sala.

Nesta sala tem um buraco no chão. Pule este buraco suba pela janela que tem na parede. Ande até o final desta área e vire para a direita. Pule para o muro que está na sua frente e dele para a pequena plataforma . Vire para a direita e veja outra janela. Posicione bem, corra e pule para esta janela agarrando na sua borda. Pegue nesta área munição para shotgun normal e retorne para a pequena plataforma. Entre nesta área e olhe para baixo. Desça de costas na plataforma que está abaixo de sua janela. Vá para o chão e pegue sinalizadores e munição para revólver. Suba pela outra plataforma e saia da sala entrando em nova área e assistindo a sequência de umas engrenagens. Pule de costas para a sala que está abaixo de você e chega na área das engrenagens. Dê uma geral nesta área e registre, perto de onde caiu, uma marca preta no chão. Deve localizar aqui uma escada na parede. Esta escada está na penúltima coluna da sala.

Suba esta escada até o final, ande lateralmente para a esquerda contornando a coluna e desça na plataforma. Vire para sua direita e localize outra plataforma. Pule para ela agarrando na sua borda. Suba e vá para a esquerda entrando em uma sala onde tem uma corda. Acione esta corda 3 vezes assistindo a sequência das engrenagens. Deve colocar as 2 engrenagens no mesmo nivelamento. Retorne para aquela plataforma da escada efetuando os pulos com cuidado. Desta plataforma deve correr e pular para a janela à direta (estátuas) e pegar nesta área munição para UZI. Retorne para a plataforma da escada e este pulo é super difícil. Se preferir caia no chão da sala (na área da roda tem uma plataforma) e volte para a plataforma da escada. Agora deve efetuar outro super pulo indo para a plataforma da sua frente .

Corra, pule e agarre na beirada subindo nesta outra plataforma. Vá para a área da direita  e veja nesta sala outra corda. Acione esta corda uma vez e veja que a engrenagem funciona abrindo uma passagem para o salão com a imagem do Guerreiro. Vá até a beirada da janela e olhe para baixo. Veja que aquela pedra preta do chão que viu na sua chegada aqui está aberta. Pule com cuidado para o chão da sala e vá até este buraco. Entre nesta área e pegue munição para shotgun normal, munição para shotgun wideshot e a rosa dourada (04/36) achando o 1º segredo desta fase. Saia do buraco e vá até a sala da estátua do GUERREIRO. Pegue do chão munição para revólver e medipack pequeno. Repare o pedestal da estátua e saia da sala virando imediatamente para sua direita. Localize nesta área um corredor escuro e se necessitar use flares para melhorar sua visão. Suba em 2 blocos que tem nesta área e vá para uma pequena sala. Aproxime-se da grade ladeada e use nela a barra de ferro pegando uma moeda de ouro.

Retorne rapidamente (ratos te atacam) para a sala do GUERREIRO e aproxime-se do pedestal. Use a moeda de ouro neste pedestal e veja que consegue abrir um portão na área externa. Saia desta sala e siga em frente vendo que outra passagem surgiu. Siga por ela e retorna para a parte externa. Localize o portão que abriu (bem na sua esquerda) e entre nesta área indo até o final do corredor. Pegue do chão a munição para revólver e retorne localizando à direita a piscina com a cascata. Use um flares para iluminar o local e entre na água. Localize à esquerda um portão de ferro fechado, mergulhe e pegue nesta área um medipack pequeno. Suba na plataforma que tem atrás da cascata e entre no corredor. Pegue do chão munição para revólver, assista a sequência da cabeça de ferro e SALVE O JOGO. Vai enfrentar aqui um forte inimigo que emite raios mortais pelos seus olhos verdes. Para eliminar esta cabeça de ferro faça o seguinte:


  1. Pegue seu revólver com a mira e entre na área da cabeça retornando em seguida.
  2. A cabeça emite o raio mortal e assim que este raio acabar entre correndo na sala e pule no chão indo para a área oposta de onde estava.
  3. Nesta área esconda e fique em boa posição : Acione a mira de seu revólver e quando localizar os olhos da cabeça atire. 

Ao acertar os 2 olhos a cabeça explode. vá até o centro da sala e pegue o símbolo de MARTE. Volte para a sala onde estava e olhe para o teto vendo uma estrutura de ferro. Suba nesta estrutura e localize, em cima da máquina, uma rosa. Vá até lá e pegue a rosa de ouro (05/36) coletando a 2º segredo da fase. Vá para o chão, atravesse o salão indo para o outro lado. Pegue do chão munição para revólver e observe o símbolo que tem no chão. Aproxime-se do lado mais escuro deste símbolo e acione-o conseguindo abrir a tampa de um bueiro. Entre por este bueiro. Siga esta área e entre na água. Vá nadando pela superfície e observe bem a área. Abaixo de você tem um ventilador funcionando e um buraco. Só vai conseguir seguir por este buraco após desligar este ventilador. 

Na sua frente tem outro buraco. Entre nele e pegue um medipack pequeno. Retorne para a área do ventilador e localize à esquerda (mais acima) outro buraco. Vá por este buraco, siga o caminho até final e suba saindo da água. Chega em uma nova sala. Pegue do chão munição para shotgun normal e aproxime-se da roda da válvula que está no cano. Use a barra de ferro e pegue a roda da válvula. Volte a entrar na água, retorne até o ventilador e saia da água. Siga o corredor, suba a escada do bueiro e saia do esgoto. De volta a esta sala vá até a sala da máquina (onde pegou a rosa) e use a roda da válvula na máquina. Acione esta válvula e retorne para o bueiro.


Entre na água e repare que o ventilador parou de funcionar. Vá para o último buraco desta área e siga por ele até chegar em uma bifurcação. Vá primeiro para a esquerda e suba saindo da água. Pegue nesta área um medipack grande e retorne para a água. Agora vá para a outra bifurcação (esquerda) chegando em uma área com 2 ventiladores. Observe que ao lado destes ventiladores tem outro buraco mas não consegue entrar por ai agora. Vá para a direita da tela (2 vezes) e siga a área subindo até conseguir sair da água.
Chega em outra área com outra válvula. Acione esta válvula e consegue parar aqueles ventiladores. Retorne para a água, aproxime-se dos ventiladores e agora pegue a passagem da direita. Vá rápido pois este caminho é longo. Siga por ele até conseguir sair da água. Siga pelo corredor, pegue do chão munição para shotgun normal e uma arma shotgun. Equipe-se com a shotgun windeshot e SALVE O JOGO. Assista a sequência do Gladiador e entre na sala.

Deve ficar atirando sem parar e fugir de seus ataques. O melhor lugar para ficar é em cima da plataforma onde ele estava e dali mandar bala até conseguir elimina-lo. Quando o Gladiador morrer assista a sequência e veja que uma janela quebra e 2 portões são abertos. Quando tiver controle guarde sua arma, pegue da plataforma um medipack pequeno e munição para UZI. Suba na janela, pegue outro medipack pequeno e olhe para baixo localizando a piscina com a cascata. Desça de costas para esta área. Não entre na água agora. Saia desta área e vá para a parte externa. Siga a área desta rua e localize no final dela um portão que abriu. Entre nesta área e pegue a rosa dourada (06/36) localizando o último segredo desta fase. Retorne para a área da piscina. Entre na água e observe aquele portão á esquerda e veja que ele abriu. Mergulhe, passe por ele e pegue o Símbolo de VENUS. Siga e saia da água. Assista a sequência com LARSON e assim que tiver controle SALVE O JOGO.

Pegue suas pistolas e mande bala em LARSON até que ele caia no chão. Assista nova sequência com as serpentes e quando tiver controle SALVE O JOGO. Pegue novamente as pistolas e chegou a hora de matar estas 3 serpentes. Isto é muito, muito difícil pois as cabeças jogam raios mortais que se atingirem você é morte imediata. Você pode também ficar cheia de fogo e quando isto acontecer corra e caia na piscina. Não aproxime muito das serpentes. O melhor lugar para ficar é no meio do jardim, na direção da piscina, Vá matando uma cabeça de cada vez (SALVE) e fique atirando sem parar. Só consegue ferir as serpentes quando elas estiverem com a boca cheia de fogo, prontas para te atacar. Isto é difícil de ver portanto não pare de atirar. É fundamental cuidar de sua saúde e se tiver dificuldade aqui use o cheat code colocando o medipack infinito. Isto ajuda muito.

Quando liquidar com as 3 cabeças (demora muito) SALVE O JOGO e dê uma volta por este jardim recolhendo 4 munições para shotgun e um medipack grande. Aproxime-se do Templo e use nos painéis os símbolos de MARTE, VENUS e SATURNO conseguindo abrir a porta. Entre no TEMPLO, observe a área e SALVE O JOGO. Veja as plataformas na sua frente, posicione, corra, pule e agarre na 1ª plataforma subindo nela. Desta torne a correr e pular para a última plataforma. Vá em direção da jóia que está na parede e assista a sequência. Você cai em um buraco e vai para a próxima fase deste Capítulo.

Video




FASE 3:  THE COLOSSEUM

Ande por esta caverna e localize o 2º buraco da direita. Repare na pedra que tem nesta área e empurre-a 2 vezes achando uma passagem secreta. Entre nesta área e pegue a rosa dourada (07/36) achando o 1º segredo desta fase. Continue seguindo pela caverna e antes de entrar no corredor com chão de pedra SALVE O JOGO. Ao iniciar sua caminhada neste corredor assista a sequência (o chão cai) e assim que tiver controle corra e pule para a sala que está na sua frente. Observe esta sala, veja o leão na jaula abaixo e um portão fechado. Para abrir este portão saia da sala de costas, pendure no parapeito da porta e vá para a esquerda entrando agachada no buraco da parede. Gire e desça pelo outro lado localizando nesta área um botão na parede. Acione este botão (abre o portão da sala) e retorne da mesma forma entrando na sala. Ande pelo corredor do portão que abriu e ao chegar perto da rampa pegue sua shotgun wideshot e desça por ela. Você cai na jaula do leão.

Mate-o rapidamente e localize na parede outro botão. Acione-o, pegue novamente sua arma e mate outro leão que entra nesta jaula. Vá para a jaula seguinte e veja uma escada na parede. Suba por esta escada e chega em uma sala com pedestal. Aproxime-se do pedestal e pegue um pedaço da gemstone. Vá para a outra sala com as pistolas nas mãos e mate um Guerreiro que surge pela esquerda. Observe esta área da caverna e vá até o local de onde saiu o Guerreiro. Pegue um medipack pequeno, arme-se com as pistolas e suba a rampa. Mate outro Guerreiro e localize nesta área outro botão na parede. Acione este botão (abre um portão na parte superior) e pegue do chão munição para UZI. Pegue novamente suas pistolas e suba a rampa.

Nesta área tem uma saída (esquerda) para o ALTAR e outra rampa. Suba primeiro esta rampa e mate rapidamente um Guerreiro e um leão. Siga por esta área e ache no final dela, no chão, (difícil de ver) uma arma UZI e um medipack grande. Retorne e entre na área do ALTAR.Observe esta área e veja na plataforma à esquerda uma corda. Pule para esta plataforma e SALVE O JOGO. Agora deve ser muito, muito rápida pois tem um tempo cronometrado para executar suas tarefas. Deve acionar a corda 3 vezes, Vai surgir no centro do altar um pedestal com uma jóia. Este pedestal fica visível por um curto (curto mesmo) período de tempo. Deve chegar na plataforma do pedestal antes que ele desapareça. Para executar esta façanha não pode perder tempo nem errar nos seus pulos.

O caminho é cheio de plataformas e deve ir pulando por elas até alcançar esta área. Estes pulos são difíceis e é melhor treinar o caminho antes. Veja abaixo o caminho que deve fazer:


  1. Localize à direita (da área da corda) uma escada para descer e mais 2 plataformas.
  2. Deve descer pela escada, correr e pular para a 1ª plataforma. Corra e pule para a 2ª plataforma vendo na sua frente à 3ª plataforma.
  3. Continue correndo e dê um super pulo para esta 3ª plataforma agarrando na sua beirada e subindo nela.
  4. Desta plataforma vire para a esquerda, corra e dê outro super pulo agarrando na plataforma do pedestal. 

Suba rapidamente e aproxime-se do pedestal da jóia. Quando conseguir esta façanha pegue o 2º pedaço da gemstone e siga para a porta oposta a que entrou. Passe pela porta que abre, o chão vai quebrar e você assiste a uma sequência com PIERRE. Quando tiver controle você está nas pedras, perto do precipício. SALVE O JOGO e primeiro deve retornar para a sala do ALTAR antes de subir a rampa que está ao seu lado. Vá com cuidado pelas pedras, veja os locais onde deve pular e saia pela passagem da
parede. Você chega no chão da sala do ALTAR. Suba para a plataforma do pedestal repetindo aqueles pulos que deu anteriormente para pegar a jóia.

Vá para o corredor onde o chão caiu, pule pelo buraco e entre na sala que tem nesta área. Pegue a rosa dourada (08/36) achando o 2º segredo desta fase. Retorne para a sala do ALTAR (pule o buraco) e vá para o chão indo novamente para a área do precipício. Vá para a passagem do outro lado pulando cuidadosamente pelas pedras. Suba a rampa, aproxime-se da porta e SALVE O JOGO. Abra seu inventário, combine os 2 pedaços da jóia e use-a na porta. Assista a sequência e o chão da sala vai cair. Deve ser muito rápida agora. Assim que tiver controle gire (END) e pule rapidamente para a pequena plataforma que fica fixa do outro lado da sala. Ao chegar nesta plataforma (SALVE) e volte a olhar para o lado de onde veio.

Veja que tem um buraco na parede. Posicione-se e pule para este buraco. Torne a olhar para o outro lado da sala e localize um buraco abaixo da pequena plataforma onde estava. Desça deste buraco de costas, agarre no patamar da sala e ande pela esquerda até chegar no outro buraco. Entre nele, SALVE O JOGO e suba no bloco. Saia pelo buraco que tem no teto. Pegue rapidamente sua arma e mate nesta área um Gladiador e um leão. Repare no local onde o Gladiador morreu e veja que ele deixou cair uma chave (difícil de ver). Pegue a chave do Colosseum 1 e vá até a porta. Use esta chave no painel da porta (esquerda) e assista a cena de outro Gladiador. Assim que tiver controle pegue suas pistolas e mande bala neste Gladiador até acabar com ele. Quando o Gladiador morrer uma janela abre.

Suba por ela e pegue do pedestal a chave do Colosseum 2. Retorne para a sala anterior e localize o painel ao lado da porta da esquerda. Use a chave neste painel e passe pela porta descendo a rampa. Você retorna ao Templo, na área da jóia. Veja que a PEDRA FILOSOFAL está na parede mas não toque nela ainda. Olhe para a sala e veja as plataformas. Pule pelas duas plataformas e ao chegar na última use um flares pois este local está muito escuro. Localize na parede um buraco, agache e passe por ele. Ande pelo corredor e pegue a rosa dourada (09/36) achando o último segredo desta fase. Retorne, repita seus pulos até chegar perto da parede com a jóia. Use a barra de ferro na jóia e pegue finalmeNte a PEDRA FILOSOFAL. Sua missão em ROMA terminou. Assista a sequência e parta para sua 2ª MISSÃO.

Video




FASE 4: THE BASE

Sua missão será recuperar um antigo artefato conhecido como a LANÇA DO DESTINO. Este artefato está escondido no fundo do oceano em um submarino destruído. Um chefe mafioso também quer este artefato e contratou um submarino russo para buscalo. Você está na BASE NAVAL e deve entrar sorrateiramente neste submarino. BASE NAVAL Você inicia esta fase no corredor da BASE NAVAL. Localize as escadas e desça até chegar em um grande galpão cheio de caixotes. Assista a sequência e veja o homem comandando a grua e quando tiver controle observe a sala do local onde está. Observe as 2 portas que estão na lateral deste armário e para passar por elas deve conseguir um cartão. Retorne para sua posição inicial e agora siga virando na 1ª à esquerda.

Localize, à esquerda, entre uns caixotes, uma outra porta. Deve localizar neste galpão um armário e tomar cuidado com a grua pois se bobear ele te pega. Deve seguir em frente até o final e virar à esquerda. Abra este armário e pegue a chave de prata. Use a chave nesta porta, passe por ela, pegue suas pistolas e suba a escada. Localize uma janela de vidro (esquerda), atire e mate 2 homens que estão trabalhando nesta sala. Pegue de um deles (do chão) um cartão swipe card. Abra o armário que tem nesta sala e pegue uma arma UZI. Volte para o galpão dos caixotes, vá para perto do armário e direcione-se para a porta da esquerda. Use o cartão na porta, pegue suas pistolas e entre nesta área. Mate o cachorro que te ataca e localize, na parede da direita, a grade de ventilação.

Atire nesta grade (pule) e descubra uma passagem. Suba nesta área e pegue a rosa dourada (10/36) achando o 1º segredo desta fase. Saia e agora vá para a porta do outro lado do armário. Use o cartão nesta porta e passe por ela. Suba as escadas e chega no patamar superior do galpão. Observe a área, localize bem à direita o outro patamar da sala (ou na sua frente) e deve ir até lá pulando pelos caixotes. Deve fazer isto rápido pois a grua fica tentando te pegar. Observe na figura abaixo a localização dos caixotes que deve pular.

                        

 Pule para o caixote (1), pule para o caixote (2) e depois para o caixote (3). Suba no caixote que tem nesta área e pule para o caixote (4). Suba no caixote que tem ai e pule para o patamar da sala. Siga pelo corredor e localize uma porta à direita. Acione o portão que tem perto da porta e ela abre. Passe por ela e assista a sequência vendo que conseguiu abrir uma nova passagem no galpão e desligar a grua. Quando tiver controle abra os armários que estão nesta sala e pegue munição para UZI e um medipack pequeno. Saia pela outra porta que tem nesta sala (acione o botão) e retorna para o patamar superior do galpão. Agora que está livre da grua pode andar por cima dos caixotes e localizar 2 itens (munição para UZI e medipack).

Para recolher estes itens deve passar pelos caixotes, dar difíceis pulos e fica a seu critério ir buscar estes itens ou não. Vá para o chão do galpão e saia pela nova passagem com as pistolas na mão. Siga pelo trilho e mate 2 homens que surgem nesta área. Veja que tem ai 2 saídas. Vá para a saída da direita, suba as escadas e localize uma porta fechada. Deve achar uma chave para abri-la. Retorne e vá para a outra saída chegando na parte externa da BASE. Localize à esquerda uma porta e use o cartão para abri-la. Entre nesta sala com as pistolas nas mãos e mate um homem. Pegue a chave de prata que ele deixa cair e observe a máquina que está no centro da sala. Contorne-a e veja que falta um fusível para que ela funcione. Registre isto. Volte para a parte externa e observe os caixotes. Suba no caixote vermelho que está perto do guindaste e dele suba para o caixote que está pendurado pelo guindaste.

Observe e localize que em cima de um caixote tem uma rosa dourada. Posicione bem, corra e pule para o caixote marrom perto da parede . Suba no caixote do lado e suba no caixote marrom do canto da parede . Pegue a rosa dourada (11/36) coletando a 2º segredo da fase e vá para o chão. Retorne para a parte interna e vá para a outra saída. Suba as escadas e aproxime-se da porta. Use a chave, abra a porta e passe por ela. Assista a sequência com o Almirante do submarino e quando tiver controle vá para a direita. Veja na sua frente um pequeno parapeito. Corra, pule e agarre na beirada subindo neste parapeito. Vire para a esquerda, corra, pule e agarre no outro parapeito. Pegue munição para Desert Eagle e um lasersight. Desça de costas para o chão e localize nesta área uma porta que pode abrir usando o cartão. Passe pela porta com as pistolas nas mãos, entre no BANHEIRO e mate um cachorro.

Abra todos os armários que estão à direita e pegue a arma Desert Eagle, munição para Desert Eagle, medipack pequeno, fusível e munição para UZI. Vá até a área dos chuveiros e localize no chão, à direita, a tampa de um bueiro. Abra esta tampa e caia na água. Mergulhe e vá rápido pois seu caminho é longo. Na bifurcação vire para a direita, siga o túnel até conseguir subir e sair da água. Pegue neste local a rosa dourada (12/36) achando o último segredo da fase. Volte para o buraco, mergulhe e retorne para o BANHEIRO. Abra seu Inventário, selecione a Desert Eagle e combine-a com o lasersight. Deixe esta arma pronta para uso e saia do banheiro pela porta que tem à esquerda (acione o botão) retornando para a parte externa da BASE. Repare que alguém atira em você. Torne a subir nos 2 caixotes vermelhos perto do guindaste, localize as 2 janelas quebradas e pegue sua Desert Eagle.

Use a mira e mate os 2 homens que estão nestas janelas. Volte para o chão e entre na sala da máquina. Coloque o fusível no lugar e vá retornando com as pistolas nas mãos. Mate o cachorro que te ataca e repare que uma porta desta sala abriu. Passe por ela e acione o botão que está na parede. Assista a sequência do guindaste e retorne para a parte externa. Volte a subir no caixote vermelho e dele pule para o caixote do guindaste. Pule para o submarino e assista a sequência partindo para a próxima fase deste Capítulo.

Video




FASE 5: THE SUBMARINE

Durante a sequência inicial você é descoberta pelo Almirante e fica presa em um dormitório. Quando tiver controle observe seu Inventário e veja que perdeu todas as suas armas. Olhe bem este dormitório e ache, na lateral das camas, uma barra quebrada. Pegue a barra de ferro e localize em um dos corredores a grade do duto de ventilação. Aproxime-se e veja que tem uma pequena rachadura perto da grade. Use a barra de ferro nesta rachadura e abra a grade. Entre pelo duto de ventilação e siga até achar uma escada. Suba a escada até chegar em um buraco de um ventilador. Pendure neste buraco (de costas) e desça pelas paredes dele (ação + seta para baixo) até ver à sua esquerda outro buraco. Entre nele e pegue a rosa dourada (13/36) achando o 1º segredo desta fase.

Desça até o chão do buraco e volte a subir pela parede indo para o lado onde tem uma escada. Suba esta escada e neste andar verá um buraco com fios elétricos pendurados. Desça de costas, agarre na borda do buraco e contorne-o saindo pela 1ª abertura. Siga esta área e ache no chão uma grade. Abra a grade e entre na sala abaixo. Pegue de uma das prateleiras um medipack pequeno e do armário uma bateria negativa. Saia da sala, retorne ao duto e ao buraco indo agora para o lado onde tem uma escada. Suba a escada, siga a área e veja a sequência do Almirante com SERGEI. Quando tiver controle siga pelo duto e desça uma escada. Siga a área até ver outra grade no chão. Abra esta grade e SALVE O JOGO. Desça cuidadosamente e entre na COZINHA.

Observe o cozinheiro de costas e aproxime-se dele "andando". Este cozinheiro não pode te ver. Se isto acontecer deve sair rápido e tornar a voltar. Ao aproximar das costas do cozinheiro use (ação) a barra de ferro e acabe com ele. Pegue a chave de bronze que ele deixa cair no chão e observe a cozinha. Vá até a porta que tem à direita e use a chave abrindo a sala do depósito. Entre nesta sala e pegue das prateleiras uma chave de prata e do pequeno armário suas pistolas. Olhe as pistolas no seu inventário e "equipe-se" deixando-as prontas para serem usadas. Retorne para a Cozinha e use a chave na outra porta (direita). Pegue rapidamente suas pistolas e mate 2 guardas que estão no REFEITÓRIO. Observe a sala, veja 2 portas à  direita e uma porta à esquerda. Vá para o lado da televisão e vá na direção da porta da esquerda (Banheiro).

Mate outro guarda que sai do Banheiro e pegue do chão munição para shotgun normal. Agora saia pela porta que tem no lado oposto a porta do Banheiro. Neste corredor vire para a esquerda. Siga o corredor, mate um guarda e vire para a direita abrindo a escotilha da porta. Siga por esta área, suba a escada e siga o corredor com as pistolas nas mãos. Entre na sala que tem no final do corredor com cuidado e mate 2 guardas. Pegue a shotgun que um deles deixa cair no chão e observe a sala.

                 

Olhe a figura acima e suba no caixote (1) pegando um Aqualung. No caixote (2) pegue um medipack grande. Vá para o chão e aproxime-se do caixote que tem perto da porta. Note uma rachadura neste caixote (3). Use a barra de ferro nesta rachadura e ache a rosa dourada (14/36) achando o 2º segredo da fase. Retorne o caminho e vá para ao REFEITÓRIO. Agora saia pela porta da direita da televisão (abra a escotilha) e siga o corredor matando um guarda que está na Despensa à direita. Entre nesta despensa e observe a grade que tem em cima do caixote. Suba no caixote e olhe para esta grade. Note a alça desta grade, posicione, pule e agarre (ação) nesta alça.

Ao abrir a tampa suba nesta área e siga pelos dutos de ar. Passe por 3 grades no chão e na 3ª grade levante. Localize um buraco nesta área e suba nele. Pegue a rosa dourada (15/36) e ache o último segredo desta fase. Siga o duto até o final, aproxime-se da grade do chão e abra-a. Desça para o Depósito e pegue rapidamente suas pistolas matando um guarda que entra nesta sala. Pegue do pequeno armário uma bateria positiva e saia pela porta que o guarda entrou. Siga o corredor até ver um buraco no chão (está perto do Refeitório). Desça por este buraco e siga o corredor matando um guarda que aparece na sua frente. Vá até ele e pegue munição para shotgun wideshot.

Entre no dormitório que tem á direita e ande por ele até pegar no chão um medipack pequeno. Retorne para o corredor, abra a escotilha da porta à direita e entre na sala dos torpedos matando um guarda. Siga por esta sala, suba a escada e siga o corredor. Entre no quarto da esquerda e veja as roupas penduradas. Não tem nado o que fazer aqui. Saia e vá para a porta em frente (abra a escotilha). Mate um guarda e veja as roupas. Pegue do chão, perto destas roupas, um suit console. Retorne ao corredor, siga e entre no quarto da direita. Mate o guarda que está ai dentro e vá para a porta em frente. Abra a escotilha e repare nas roupas que estão à esquerda. Abra seu Inventário e combine o suit console com o Aqualung. Aproxime-se da roupa (casaco) e use este suit console nela. Torne a abrir seu Inventário e combine as 2 baterias. Use estas baterias na roupa e assista a sequência. Você veste a roupa de mergulho e sai do submarino indo para a próxima fase deste Capítulo.

Video





FASE 6: DEEPSEA DIVE

Esta fase é toda feita embaixo d'água e a princípio não tem necessidade de se preocupar com seu ar. Assim que tiver controle nade um pouquinho e veja na sua frente umas plantas verdes. Nesta área tem uma bifurcação. Primeiro vá para a direita e chega em uma área onde pode ver os destroços do submarino. Nesta área tem um mini-sub te atacando. Fuja dos ataques dele e se tiver flares pode usar alguns para distrai-lo. Nade para a direita até localizar a entrada (mais abaixo) de uma caverna. Entre nesta caverna e pegue a rosa dourada (16/36). Este é o único segredo desta fase.

Saia da caverna, desta área e retorne ao seu submarino. Agora vá para a bifurcação da esquerda e veja mais destroços e outro mini-sub te atacando. Fuja de seus ataques e nade pela esquerda localizando um estreito caminho. Siga por este estreito caminho até chegar em uma 3ª área com mais destroços e mini-sub. estes destroços são maiores e consegue entrar na carcaça do submarino. vá seguindo pelos buracos que for encontrando (registre este caminho) até chegar no local onde está a ESPADA DO DESTINO.

Assista a sequência e assim que tiver controle SALVE O JOGO rapidamente. Acontece um desmoronamento nesta área e seu equipamento é danificado. Deve voltar correndo para seu submarino antes que seu ar acabe. Saia rápido pelos buracos (evite bater nas pedras) e ao chegar na área externa encontra com o mini-sub. Evite seus ataques e localize aquela estreita passagem. Normalmente ela está localizada bem atrás da posição do mini-sub. Siga por esta estreita passagem e chegue no seu submarino. Suba rapidamente pela escotilha e assista a sequência partindo para a próxima fase deste Capítulo.

Video





FASE 7: SINKING SUBMARINE

Ao retornar para seu submarino descobre que ele está afundando. As áreas estão alagadas e cheias de eletricidade. Tenha muito cuidado para não perder sua saúde observando onde pisa. Assim que tiver controle faça um giro e veja um buraco no chão. Desça pela escada que tem neste buraco, passe pela sala dos torpedos com as pistolas nas mãos e mate um guarda. Vá para o corredor e mate outro guarda que surge pela direita. Pegue munição para Desert Eagle que ele deixa cair no chão e seu único caminho aqui é seguir pela direita. Suba a escada que tem nesta área e ao chegar na bifurcação observe o corredor da direita vendo que ele está cheio de fogo. Siga reto, vá até o final do corredor e veja uma porta fechada. Necessita achar um cartão para passar por aqui.

Registre isto e retorne ao corredor das chamas SALVANDO O JOGO. Pule com cuidado pela 1ª chama e se pegar fogo no seu corpo dê um super pulo na água apagando este fogo. Entre no Depósito que tem à esquerda e pegue de uma prateleira uma arma UZI. Retorne ao corredor, pule a outra chama e entre no REFEITÓRIO. Assista a sequência e agora tenha cuidado pois a água do chão está eletrificada. Pule para a mesa que está na sua frente, vire para a direita e pule para a mesa que está do outro lado. Pule por mais 2 mesas e depois pule para a porta. Vá para o corredor e siga pela direita com a arma na mão. Mate o guarda que está dentro do Depósito e pegue do chão um Swipe card. Procure nas prateleiras e pegue um medipack pequeno. Retorne para o Refeitório, pule pelas mesas e vá até o corredor das chamas. Atravesse novamente este corredor e vá para a direita. Aproxime-se da porta e use o swipe card no painel desta porta.

Entre no pequeno corredor e olhe para a bifurcação à direita. Nesta área tem uma porta (registre o local) e neste momento é impossível passar por ai. Siga o corredor, suba a escada e entre em novo corredor. Siga por ele e veja à esquerda uma sala toda quebrada. Vamos voltar aqui mais tarde. Siga o corredor e entre na SALA DE COMANDO. Observe esta sala e vá até o outro lado localizando uma porta. Abra a escotilha desta porta e encontre com o Almirante. Assista a sequência e receba dele uma chave de prata. Ele diz que com esta chave consegue pegar um tubo de oxigênio. Após sua conversa com ele suba a escada que tem neste compartimento e veja nesta área 2 painéis. Registre esta localização e volte para a SALA DE COMANDO. Observe as grades localizadas na parte superior da sala e identifique a grade quebrada. Suba na mesa que tem perto desta grade, pegue as pistolas e dê um tiro quebrando esta grade. Posicione-se e pule para o duto de ventilação.

Vá para a direita até chegar perto da grade que tem no chão. Abra esta grade e entre no Depósito. Localize na parede uma chave e posicione-se abaixo dela. Pule e agarre esta chave desligando a eletricidade do submarino. O perigo de levar choque acabou mas algumas áreas ficam escuras. Se necessitar use seus flares. Observe que nesta sala tem uma porta trancada. Registre isto e volte para o duto de ventilação indo para a SALA DE COMANDO. Vá para o corredor e agora entre naquela sala toda quebrada. Pegue do chão um medipack grande, munição para Desert Eagle e uma arma Desert Eagle. De cima de um móvel pegue um tubo de nitrogênio. Saia desta sala, continue pelo corredor e desça a escada do buraco. Siga por este corredor e entre no corredor da esquerda. Agora consegue chegar até a porta. Use nela a chave que o Almirante te deu e entre na SALA DE REUNIÃO.

Abra todos os armários e pegue um tubo de oxigênio e um medipack pequeno. Saia desta sala e mate 2 guardas que aparecem no corredor. Pegue de um deles uma chave de bronze. Vá para a esquerda deste corredor, vire para a direita e siga a área retornando ao corredor das chamas. Passe novamente por elas, entre no REFEITÓRIO e vá para a porta da esquerda entrando na COZINHA. Pegue do chão a rosa dourada (17/36) achando o 1º segredo desta fase. Retorne para o Refeitório e saia pela mesma porta que entrou. Torne a passar pelo corredor de chamas e vá para a direita entrando na porta que tem à esquerda. Suba a escada, siga o corredor e retorne para a SALA DE COMANDO. Torne a entrar no duto de ventilação e retorne até aquela sala onde desligou a eletricidade. Use a chave de bronze na porta e passe por ela. Pegue do pequeno armário a rosa dourada (18/36) achando o último segredo desta fase. Retorne para o duto e para a SALA DE COMANDO. Vá até a sala onde está o Almirante e suba a escada. Use nos painéis o nitrogênio e o oxigênio e assista a sequência. Consegue terminar sua missão na RÚSSIA. Parta para sua 3ª MISSÃO.

Video





FASE 8: GALLOWS TREE

*IMP
: pequenos animaizinhos brancos (diabinhos, em inglês).


Nesta Missão LARA está bem jovem e por conta disto não vai usar nenhuma arma. Durante a sequência inicial o Padre PATRICK DUNTAIN está visitando um velho amigo (WINSTON) e conta que vai até uma pequena ilha CAÇAR DEMÔNIOS. LARA escuta esta história (está de férias na casa de WINSTON) e resolve entrar escondida no barco do padre.

Assim que tiver controle siga com cuidado o caminho e olhe para baixo vendo a área do Penhasco. Observe bem para a esquerda e localize na figura abaixo seus passos nesta área.

                       

Solte a tecla de agarrar e torne a usa-la agarrando na boca deste buraco. Entre nele, siga até o final e olhe para a direita vendo um pequeno bloco verde. Pule para este bloco e olhe para cima. Pule para a rampa que está na sua frente (1) e siga até o paredão. Agarre na fenda deste paredão (2) e ande para a esquerda até o final. Desça na outra rampa (3) que está perto deste paredão e olhe para o penhasco. Vire para a direita e observe de perto este local. Pule para a rampa mais alta que tem do outro lado (4) e agarre na borda dela. Solte a tecla e pule para a área abaixo (5). Desta área localize à esquerda (olhando para o penhasco) um buraco na parede do outro lado (6). Agora, deve pular para este buraco. SALVE O JOGO, posicione-se bem, corra e pule para dentro dele. Assim que entrar nesta área agache e ande tentando evitar os ataques dos morcegos. Pegue um medipack grande e a rosa dourada (19/36) achando o 1º segredo desta fase. Vá até a beirada do buraco, vire de costas e desça para a área abaixo. Localize à esquerda a plataforma verde e suba nela. Pule para o buraco do paredão e vá até o final dele.

Vire para a esquerda e suba por outro buraco. Vá até o final dele e suba no buraco que está na sua frente. Siga até o final deste buraco, faça um giro e pule para o último buraco conseguindo retornar para seu ponto inicial da fase. Vá até o penhasco e repita seus pulos: pule para a rampa, agarre na rachadura do paredão, vá para a esquerda e desça na outra rampa. Torne a pular para a rampa do outro lado, agarre nela e ande pela direita até localizar um buraco abaixo de você. Dê um pulo e agarre nas plantas que estão acima de você seguindo por elas até entrar no buraco do outro lado. Siga por esta caverna e pegue à direita um medipack grande. Siga a área, desça a rampa chegando perto da ÁRVORE DA FORCA. Entre nesta área, assista a sequência com o morto vivo que está pendurado na forca e veja que ele perdeu o coração e você deve acha-lo. Quando terminar a sequência observe esta área e evite chegar perto do fogo, do barril e do poço pois vai aparecer um IMP muito chato que fica te atirando pedras.

Ande para a parede que tem ao lado do buraco por onde chegou e pule agarrando na borda do telhado. Tecle a seta para subir neste telhado íngreme e assim que escorregar use a tecla de pular mais a seta para baixo. Consegue saltar de costas e cair em cima de um bloco que tem nesta área. Pegue a rosa dourada (20/36) achando o 2º segredo desta fase e volte para o chão. Vá para a esquerda da tela e localize um buraco na parede. Agache, entre neste buraco e chega na área de uma PONTE. Repare este local, registre-o, passe por baixo da ponte e entre em uma caverna escura. Pegue do chão um pitchfork e retorne para a área da Árvore da Forca. Localize do lado direito do poço uma caverna. Vá até a boca desta caverna, olhe para cima e depois para a esquerda localizando umas barras no teto e um buraco na parede. Pule, agarre nas barras do teto e vá para o buraco. Ande por ele, cuidado com os morcegos e ao chegar no final pule subindo em um bloco que tem nesta área. Olhe para o buraco da parede, localize a rampa e a água do poço e SALVE O JOGO. Escorregue por esta rampa e pule para a água.

A visão aqui dentro é horrível portanto preste atenção no seu caminho. Mergulhe e siga virando para a direita. siga até a próxima bifurcação e torne a virar para a direita entrando em um estreito buraco. Siga por esta área e verá na sua frente um buraco branco. Não entre neste buraco, vire para a esquerda e siga o túnel até conseguir subir e tomar ar. Chega nos fundos da casa. Localize uma plataforma e suba nela saindo da água. Observe o local e veja uma grande rampa. Entre novamente na água (ratos vão aparecer) e aproxime-se desta rampa. Agarre na beirada dela e tente subir. Aperte imediatamente a tecla de pular e consegue cair na plataforma lateral da casa. Localize um buraco na parede, agache e entre na casa. Pegue do chão um medipack grande e da cômoda um rubber tub. Abra seu Inventário e combine o rubber tub com o pitchfork formando uma catapulta (estilingue). Retorne pelo mesmo caminho que veio, pule na água e fique na plataforma perto da porta azul.

Corra e pule a cerca caindo na água do outro lado. Saia da água, localize um buraco na parede e saia por ele retornando para a Árvore da Forca. Fuja do IMP que te ataca com pedras e retorne para o buraco que dá acesso até a área da PONTE. Aproxime-se da ponte, pule e agarre subindo nela. Aproxime-se das tábuas de madeira e use nelas a catapulta que está no seu Inventário. Assista a sequência e quando tiver controle entre nesta área que abriu. Pegue do chão um iron clapper e caia no buraco que tem nesta área. Suba uma rampa e chega no CEMITÉRIO. Assim que sair do buraco dê uma olhada nesta área e entre na cripta que está perto deste buraco. Pegue do chão uma TOCHA APAGADA e ela não vai para seu Inventário, fica na sua mão. Saia e siga pela área do Cemitério. Visite a cripta da direita (nada a fazer) e entre na cripta da esquerda. Pegue do chão um medipack pequeno e para fazer isto deve largar a tocha. Volte a pegar a tocha, continue seguindo a área e entre em outra cripta à direita. Dentro dela tem uma tocha acessa. Aproxime-se dela e ascenda sua tocha segurando agora uma TOCHA ACESSA. Saia, siga a área pela esquerda e observe os dois portões de madeira nesta área.

Repare na área entre estes portões e veja um buraco na parede. Registre este local. Retorne, veja a última cripta (nada a fazer) e aproxime-se do buraco que tem no chão. Jogue sua tocha acessa neste buraco, desça de costas pela escada que tem nele e torne a pegar a tocha. Siga pelo túnel e ao chegar na bifurcação observe a área (chão e teto). Neste chão tem uma armadilha e se passar por ele pode morrer. Como está segurando a tocha não consegue agarrar nas barras do teto portando suba a rampa à direita, siga e vá até perto de uma tocha acessa que está na parede à direita. Desça a rampa que está ao lado desta tocha (cuidado com os morcegos) e chega perto de umas lanças. "ANDE" por entre estas lanças com cuidado, solte sua tocha e agache passando pelo buraco da parede. Entre na caverna e pegue a rosa dourada (21/36) achando o último segredo desta fase. Pegue também o medipack grande, agache, saia do buraco e pegue novamente sua tocha. Retorne para a tocha acessa da parede e siga reto o corredor.

Passe pelo outro lado do chão da armadilha (cuidado com os morcegos) e siga o túnel chegando em uma estranha sala com uma raiz no teto. Fique embaixo desta raiz e use a tocha acessa nela. Um coração cai no chão. Largue sua tocha e pegue o coração assistindo a sequência com o Padre. Quando tiver controle (não tem mais necessidade de pegar sua tocha) saia pelo caminho que tem perto do buraco do chão e pegue um medipack pequeno. Retorne para a sala da raiz e saia desta caverna pelo mesmo caminho que entrou retornando para o CEMITÉRIO. Vá para a bifurcação da direita e aproxime-se do buraco da parede (entre os 2 portões). Use o coração neste buraco e assista a sequência da chegada dos IMPS. Assim que tiver controle entre pela passagem que surgiu no porão e assista nova sequência. Você joga o iron clapper nos IMPS e empurra uma pedra. Quando tiver controle vá por esta nova área, agache e vá até o final do corredor. Suba no bloco que tem na sua frente e siga até o final subindo em outro bloco. Siga pelos corredores, atravesse a ponte e pegue um medipack grande. Corra dos morcegos e suba na plataforma que tem à esquerda. Suba outro bloco e siga esta área indo para a próxima fase deste Capítulo.

Video






FASE 9: LABYRINTH

Você inicia esta fase no interior de uma CAPELA. A mudança de visão aqui é horrível e fica difícil indicar o caminho. Localize uma porta atrás de um banco conforme mostra a figura abaixo e aproxime-se dela.

               

Assista a sequência de um fantasma (veja que ele toca em um banco) e quando tiver controle ande por esta sala, passe pelo meio dos bancos e aproxime-se de uma parede com 3 placas. Observe que ao lado destas placas tem também um enorme recipiente.

               

Aproxime-se das placas e toque nelas na sequência indicada na figura acima conseguindo abrir aquele portão onde passou o fantasma. Após a sequência uma série de esqueletos aparece na sala. Eles fazem grandes estragos na sua saúde, fique longe deles. Vá correndo até o portão que abriu e entre nesta área. Aproxime-se do banco que o fantasma tocou e acione-o pegando o bone dust. Vá até o 1º banco desta sala e pegue do chão, perto do banco, um medipack pequeno. Agora deve retornar até aquele enorme recipiente perto das placas (tome cuidado com os esqueletos) e usar ali o bone dust. Com isto consegue ficar livre dos esqueletos. Após usar o bone dust e ficar livre dos esqueletos volte para perto daquele portão e localize do outro lado (perto de uma escada branca) uma porta aberta. Passe pela porta, fique perto da parede e pule achando ai um buraco. Suba neste buraco e aproxime-se da alavanca que tem na parede. Acione esta alavanca e retorne para a sala do fantasma.

Veja que o portão que tinha nesta sala abriu. Passe por ele, pegue do chão um medipack grande e vá até o final do corredor acionando a caixa que está na parede. Pegue a rosa dourada (22/36) e consegue o 1º segredo desta fase. Retorne para a área do buraco, desça a rampa e caia em um buraco com água. Saia da água e assista a sequência do fantasma. Ele mostra a saída deste labirinto de escadas. Quando tiver controle suba a rampa e entre em um buraco que tem na parede. Siga a área e chega na sala de uma grande ponte giratória. Observe o lado esquerdo desta sala e veja uma grande plataforma de madeira e um buraco na parede. Corra, pule e agarre na beirada da plataforma de madeira. Ande pendurada para a direita, contorne esta plataforma e suba nela pelo outro lado.

Faça um giro e veja na sua frente a área do buraco. Corra e pule para esta área entrando no buraco. Ande por ele e pegue a rosa dourada (23/36) obtendo o 2º segredo desta fase. Retorne, vire para a direita e volte a pular para a plataforma de madeira. Agarre na borda dela, ande pela esquerda e suba do outro lado. Posicione-se e pule para a ponte. Observe a ponte, veja que dentro dela tem uma alavanca e à direita mais buraco. Acione a alavanca uma vez e a ponte gira. Siga pelo túnel que abriu, suba a rampa até chegar no buraco da parede (direita). Entre neste buraco, siga esta área e chega em outra ponte giratória. Passe por ela (não use a alavanca) e saia pela direita. Entre no túnel, suba as rampas até encontrar o buraco na parede à direita. Entre por ele, siga a área, observe a ponte e olhe para o chão vendo um enorme livro. Pegue o Bestiário e veja que a porta do outro lado abriu.

Corra e pule para esta área entrando na passagem. Siga o túnel até ver uma luz branca na parede. Pegue o medipack grande que está no chão e agora esta luz branca vai indicar seu caminho. Suba a rampa e pule para a que está do outro lado.Se perder a luz branca basta ir seguindo as placas da parede. Desta escada faça um giro e veja uma plataforma do outro lado, um teto listado e um buraco na parede. Antes de pular para a plataforma posicione bem e pule agarrando neste teto listado. Ande por ele até chegar no buraco da parede. Solte a tecla e agarre na beirada do buraco. Entre nele e siga até chegar perto do buraco que está no chão. Desça de costas neste buraco, contorne-o e vá para o outro lado. Pegue a rosa dourada (24/36) achando o último segredo desta fase.

Retorne da mesma forma que entrou aqui e pegue sua posição na escada. Pule para a plataforma do outro lado, faça um giro e veja uma plataforma menor. Pule para ela, suba as rampas até ver um buraco na parede (direita). Siga por este buraco até chegar na área onde encontra novamente com a luz branca. Antes de entrar nesta área SALVE O JOGO e seja rápida pois surge aqui um lobisomem. Passe rápido pelo corredor, pule pelo buraco e siga a luz branca. Depois do encontro com o lobisomem pode ir com calma pois a luz branca te espera. Vá pulando os buracos até chegar em uma sala com um medipack grande no chão. Pegue-o e saia pelo caixão que está na sua frente. Assista a sequência e torna a encontrar com o Padre. Parta para a próxima fase deste Capítulo.

Video





FASE 10: OLD MILL

Após a sequência com o Padre observe a área e tente seguir por este corredor. Será impedida por um Cavaleiro Negro. Após a sequência entre pela abertura que tem à esquerda, pule pelo buraco do chão e na bifurcação vá para a 1ª à esquerda. Siga o corredor, pegue à direita um medipack pequeno e continue até chegar na parte sem saída onde tem uma tocha acessa. Retorne e vá para a parte externa observando a área. Dois IMPS na plataforma abaixo ficam atirando pedras em você. Nesta área terá que dar vários pulos difíceis e a 1ª coisa a fazer é pegar uma tocha que foi mostrada na sequência ao entrar nesta área. Fique bem posicionada, corra pule e agarre na corda que está na sua frente. Fique pendurada nesta corda (ação), pare de balançar e desça o mais que puder.

Gire para sua direita (seta da esquerda) e localize a pedra onde esta a tocha. Balance bem (use sua tecla "dash") e quando pegar altura e estiver bem perto da pedra pule. Ao chegar nesta área pegue a tocha apagada e ela fica na sua mão. Desça para a boca da caverna, siga pelos corredores e vá até aquela tocha que viu acessa. Ascenda sua tocha e retorne para a parte externa. Vá o mais à esquerda da tela que conseguir, posicione na beirada do precipício e SALVE O JOGO. Jogue a tocha na área dos IMPS e se tiver boa pontaria consegue ficar livre deles. Torne a agarrar na corda e vire para a esquerda (tecla de seta da direita) observando a área onde tem um portão de ferro.

Deve balançar (fique na beirada da corda), pegar altura e na hora certa pular para esta área. Aproxime-se do portão e pegue uma barra de ferro. Desça de costas para a área dos IMPS e localize um buraco embaixo da pedra. Agache e entre por ele pagando a rosa dourada (25/36). Achou o 1º segredo desta fase. Retorne, saia do buraco e assim que ficar de pé na área dos IMPS vá de costas para a beirada do precipício. Escorregue dando um pulo rápido para trás.

Consegue cair na plataforma que tem abaixo da boca da caverna. Suba para a área da caverna e retorne ao seu ponto inicial. Torne a pular e a agarrar na corda. Vire para a esquerda e observe a plataforma da grade de ferro. Ao lado dela tem um vão e uma outra plataforma. Neste vão (abaixo) tem um buraco e deve pular exatamente neste ponto (difícil) agarrando na beirada desta área. Pode pular para um dos pontos amarelos indicados na figura abaixo.

               

Mire bem, balance e na hora certa pule agarrando na beirada da parede. Suba e entre pelo buraco. Siga e desça pelo buraco que tem no chão. Pegue um medipack grande e aproxime-se da parede. Use a barra de ferro nesta parede e consegue pegar um chalk (giz). Retorne para a área dos IMPS e proceda conforme já fez, desça a parede do precipício de costas e pule indo para sua base inicial. Saia pelo túnel da caverna e retorne para a área externa onde iniciou a fase. Use o chalk na placa preta do chão e assista a sequência. O Cavaleiro Negro seqüestra o Padre e quando tiver controle siga pelo buraco que está na sua frente. Ande pelo corredor e assista nova sequência com o Cavaleiro Negro.

Quando tiver controle está perto da CASA DO CAVALEIRO (ao lado do Moinho). Dê uma volta, conheça o local e sua tarefa aqui é diminuir a força da água para salvar o Padre das mãos do Cavaleiro Negro. Vá para a área que tem à direta, entre as 2 casas e localize o rio com a correnteza. Pule para a área na sua frente, siga pelo túnel e chega na área do MOINHO. Ande pela esquerda da tela e localize um buraco na rocha. Agache, entre por este buraco e pegue um medipack grande. Olhe para o corredor, veja o fogo e a rosa dourada. Para pegar esta rosa passe correndo pelo fogo, passe pela rosa e caia no buraco com água que tem nesta área. Apague o fogo que foi para seu corpo, suba e pegue a rosa dourada (26/36) conseguindo o 2º segredo da fase.

Volte a cair na água e saia pelo buraco do outro lado retornando para a área do MOINHO. Caia na água perto do MOINHO e dê uma volta para conhecer esta área. Sua tarefa agora é difícil. Localize a gaiola que está dentro da água e veja que perto dela tem uma estreita passagem que leva você perto do Demônio vermelho. SALVE O JOGO. Entre nesta estreita passagem e fique escondida do Demônio. No desenho que está no chão tem uma moeda e deve paga-la sem que o Demônio te veja. Este Demônio fica nadando da direita para a esquerda. Espere o momento certo e quando o Demônio estive indo para a direita vá rápido para a área do desenho e pegue a moeda.

Retorne rápido fugindo do Demônio e leve a moeda até a gaiola. Ponha a moeda na gaiola e assista a sequência com os IMPS. Pegar esta moeda sem ser vista pelo Demônio é difícil. Se ele te pegar deve começar tudo de novo. O melhor é SALVAR O JOGO na entrada do estreito túnel e ficar tentando até conseguir. Após ficar livre do Demônio retorne até a área do desenho e vá para a direita subindo pelo buraco que o Demônio estava vigiando e entrando no Moinho. Observe bem a área e veja com atenção o caminho que deve fazer pois agora terá que ser muito rápida nesta área.

             


  1. Gire a roda do moinho umas 5 vezes (vai abrir uma porta de madeira que tem do outro lado).
  2. Vá para a esquerda, corra, pule e agarre na barra de ferro que está na sua frente.
  3. Gire e na hora certa (não demore) pule para a plataforma.
  4. Gire levemente para a esquerda e pule para a plataforma lateral indo rápido até a porta que está à esquerda.
  5. Agache e passe pela porta que deve estar fechando.


Quando conseguir esta façanha e passar por esta bendita porta SALVE O JOGO. Recebe nesta área um ataque de morcegos e antes de descer pela rampa que tem à esquerda dê um pulo e localize à esquerda um buraco. Suba nele, faça um giro e veja na sua frente uma chave. Fique bem na beirada, pule e agarre nesta chave. Consegue parar o moinho e diminuir a correnteza da água. Saia deste buraco, desça a rampa e caia na água. Localize à direita um buraco, saia por ele e retorne para a área do MOINHO. Saia da água, localize à esquerda o túnel e retorne até a área da Casa do Cavaleiro. Agora vá até o lado oposto desta área e localize o rio com pouca correnteza. Entre neste rio, siga até o final e mergulhe. Nade pelo túnel até ver à esquerda um buraco.

Siga por esta área, saia da água e siga o único possível. Pegue a rosa dourada (27/36) que está nesta área achando o último segredo desta fase. Saia deste túnel e retorne até a área da Casa do Cavaleiro. Torne a entrar neste mesmo rio e localize na parede à esquerda um buraco. Pule para esta área que ficou liberada só após acabar com a correnteza do rio. Pule para o buraco que tem na sua frente, agache e siga este caminho até chegar no final da área. Pule no muro (direita) e observe o local. Pule para a plataforma que está à esquerda e dela pule para a 1º janela da casa . Desta janela pule para a plataforma que está acima da porta e desta área pule para a 2ª janela.

Agora prepare para dar o pulo mais difícil. Deve pular para a área da torre à sua frente e para fazer isto deve ficar bem no fundo da janela, levemente virada para a esquerda e achar a posição correta deste ângulo. Corra e bem na beirada da janela pule chegando na área da torre. Quando conseguir efetuar este pulo agache e entre pelo buraco de costas. Localize uma chave na parede e acione-a. Assista a sequência final e consegue terminar sua missão na IRLANDA. Parta para sua próxima missão.

Video





FASE 11: THE 13th. FLOOR

Nesta Missão deve recuperar o artefato ÍRIS e você está dentro de um enorme complexo na cidade de NEW YORK. Para fazer isto conta com a ajuda de ZIP, um rapaz que fica dentro de um furgão e que se comunica com você dando uma série de dicas.

Assim que tiver controle verifique o local de sua chegada. Está em um corredor e deveabrir seu Inventário vendo que possui uma única arma, a HK GUN. Esta arma possui 3 tipos de tiro: SNIPER, BURST e RAPID. O SNIPER gasta menos munição e as outras duas gastam mais. Faça sua escolha dependendo de sua quantidade de munição. Pode usar em todas elas o modo de mira e nesta fase isto é muito importante. A maioria de seus inimigos só serão abatidos com um tiro na cabeça. Neste corredor deve ir primeiro para seu lado esquerdo e ao chegar no compartimento com o ventilador observe à direita uma grade (mais baixa). Pegue sua arma, mire e dê um tiro nesta grade abrindo uma passagem. Na área da grade pegue sua arma, atire nela abrindo outra passagem. Siga o caminho até chegar no final. Antes de descer (de costas) veja que nesta área tem outro laser.

A visão é ruim mas veja a hora certa para pendurar no buraco e ir para o chão. Guarde a arma, agache e pegue o medipack grande. Siga pelo duto e converse com o ZIP observando a sala abaixo e vendo uma rosa e um guarda fortemente armado. Siga por este duto com cuidado e ao chegar no final dele fique sempre agachada pois tem laser no próximo corredor. Vá para a direita, pegue um medipack grande que está no chão e olhe para o corredor. Deve andar agachada até o próximo buraco do chão, esperar o laser passar, ficar de pé, correr e pular este buraco indo com segurança para o outro lado. Volte a agachar e observe a grade da esquerda e o buraco da direita. Vamos primeiro para este buraco e desça em uma sala cheia de armários.

Pegue dos armários um medipack pequeno, um martelo e munição para a HK. Suba na pilha que tem no centro desta sala, corra, pule e agarre no buraco voltando para a área anterior. Assim que cair no chão agache e siga o corredor tomando cuidado com o laser. Desça na sala seguinte e chega na área que viu anteriormente. Pegue a rosa dourada (28/36) do chão achando o 1º segredo da fase. Retorne para o buraco da parede e volte a passar pelo laser. No momento certo fique em pé e pule para o buraco da parede (direita). Siga pelo duto e vire à direita chegando no outro corredor com o laser e o buraco. No momento certo pule o buraco, agache e evite o laser saindo pelo duto à direita. Retorna até aquela área do ventilador do início da fase. Repare que agora este corredor está com 2 raios, um mais alto e outro mais baixo. Observe o movimento destes raios e quando for o momento certo passe por eles agachando e pulando indo até o final do duto.

Suba rapidamente pela escada que está à esquerda e siga por este novo corredor. Veja o artefato IRIS fortemente guardado e fale com ZIP. Continue o caminho, pegue do chão a munição para HK e siga pela direita vendo um portão trancado com cadeado. Se atirar neste portão terá uma batalha dura pela frente pois terá que enfrentar um guarda fortemente armado. A melhor coisa a fazer aqui é usar o martelo no cadeado e entrar na próxima sala. Observe o local e a estranha escada. Pule até o buraco que tem na parede e pegue munição para HK. Suba com cuidado esta escada, evite o laser e no momento certo vá para a plataforma superior. Vire para a esquerda e localize uma placa na parede. Pegue sua arma, mire e dê um tiro nesta placa. Saia pelo buraco que surgiu na parede e siga o duto pela esquerda. Pegue munição para HK e vá para o outro lado com cuidado.

No corredor abaixo tem um guarda. Pegue sua arma, mire e quando ele passar em frente ao buraco atire na cabeça dele. Pule para o corredor e chega no 13º ANDAR deste complexo. Observe este corredor, veja o laser à direita, um painel à esquerda e uma grade na sua frente. Dê um tiro nesta grade e entre pelo duto. Siga por ele e veja outra grade. Afaste um pouco desta grade, fique em pé e pegue sua arma. Mire na grade e atire. Passe pelo buraco e retorna ao corredor falando com ZIP. À sua direita tem um guarda dormindo e não deve acorda-lo pois outros aparecerão. Deve ir "andando" até perto do guarda, pegar sua arma , mirar e dar um tiro em sua cabeça. Após abater este guarda pegue de cima da mesa um cartão de acesso de alto nível. Use este cartão no painel de luz verde que tem nesta sala e entre no compartimento dos armários. Pegue das prateleiras 2 munições para HK e um medipack pequeno. Retorne para o corredor e veja que os raios foram desligados. Vá na direção do caixote, veja o painel da parede indicando o 13º ANDAR e localize o botão do elevador.

Acione este botão e entre em um enorme elevador. Acione o botão interno e chega no 16º ANDAR. Saia com cuidado (andando) deste elevador (tem guardas à direita) e vá para a esquerda. Aproxime-se do painel verde da parede e use o cartão abrindo a porta vermelha. Passe por esta porta e observe a sala. Não pegue na sua arma pois se fizer isto será bombardeada por metralhadoras. Ignore os cientistas que estão trabalhando e localize na bancada central um botão. Acione este botão e consegue ativar o holograma do artefato ÍRIS. Saia desta sala com cuidado, pegue sua arma e mire nos guardas do corredor. Use a tecla "A" para dar mais ZOOM na sua mira e atire na cabeça deles matando-os rapidamente. Fique preparada pois um 3º guarda aparece. Após matar todos vá até o final deste corredor e entre na área à direita. Desça a rampa, vire à esquerda e chega em uma estranha sala.

Contorne esta sala pela esquerda e sai por outra porta chegando em um LABORATÓRIO. Ignore os cientistas e localize um painel verde que tem à esquerda. Acione este painel e aparece uma roupa. Desta roupa cai um cartão no chão. Pegue o Access code disc e retorne para o corredor e para o elevador. Desça para o 13º ANDAR e vá para a direita aproximando-se do painel de tela verde. Use o access code disc neste painel e a grade da parede abre. SALVE O JOGO e entre nesta área. Ao entrar neste duto acontecem uma série de explosões. Esta parte é muito difícil pois pode pegar fogo facilmente. Estas explosões começam de cima para baixo e deve prestar atenção no momento certo para ir até o cano. No momento certo corra e pule agarrando no cano. Escorregue até a metade dele (um pouquinho mais) e dê um pulo para trás entrando em um buraco que tem nesta área.

Para localizar a altura deste buraco desça até a 1ª grade da parede e neste local dê um pulo para trás entrando no buraco. Pegue do chão a rosa dourada (29/36) achando o 2º segredo desta fase. Com cuidado e na hora certa vá para o chão na área do cano. Agache e saia pelo duto que tem à esquerda. Chega em um enorme salão com um chão de grade de ferro. Observe a área e veja que tem um guarda na parte debaixo. Nem tente matar este guarda pois não vai conseguir. "ANDE" cuidadosamente pela grade (fala com ZIP) e entre no corredor. Vá para a sala que tem à direita e pegue nesta área escura (prateleiras) um medipack pequeno e um pedaço de pano. Retorne ao corredor, continue e siga pela grade até o final (andando). Desça a escada com cuidado e ande em volta desta sala até localizar à esquerda um painel de luz verde (atrás do caixote).

Use o cartão neste painel e passe pela porta que abriu. Entre no LABORATÓRIO e abra os armários pegando 2 garrafas de clorofórmio. Assim que fizer isto um dos aquários explode e as baratas te atacam. Saia rapidamente da sala e vá para a direita escondendo atrás de um caixote. Abra seu Inventário e combine a garrafa de clorofórmio com o pano obtendo o pano com clorofórmio. SALVE O JOGO e vá "andando" para perto do guarda. Quando estiver perto o suficiente (ele não pode te ver) use este pano no guarda (ação) acabando com ele. Use o cartão no painel verde da porta e passe por ela com cuidado. Siga o corredor, pegue munição para HK que está no chão e pegue sua arma. Um guarda aparece na sua frente. Mate-o rapidamente e pegue o Íris lab access que ele deixa cair no chão. Siga o corredor e use este cartão na tela verde desta área abrindo uma porta. Siga por ela com cuidado e não pegue sua arma. Repare que um guarda faz a ronda nesta sala.

Vá agachada e na hora certa (quando o guarda estiver de costas) entre no 2º buraco que tem a esquerda. Fique no fundo deste buraco, pegue sua arma, mire e quando o guarda passar dê um tiro na cabeça dele. Vá correndo para a esquerda (uma metralhadora no teto começa a atirar) e entre na sala do cientista. ZIP fala para não mata-lo mas deve fazer isto para pegar o último segredo. Use aqui o modo RAPID e entre na sala. Não se aproxime do cientista senão uma sequência inicia e não consegue pegar o último segredo. Mate o cientista e assista a sequência. Guardas saem de uma sala e prepare-se para matar rápido 2 guardas que aparecem no corredor. Saia da sala, contorne o corredor correndo e vá para a porta de onde os guardas saíram. Mate outro guarda nesta área e siga o corredor matando mais um guarda. Chega em um corredor com laser.

Agache e na hora certa vá para a esquerda. Pegue a rosa dourada (30/36) achando o último segredo da fase. Retorne cuidadosamente até o final do corredor e chega na sala do artefato ÍRIS. Para pegar este artefato deve desligar os raios desta sala que são mortais.Saia da sala, suba a escada e entre na sala de controle. Localize na parede uma chave e SALVE O JOGO. Acione esta chave e vá muito, muito rápido para a sala do artefato ÍRIS antes que os raios voltem a funcionar. Se descer pela escada da esquerda deve virar para a porta da esquerda. Além de o tempo ser curto esta área é bastante confusa. Pegue o artefato ÍRIS e vá para o corredor do outro lado da sala partindo para a próxima fase deste Capítulo.

Video





FASE 13: ESCAPE WITH THE IRIS

Você inicia esta fase em outro corredor do complexo. Siga para o HALL e ZIP fala com você. Deve colocar sua arma em cima da bancada para poder continuar nesta área e passar pelo detector de metais. Pegara sua arma mais tarde. Aproxime-se da bancada da esquerda e coloque sua arma neste local. Siga pelo corredor do raio-x e observe as caixas. Uma tem uma bomba e a outra um medipack. Vá até esta caixa e pegue o medipack pequeno. Siga a área e ZIP fala novamente com você. Ao chegar no novo corredor vire para a direita e use seu Headset usando também sua tecla de "ação". Verá nesta área raios
infravermelhos e munição. Vá com cuidado e pegue munição para HK que está no chão. Ande para o outro lado do corredor e acesse o terminal da parede vendo uma área deste complexo. Siga este corredor pela direita e chega na área dos ESCRITÓRIOS.

Observe a porta que tem á direita (BANHEIRO) e veja que perto dela tem um painel. Necessita de um código para abrir esta porta. Entre na outra sala e pegue do armário uma garrafa de clorofórmio. Retorne ao corredor, siga e veja que tem um guarda nesta área. Entre na porta à direita e pegue um pano do gaveteiro. Abra seu Inventário, combine a garrafa de clorofórmio com o pano obtendo o pano com clorofórmio. Saia desta sala "andando" e entre na outra que tem à direita. Pegue um medipack pequeno do gaveteiro e saia da sala "andando". Vá na direção do guarda e quando estiver perto dele use o pano com clorofórmio e acabe com ele. Siga esta área e aproxime-se da porta de madeira. Entre nesta sala, observe e saia. Nada a fazer aqui. Curta a vista das TORRES GÊMEAS pela janela e vá para a outra sala. Pegue uma garrafa de clorofórmio do armário e siga para a próxima sala.

Pegue do gaveteiro um Restroom access card e retorne até a porta do BANHEIRO. Abra seu Inventário e olhe este cartão registrando o número que ele tem. Informe este número no painel da porta e passe por ela. Entre no banheiro feminino e aproxime-se das portas usando sua tecla de "ação". Pegue da porta do meio um medipack grande e vá para o banheiro masculino. Abra a 1ª porta, entre nesta área e observe o teto vendo que ele está rachado. Posicione-se embaixo desta rachadura, pule e aperte "ação" conseguindo abrir a porta de um alçapão. Vire para a esquerda e suba no duto de ventilação. Siga por este duto e aproxime-se de outro buraco. Vire de costas e desça este buraco com cuidado. Vá descendo, soltando a tecla "ação" e tornando a usa-la até chegar no chão. O buraco é alto e se soltar de uma vez pode morrer. Uma vez no chão vire para a esquerda, agache e vá para outro buraco. Vire de costas e desça este buraco agarrando na parede até ficar pendurada na parte mais baixa.

Você chegou no poço do elevador. Nesta área você dá uma balançada para frente. Neste momento pule e entre em um buraco que tem na parede. Pegue a rosa dourada (31/36|) e ache o 1º segredo desta fase. Faça um giro e olhe para frente vendo uma corrente e uma plataforma. Corra e pule para esta plataforma onde está a corrente. Agarre nela e suba até o final. Quando chegar lá em cima faça um giro e veja outra plataforma. Fique de costas para esta plataforma e pule para ela. Vire para a esquerda e veja uma barra de ferro e uma caixa branca do outro lado. Corra, pule e pendure na barra. Gire e na hora certa pule para dentro da caixa branca. Fique bem na beirada desta caixa (sua esquerda), vire levemente para a direita e pule para cima do elevador.

Vá até o elevador do outro lado e pegue do chão munição para HK. Localize uma tampa branca (entre os 2 elevadores) e aproxime-se dela. Acione esta tampa, abra e desça para o interior do elevador. Acione o botão e abra a porta. Saia do elevador "andando" e veja que no corredor (à direita) tem um guarda. Vá "andando" para a esquerda e acione o botão da parede abrindo outro elevador. Entre, acione o botão e chega em um andar cheio de guardas. Neste andar existem 2 medipacks mas não vale a pena ir busca-los. Torne a acionar o botão do elevador e assista a sequência. O elevador começa a cair. Assim que tiver controle corra até o botão e volte a aciona-lo ativando os freios do elevador. Com isto consegue parar no 1º andar. Após o susto e de falar com ZIP você está presa neste elevador. Olhe para cima (perto da porta) e veja o buraco. Pule e saia por este buraco retornando ao poço de elevador. Olhe para sua esquerda e veja a barra de ferro. Corra, pule e agarre nesta barra.

Quando for o momento pule para a plataforma do outro lado agarrando na sua borda. Vire para a direita e veja a parede com placas. Suba por esta parede até ficar no meio das grades que estão na parede da esquerda. Nesta posição dê um pulo para trás e caia em cima de uma placa de ferro. Vire para a direita e veja outra barra de ferro e outra plataforma. Corra, pule e agarre na barra. Na hora certa pule para a plataforma. Vá para a ponta desta plataforma e olhe para a parede que está perto de você localizando um buraco. Pule para este buraco e entre no duto de ventilação. Vá até o final do duto e SALVE O JOGO. Ao descer pela rampa verá uma barra de ferro. Deve ser muita rápida e pular agarrando esta barra antes de chegar no final da rampa. Repare que tem uma grade no chão desta rampa. Assim que chegar nela pule e agarre na barra. Fique nesta barra e observe a fumaça saindo da ventilação. Assim que ela parar pule e agarre em outra barra. Fique nesta barra até que a outra fumaça pare.

No momento certo pule para a plataforma de ferro e vá para o canto evitando a fumaça. Desta plataforma observe o buraco da parede oposta, corra e pule para ele. Veja na sua frente uma corda suspensa. Atravesse com cuidado até chegar do outro lado. Pegue a garrafa de clorofórmio que tem nesta área e caia na rampa do duto. Ao chegar lá embaixo agache e veja um guarda passar. Aguarde e quando ele passar para a esquerda saia correndo para a direita. O guarda vai atirar e quebrar o vidro do aquário que está no final do corredor. Entre rápido neste aquário e pegue (à direita) a rosa dourada (32/36) achando o 2º segredo desta fase. Saia rápido para a esquerda e entre em um salão redondo. Suba a rampa e sua visão muda. Você é atacada por um atirador e não deve parar de correr. Contorne a área e localize uma porta de madeira. Suba na lateral esquerda desta porta rapidamente.

Vá para o parapeito que está à direita, corra por ele até localizar um botão na parede. Acione este botão e abre a porta da sala abaixo. Vá até o extintor de incêndio (não fique perto) e o atirador dá um tiro nele abrindo um buraco na parede. Entre neste buraco e pegue a rosa dourada (33/36) conseguindo o último segredo desta fase. Saia do buraco, pule para o chão (costas) e saia rápido pela porta que abriu. Siga por este corredor com cuidado e um guarda te ataca pelas costas. Observe o aquário na sua frente e pule para a plataforma que tem perto dele. Não pule para o chão pois tem uma armadilha elétrica e você morre. O guarda vai quebrar o vidro do aquário e a água anula a armadilha. Só depois disto vá até a porta e acione o botão da parede passando para outra área. Siga por este HALL e ZIP fala com você. Vá "andando" até os controles da porta e acione os dois passando por ela. Vá correndo para a última sala que tem à direita fugindo dos guardas. e entre na SALA DO TELE-TRANSPORTE.

Contorne a sala e vá para a esquerda entrando em uma sala cheia de caixas no chão. Não toque nestas caixas pois elas estão com armadilhas. Perto da porta olhe para o teto e veja uma rachadura. Pule e agarre nesta rachadura abrindo um alçapão. Entre neste duto e caia na sala abaixo. Vá até o botão da parede e acione-o. O aparelho de raio-x funciona e consegue ver o interior das caixas. Localize a única que não tem uma bomba. Retorne para a sala das caixas e abra a que identificou pegando o Teleporte Disc. Vá para a SALA DO TELE-TRANSPORTE e localize, perto da porta, um terminal de tela verde. Use o Teleporter Disc neste terminal e consegue ligar a máquina do centro da sala. Vá até ela e use no gancho o artefato ÍRIS conseguindo ser transportado para outra sala. Ande por esta nova sala e localize um buraco no chão. Entre nele, siga o corredor vermelho e ZIP fala com você.

Deve ter cuidado com o guarda que está na área e veja que ele coloca um código na porta abaixo. Pode tentar ver este código se desejar usando o seu Headset (1672). Siga a área e perto do buraco fique agachada observando o guarda. Quando ele passar para a esquerda vá "andando" atrás dele, espere ele abrir a porta e entre na sala. Vá rápido para um caixote que tem à direita, suba nele e fique agachada até o guarda sair. Vá para p chão (seja rápida) e localize na parede à direita um botão. Acione este botão (desliga o raio-x) e vá rápido para o buraco de ventilação que está do outro lado. Siga por este duto, suba pela parede e retorna para o HALL onde deixou sua arma. Pegue a arma, passe pelo HALL e vá para o corredor. Localize o extintor de incêndio que está à direita, pegue sua arma e, usando a mira, dê um tiro neste extintor. Passe pela porta que explodiu e assista a sequência. Você é descoberta por VON CROY e o edifício está em estado de alerta total. Parta para a próxima fase deste Capítulo.

Video




FASE 14: RED ALERT

Você inicia esta fase em uma escada. Olhe para a direita (cima) e veja um guarda. Pegue sua arma e, com a ajuda da mira, atire na sua cabeça. Suba a escada até onde for possível e vire. Pule para a plataforma que tem na sua frente e vá subindo com cuidado. Quando a escada cair pule e agarre na plataforma da frente. Repare que a escada ficou pendurada. Desça de costas por ela e veja à esquerda um buraco na parede. Fique na posição deste buraco e entre nele. Cuidado com o fogo e pegue a rosa dourada (34/36) achando o 1º segredo desta fase. Saia do buraco pulando na plataforma abaixo e volte a subir. Vá com cuidado pois outra escada vai cair.

Pule para a plataforma onde tem um fogo e observe a parede quebrada. Aproxime-se da parede e acione-a fazendo um buraco. Entre por este duto e chega em uma sala toda branca onde a visão é horrível. Localize a grade do teto e a alavanca. Fique embaixo da alavanca, pule e acione-a abrindo a tampa. Suba e pegue rapidamente sua arma matando o guarda com um tiro na cabeça. Fale com ZIP e vá até onde estão os caixotes. Pegue munição Grappling e munição para HK. Olhe para a sala seguinte e use seu Headset (+ tecla de ação) observando os raios da sala. A 1ª coisa a fazer é pegar sua arma e dar um tiro na válvula vermelha que está no cano. Com isto terá uma visão melhor destes raios. SALVE O JOGO e passe por estes raios com o maior cuidado.

Observe o movimento de cada raio e vá passando por eles individualmente, parando sempre antes da linha branca do chão. Se estiver em lugar seguro SALVE O JOGO e vá fazendo isto até atravessar a sala toda. Quando chegar no corredor SALVE O JOGO e suba nos caixotes que estão à esquerda pegando um medipack grande. Vá para o outro lado do corredor com a arma na mão. Mate o guarda que sai do elevador e entre nele. Acione o botão do elevador, pegue sua arma e mate o guarda que te espera neste andar. Neste corredor existem 4 portas e no momento só uma abre, a 2ª porta da direita. Entre nela e chega na SALA DE TREINO DE TIRO. Pegue a munição para HK de cima da bancada e SALVE O JOGO (isto é FUNDAMENTAL!).

Acione o botão que tem perto da janela e veja os 5 alvos que aparecem na outra sala. Deve atirar rapidamente nestes alvos antes que eles ultrapassem a linha branca onde tem um placar. Pode usar a munição que acha melhor e deve ser muito, muito rápida nos tiros. Observe a posição dos alvos, veja quem está na frente e minha estratégia foi atirar 1º no alvo do centro, depois nos dois da esquerda e finalmente nos dois da direita. Só tem uma chance para isto portanto é fundamental SALVAR O JOGO antes. Após acertar em tempo recorde estes alvos saia da sala, SALVE O JOGO e entre na porta que tem ao lado, a 1ª porta da direita. Entre na SALA DE TREINO DE TIRO AVANÇADA e proceda da mesma forma. Pegue munição para HK de cima da bancada e SALVE O JOGO. Acione o botão e veja que agora os alvos aparecem aos poucos (são muitos).

Deve ser muito rápida aqui e se errar os alvos param de aparecer. Estes alvos não devem ultrapassar a linha vermelha com o placar. Aqui ainda tem um agravante. Ao acionar o botão dos alvos um gás mortal começa a sair da sala. Deve ser rápida o suficiente para não morrer com este gás. Assim que conseguir esta façanha saia rapidamente da sala e SALVE O JOGO. Vá para a sala que tem á esquerda (ela só abre se passar pela sala de tiros avançada) e pegue munição para HK e a rosa dourada (35/36) achando o 2º segredo desta fase. Saia e vá para a sala em frente. Pegue do chão munição para HK e localize o armário que está com a luz verde. Vá até lá e pegue uma arma Grappling. Assim que pegar esta arma saque a sua e mate o guarda que entra nesta sala. Vá para a sala seguinte passando pela bancada e pegando munição Grappling. Assim que entrar na sala dos caixotes pegue sua arma e mate outro guarda. Suba no caixote mais alto e pegue munição para HK.

Deste caixote observe a sala. pegue sua arma Grappling, mire na grade do teto e dê um tiro jogando uma corda. Desça para o caixote mais baixo, guarde sua arma e fique em boa posição. Corra, pule e agarre nesta corda. Fique bem na ponta dela e balance até conseguir boa altura. Quando estiver perto da parede sem tijolos pule e agarre nesta parede. Vá andando para a direita até sair pelo duto de ar. SALVE O JOGO, mude sua arma para HK e desça pelo duto. Vá para o chão e pegue rapidamente sua arma. Mire e atire na cabeça dos 2 guardas que estão na sua frente. Você retornou para aquele corredor das 4 portas. Siga o corredor e volte para o elevador. Acione-o e fique com a arma na mão. Saia do elevador e mate o guarda que está perto dos caixotes. Lamentavelmente tem que passar por estes raios de novo. Proceda como fez anteriormente, vá SALVANDO e passando pelos raios até chegar do outro lado da sala. Desça pelo buraco do chão e retorna até aquela sala branca. Vá até a abertura da parede, agache e retorne para a área das escadas.

Olhe para cima, localize a escada de ferro e pegue sua arma Grappling. Atire e pendure uma corda nesta escada. Guarde a arma, SALVE O JOGO e pule agarrando nesta corda. Balance e na hora certa pule para o buraco da parede com as barras de ferro. Deve tomar muito cuidado aqui. Assim que entrar nesta área tem uma rampa e fogo. Não pode escorregar por esta rampa senão ficara com o corpo em chamas. Assim que passar pelo buraco e cair na rampa torne a pular para se livrar deste fogo. Isto é super difícil! Após efetuar este pulo com sucesso siga pelo duto e vá pelo buraco de costas. Pegue sua arma e mate rapidamente o guarda que está nesta área. Pegue do chão o medipack grande e localize a chave que tem perto da porta. Acione esta chave e passe pela porta indo para o corredor. Vá até o botão da parede, acione-o e entre no elevador. Acione o botão do elevador, pegue sua arma e saia matando 2 guardas que descem pelo teto.

Observe este HALL com as cordas penduradas. Fique posicionada junto da parede (observe o dispositivo nesta parede), corra e agarre na corda (é chato pegar esta corda). Balance e caia em cima dos caixotes. Ao chegar em cima dos caixotes SALVE O JOGO e pule saindo pelo duto que tem nesta área (janela branca). Siga por este duto, caia em um buraco, escorregue pela rampa e saia em um corredor. Observe o laser bloqueando 2 portas e vá para a direita. Veja mais laser à esquerda e continue pela direita. Agache e entre no duto que tem nesta área. Siga até o final deste duto, vire para a direita e suba pelo buraco. Siga e veja que a porta abre sozinha. SALVE O JOGO e aproxime-se da boca do buraco olhando a sala abaixo. Não vá para o chão, "ande" e caia no caixote que está à sua direita. Pegue munição HK que está em cima do caixote e pegue rapidamente sua arma. Um ciborgue começa a atirar em você. Dê uns tiros nele e repare que sua pele começa a descascar. Quando isto acontecer localize a válvula vermelha do cano (esquerda) e atire nela. A água entra na sala, eletrifica o chão e o ciborgue morre deixando um objeto no chão. Não desça pois esta água está eletrificada. Fique bem no fundo deste caixote, o mais à direita possível e vire levemente para a esquerda. Mire seu pulo para a área indicada na figura abaixo.

               

Deve correr e pular (só a tecla de pular) e com isto consegue cair em uma placa de ferro que tem perto do duto de ventilação. Pegue nesta área munição Grappling e suba no duto de ventilação. Pegue sua arma Greppling e olhe para o teto atirando uma corda na grade deste teto. Guarde sua arma, pule e agarre na corda. Balance e pule para o buraco que tem do outro lado da sala. Acione a chave que tem neste buraco e vá para o chão. Pegue a key bit (left) que o ciborgue deixou cair e o medipack grande. Suba no caixote e dê novamente aquele pulo para a área do duto de ar (repare que agora este duto está fechado). Suba no duto e repita seu pulo na corda indo para o buraco da chave. Acione novamente esta chave e abra a porta do duto de ar. Pule para o duto de ar e pode fazer isto direto ou usando a corda. Claro que não deve cair no chão pois a eletricidade voltou para ele. Entre no duto descendo de costas e retorne para o corredor. Observe que as barras de laser do corredor em frente sumiram. SALVE O JOGO e vá correndo por este corredor entrando na bifurcação à esquerda.

Vá conhecer esta área e descobrir o que deve fazer aqui. Siga este corredor, passe pela grade do chão e observe a sala que tem nesta área. Esta sala pode ficar cheia de gás (conforme a outra da janela) e nela tem 2 portas. Continue pelo corredor e vá para a esquerda vendo uma alavanca. Ao acionar esta alavanca as 2 portas da sala acima são fechadas. Registre estas informações e volte para a área externa. Um helicóptero atira em você o tempo todo. Não perca tempo, corra e vá pulando os buracos que têm no chão até chegar do outro lado. Dentro destes buracos existem itens e não aconselho pegá-los. Entre na 1ª sala, corra para a 2ª e agache atrás da bancada do bar ficando protegida dos tiros do helicóptero. Localize na parede um botão e SALVE O JOGO. Acione este botão e volte correndo para o corredor. Vai aparecer um ciborgue no seu caminho. Deve ir correndo (muito), pular pelos buracos do corredor externo, entrar para o corredor à direita e ir até aquela chave que viu anteriormente.

Ao chegar nesta área olhe para cima e veja o ciborgue passar pela grade. Assim que ele fizer isto acione a chave deixando este ciborgue trancado nesta sala. Para conseguir isto deve ser muito, muito rápida pois este ciborgue corre pra caramba. Assim que prender este ciborgue vá para o corredor à esquerda e passe pela porta onde está escrito "DANGER". Vai entrar na área cheia de gás e deve ser bem rápida aqui dentro. Entre na 1º sala, siga reto até o final e passe pela porta entrando na 2ª sala. Vá para a porta da esquerda e entre na 3ª sala. Suba na caixa que tem nesta área e acione a alavanca. Localize um buraco na parede, agache e entre nele. Recupere sua respiração e pegue a rosa dourada (36/36) achando o último segredo da fase e do jogo. Saia e passe pela porta que está à esquerda, a mesma que entrou. Nesta sala mate um guarda e vá para a porta da direita.

Na próxima sala veja os raios na sua frente e vire para a direita passando pela porta. Siga reto e veja o ciborgue preso na sala. Acione a alavanca que tem nesta sala e joga o gás para a sala do ciborgue. Assista a morte dele e torne a acionar a alavanca. Saia da sala, siga reto e vire à direita. Retorne até o corredor da alavanca e acione-a abrindo as portas da sala. Vá até a sala do ciborgue e pegue a key bit (right). Abra seu Inventário e combine as 2 chaves obtendo a Helipad Access Key. Saia desta sala e volte para a parte externa vendo que o helicóptero ainda está nesta área. Vá para a direita e entre no corredor. Suba no buraco da parede, faça um giro e pule para a tampa subindo por ela. Saia pela esquerda e retorna ao salão das cordas. ZIP fala com você e deve agora fazer seu ato final. Vá até o dispositivo perto da porta e coloque ali a Helipad Key. Passe pela porta que abriu e assista a sequência final de sua espetacular fuga deste complexo com a missão cumprida. Ao terminar o jogo com os 36 segredos coletados terá direito a um bônus (fraco!). Quando aparecer o MENU PRINCIPAL do jogo acesse "OPTION" e depois "SPECIAL FEATURES" conseguindo acessar 4 opções de informações adicionais sobre o jogo.

Video




FIM
 
Copyright 2012-2013 Tomb Raider Evolution