Você está lendo

0

Detonado - Tomb Raider: Underworld (PS2)

Ismael
Versão PS2

PROLOGUE

CROFT MANOR

Ao acessar o Menu Principal vá em "GAME OPTION" e observe os controles usados no jogo. Na opção de "AUDIO/VISUAL" poderá ativar as legendas (não fuciona) e alterar o volume, brilho, etc. Ao escolher a opção de "EXTRAS" outras 5 opções serão mostradas. As 4 primeiras opções são extras de desenvolvimento do jogo e elas só ficarão liberadas dependendo de quantos TREASURES conseguiu recolher. Na 5ª opção de "TRAILERS & CREDITS" poderá rever cenas do 1º TOMB RAIDER (ANNIVERSARY) e do TOMB RAIDER LEGEND. Estas cenas servem para entender melhor a história do jogo (assistam). Durante a sequência inicial vê uma grande explosão na mansão de LARA. Este prólogo é um simples "tutorial" para aprender os comandos básicos do jogo. Assim que tiver controle está em um corredor todo em chamas. Fique longe delas pois o fogo diminui sua saúde. Abra seu "PDA" ("SELET") e observe todas as opções disponíveis. Na opção de "INVENTÁRIO" veja que está equipada com GRAPPLE, UTILITY LIGHT, THOR'S GAUNTLETS, algumas ARMAS e nenhum HEALTH PACK. Poderá acessar a opção de "FIELD ASSISTANCE" para obter alguma ajuda.


Vá seguindo o corredor até chegar perto de um pequeno muro onde deverá subir. Acione o "X", pule e vá para a área superior. Siga até a porta fechada e aproxime do painel que está na parede. Acione-o ("TRIÂNGULO") e abra a porta. Passe por ela entrando em uma sala toda destruída e em chamas. Agache ("BOLA") e passe por debaixo de umas pedras. Ao chegar do outro lado gire e suba na pedra. Cuidado com as chamas. Olhe para a porta e use a mira ("L1"). Atire ("R1") e consegue derrubar a porta. Vá para o chão e passe por ela. Observe a área. Posicione e pule ficando pendurada na borda da parede. Ande para a esquerda e dê um novo pulo segurando na borda mais acima. Ande para a esquerda e ao final desça ("BOLA") para segurar na borda mais baixa. Posicione nesta borda (bem à esquerda) e dê um pulo para trás ("ALAVANCA ESQUERDA para baixo" + "X").

Vai para o outro lado do corredor. Veja um grande caixote. Aproxime e segure ("TRIÂNGULO") nele. Empurre-o até a parede. Suba no caixote e pule para pendurar na borda da parede (mais para a direita). Ande para a direita e quando ficar sem saída pule para a direita. Ao aproximar da porta vê fogo no chão. Posicione bem, use o gancho ("QUADRADO") e puxe ("TRIÂNGULO") a porta. Agora consegue atravessar pelo fogo. Entra em outro corredor em chamas. Posicione bem e pule pendurado na borda da parede. Vá um pouquinho para a esquerda, posicione e pule para a borda do outro lado. Ande para a esquerda e vá para o chão ("BOLA"). Siga pelo corredor com cuidado entrando em um balcão. Siga para a esquerda (cuidado com as chamas) e ao chegar no buraco use o gancho ("QUADRADO"), pendure, balance e pule para o outro lado. Siga por este lado do balcão e veja a borda quebrada. Pendure nela e desça ("BOLA") para a sala. Veja a sequência com ZIP e WINSTON terminando seu "tutorial".

Video 




LEVEL 1: MEDITERRANEAN SEA 

PARTE 1: THE PATH TO AVALON

Está em seu belo iate, no Mediterrâneo. Conversa com ZIP e ALISTER sobre sua missão. LARA diz que ainda não teve muito progresso na busca para a entrada de AVALON. ALISTER comenta que será muito difícil achar a mãe de LARA viva pois já se passaram muitos anos que ela sumiu. LARA concorda e diz que está procurando pela verdade. Quando tiver controle está na água. SALVE O JOGO e veja que para mergulhar deve usar a ("BOLA") e para subir o ("X"). Está usando tanque de oxigênio, não necessita se preocupar com seu fôlego. Do ponto em que está pode ver a abertura de uma caverna. Antes de seguir até ela mergulhe fundo nesta área e verá, perto de umas pedras, seu 1º Tesouro. Pegue o TREASURE (1/2 - 1/8) e siga para a caverna. Tenha cuidado com a água-viva.

Não aproxime dela, é venenosa. Contorne a grande pedra e veja mais águas-vivas. Mergulhe bem fundo, siga pela passagem e vá até o final da caverna vendo uma grande porta composta de 3 círculos. Repare bem estes círculos e veja que em um deles tem uma alavanca que pode ser acionada. Nos outros, só existe um slot vazio. Deve achar 2 alavancas. Não toque em nada por agora. Saia da caverna e vá para a esquerda. Junto de umas pedras pegue o TREASURE (2/2 - 2/8). Observe desta área um grupo de pedras mais à direita (figura abaixo).

                

Nade na direção destas pedras e contorne-as pela esquerda. Passe embaixo de um arco que estas pedras montam e olhe para a direita localizando a entrada para uma pequena caverna. Siga por ela (tem água-viva) e observe o chão. Pegue a 1ª HANDLE e retorne para a caverna da porta. Aproxime de um dos círculos e coloque a alavanca no slot. Saia da caverna e agora vá para a direita. Siga na direção de uma grande pedra (figura abaixo).

                 


Contorne esta pedra até localizar a abertura de outra caverna. Perto desta abertura tem uma águaviva. Siga para o interior desta caverna até localizar a 2ª HANDLE. Pegue-a e volte até a caverna da porta. Coloque a última alavanca e repare nos desenhos da porta. Em cada círculo pode ver uma espécie de "olho". Deve girar os círculos acionando as alavancas e posicionar estes "olhos" conforme mostra a figura abaixo.

                


Se ainda não girou nenhum círculo, use as alavancas do centro e da esquerda uma vez. Use a alavanca da direita 2 vezes. Ao posicionar estes "olhos" a grande porta abre. Passe por ela e vá nadando pelo único caminho possível. Verá águas-vivas neste caminho, tenha cuidado com elas. Vá seguindo seu caminho pelas águas-vivas até ver na sua frente um grande tentáculo. Aproxime e este tentáculo some. Passe pelo buraco em que ele estava e siga mais um pouco. Consegue subir para a superfície. Localize uma pedra mais baixa e suba nela saindo da água.

Video 




PARTE 2 - NIFLHEIM

*Niflheim: É o reino do gelo e do frio na mitologia nórdica.

Está em uma caverna e pode ver um pedestal do outro lado. Vamos até ele escalando por um paredão de pedras. Suba pela rampa de pedra e veja a borda da parede em frente. Mais à direita tem um bloco de pedra. Suba nele e pule para esta borda. Suba nela e pule para a pequena fissura da parede. Deve ir usando estas pequenas fissuras (para a direita) e ir escalando a parede até chegar ao final dela. Veja uma plataforma cinza. Pule para ela e gire vendo uma barra de ferro. Pule para esta barra, balance e pule para a plataforma do outro lado. Verá em uma plataforma próxima, um tesouro. Vamos pegá-lo daqui à pouco. Por agora siga pela abertura que tem nesta plataforma. Pule por 2 buracos e ficará pendurada na borda do 2º buraco. Desça nesta área, gire e veja um buraco com água. Pule por este buraco indo para o outro lado da caverna. Ande para a esquerda e veja no chão um buraco com água. Deve usar a ripa de madeira para passar para o outro lado. Antes de atravessar por ela vamos pegar o Tesouro que vimos anteriormente. Observe a parede oposta a esta ripa e veja umas fissuras. Use estas fissuras e suba na plataforma. Vá para a direita e suba pelos blocos de pedra. Ao final deles pendure na borda da parede.

Vá para a direita e suba na plataforma. Vá até o outro lado dela e veja abaixo a alcova com o tesouro. Pendure na borda e desça. Pegue o TREASURE (1/3 - 3/8) e vá para a borda desta alcova. Olhe para a esquerda vendo a fissura na parede. Pule para ela e use as outras fissuras para chegar até o chão. Agora atravesse pela viga de madeira com cuidado. Se LARA perder o equilíbrio pare e espere ela estabilizar. Ao chegar do outro lado veja a sequência. LARA lê os escritos da parede descobrindo o PHOTO-NORSE e a tradução de "THE WORLD OF MISTS", uma entrada para NIFLHEIM, um reino escandinavo. Quando tiver controle observe a área e veja as 2 estátuas de cobra, os 2 blocos de pressão e a alavanca no pedestal central. Pode acionar esta alavanca mas nada acontece. Repare que na cabeça da serpente da direita tem uma argola dourada e em um bloco de pedra à esquerda tem outra argola dourada. Vá até este bloco de pedra, use o gancho ("quadrado") nele e puxe-o ("triângulo"). O bloco de pedra fica em cima do bloco de pressão e uma placa de ferro da porta retrai. Vá até a serpente da direita e use o gancho na argola dourada, a cabeça da serpente cai em cima do bloco de pressão. A 2ª placa de ferro da porta retrai. Agora vá até a alavanca central e acione-a, consegue abrir a porta. Siga pela passagem liberada e vá seguindo pelo corredor até escorregar por um buraco. Veja as ranhuras na parede.

Use-as e suba. Ao chegar na última posicione e dê um pulo de costas para a borda da parede do outro lado. Suba na plataforma e gire vendo uma escada. Pule para ela e continue seguindo pelo corredor até chegar em uma área onde pode ver 3 alavancas e 3 passagens fechadas. Neste momento só a alavanca central funciona. Aproxime e acione esta alavanca. A passagem central abre. Passe por ela e veja a sequência. Encontra com KRAKEN, um monstro da mitologia NORSE, um grande polvo com enormes tentáculos. Este monstro bloqueia a porta de sua saída daqui. Deve acabar com ele e não adianta dar tiros. Terá que operar 2 mecanismos para que a plataforma com estacas caia na cabeça de KRAKEN. Nesta área existem passagens que permitem aproximar da piscina. Neste momento não te necessidade de ir até lá. Retorne para a área das alavancas e vá para a direita. Acione a alavanca desta área e a porta abre. Siga pelo corredor até chegar na sala do 1º mecanismo. Observe a área e veja um dos tentáculos de KRAKEN prendendo a engrenagem. Oposto a esta engrenagem existem uns blocos de pedra. Suba por eles, gire e pule para a barra de ferro. Balance e pule para a plataforma. Olhe para a direita e veja outra barra de ferro. Use-a e vá para a plataforma da engrenagem. Nesta área tem uma alavanca.

Pode tentar usá-la mas a engrenagem não funciona. Localize a argola na engrenagem e use o gancho nela. Puxe o gancho e a grande roda moverá um pouquinho. Agora vá até a alavanca e acione-a. O mecanismo funciona e o tentáculo é recolhido. Atravesse para o outro lado e pegue o TREASURE (2/3 - 4/8). Volte para o chão usando o mesmo caminho. Retorne para a área das alavancas e siga reto até a alavanca do outro lado. Acione-a e siga pela passagem aberta. Vá até a sala do 2º mecanismo e veja o tentáculo na engrenagem. Use o gancho na argola perto da roda e acione-o. O tentáculo retrai. Contorne a área da engrenagem e pegue o TREASURE (3/3 - 5/8). Localize os blocos nesta sala e suba por eles. Observe a área e veja a pedra inclinada e a barra de ferro. Escorregue só um pouquinho e pule pendurando nesta barra. Balance e pule para a borda da parede. Ande pendurada para a esquerda e suba na plataforma. Acione a alavanca e a engrenagem funciona. Volte para o chão e siga para a sala das alavancas. Novamente acione a alavanca central e retorne para a piscina do KRAKEN. Agora desça pela escadaria central e vá para o lado direito. Observe a parede e veja as fissuras. Pendure na 1ª fissura e pule para a fissura mais alta. Vá para a esquerda, perto do tentáculo. Pule e vá para a fissura mais alta. Ande para a direita e consegue chegar na fissura mais alta, da direita. Vá para a direita e pule para outra fissura.

Vá para a direita e suba para a fissura mais alta. Agora vá para a esquerda e pule para a fissura mais central. Pule e pendure na fissura mais alta. Veja a viga de madeira atrás de você. Dê um pulo de costas para ela. Se cair na água não tem problema, consegue voltar e tentar de novo. Uma vez em cima da viga vá para a direita, na direção de KRAKEN. Quando a viga de madeira acabar pendure na borda desta viga ficando de costas para a piscina. Vá para a esquerda e pendure na fissura da pilastra. Vá para a esquerda até ficar sem saída. Pule para a plataforma do outro lado, posicione e deve ir até a plataforma circular de metal. Com cuidado pule para ela e veja uma alavanca. Antes de usar preste atenção pois terá um "tempo" para executar os próximos passos e não convém mais cair na água ou morrer. Fique de costas para a alavanca e olhe para a parede vendo uma alcova bem alta e uma argola acima dela. Terá que usar o gancho nesta argola. Acione a alavanca e veja a sequência. A plataforma circular sobe e uma engrenagem fica presa na parede. Quando tiver controle vá para o outro lado, use o gancho e pendure neste cabo, pulando ou saindo da plataforma circular. Posicione LARA virada para a alcova. Para isto use a alavanca esquerda.

Balance e pule para a alcova. Ao chegar nela olhe para a corrente da parede direita e use a mira ("L1"). Atire e veja a sequência. Consegue eliminar KRAKEN e a porta de saída é liberada. Se a plataforma circular abaixar pode usar a alavanca desta área para que ela suba novamente. Após a sequência pendure na borda da alcova e desça para a plataforma mais baixa. Veja (de qualquer lado) uma coluna e uma argola. Use o gancho nesta argola e fique pendurada. Desça e vá para o chão. Siga pela passagem liberada por KRAKEN e veja a piscina com água. Entre nela, mergulhe e siga pelo único caminho possível até chegar perto da estátua do guerreiro NORSE. Saia da água, suba a escada e siga pela passagem aberta vendo a sequência. LARA aproxima de um portão fechado e vê a enorme estátua de THOR, o deus do trovão. Perto dele vê uma luva flutuando. Conforme é dito na mitologia THOR necessita de luvas de ferro para manejar seu enorme martelo (MJOLNIR). Acredita que deve ser uma destas luvas.

Video 

Parte 1



Parte 2



PARTE 3: THE NORSE CONNECTION

Após a sequência veja o portão fechado e as 2 placas de pressão no chão. Olhe para a direita e veja uma porta fechada e um buraco na parede. Aproxime da coluna e aprende a pular usando paredes. Olhe para a coluna, pule para ela e rapidamente pule para a parede. Torne a pular para a coluna e dela pule para o buraco da parede. Passe por ele, pendure na borda e desça na sala fechada. Observe-a e veja 2 blocos no chão e uma placa de pressão. Leve os 2 blocos até a placa de pressão e quando fizer isto a porta abre. Deve levar estes blocos até a outra sala. Segure um bloco e posicione LARA bem no final da placa. Atire o bloco ("R2") pela porta, se ficar bem posicionada não terá problemas. Faça isto com os 2 blocos e continue em cima da placa para que a porta fique aberta. Deve passar rápido por esta porta e o melhor é fazer isto "rolando" ("corra e use a BOLA"). Quando chegar na outra sala leve os 2 blocos e coloque-os em cima de uma mesma placa. Pise na outra, posicione e use o gancho no portão.

Puxe o cabo ("TRIÂNGULO") e o portão cai. Siga para a sala da estátua de THOR e aproxime do pedestal com a luva vendo a sequência. A luva desintegra e vira um pequeno artefato. LARA coloca este artefato na sua mão e uma luva transparente aparece. Um mercenário entra na sala, rouba o artefato, coloca uma bomba e sai dizendo que "AMANDA mandou lembranças". Após a explosão vá até a estátua de THOR e ande para a esquerda. Pegue o TREASURE (1/3 - 6/8), vá para a sala dos pratos de pressão e siga até a abertura que surgiu à direita. Observe a área e veja um buraco na parede. Use o bloco e passe pelo buraco. Siga pelo corredor e agache para passar pelo buraco nas pedras. Entra em uma sala com colunas. Suba na 1ª coluna da direita e vá até o topo dela. Posicione e pule de costas para a outra coluna. Suba até o topo dela e fique de costas para a plataforma. Pule de costas para esta plataforma e pegue o TREASURE (2/3 - 7/8). Olhe para a sala e veja à esquerda uma coluna quebrada no centro e a coluna junto da outra plataforma. Posicione bem LARA e pule para o topo da coluna quebrada. Pule novamente e agarre na coluna. Gire, posicione LARA e pule de costas para a plataforma.

Gire e olhe para a sala. Observe a área e veja a coluna e as 2 pilastras quebradas. Corra e pule agarrando nesta coluna. Suba, posicione bem LARA e pule de costas para o topo da pilastra quebrada. Pule para a outra pilastra e para a plataforma. Siga pela passagem e ao final agache e passe pelas pedras. Pegue o TREASURE (3/3 - 8/8). Continue o caminho, agache mais uma vez e chega em uma sala com um buraco cheio de água. Caia na água, mergulhe e nade até ver a sequência. Ao subir no iate vê ao longe o grande navio com os mercenários. Você pega o iate e aproxima do navio.

Video 




PARTE 4: GOD OF THUNDER

Após a sequência está no DECK superior do navio de AMANDA. Observe a área e veja mercenários na área abaixo. No DECK em que está não tem nada para fazer. Localize a escada, desça por ela e vá bem para a direita. Vá detonando os bandidos e seja rápida. Quanto mais ficar neste DECK mais bandidos vão aparecer. Suba a escada para o DECK superior e siga pela passagem entrando no navio. Desça a escada, mate mais um bandido e siga pelo corredor entrando na ENGINE ROOM. Veja a sequência. Será atacada por um mercenário e tem uma explosão. Quando tiver controle siga pelo corredor e ao chegar na bifurcação vá para a esquerda vendo nova sequência. Vê AMANDA observando o dispositivo da luva e que ela não consegue usá-lo. O navio está afundando e AMANDA foge. LARA encontra outra velha conhecida, JACQUELINE NATLA que está presa em um cilindro de vidro. Ela diz para Lara que sua mãe (AMÉLIA CROFT) não está em AVALON mas sim em HELHEIM, outro mundo escandinavo.

LARA quer saber onde é este lugar e NATLA diz que um dia poderá contar a ela. Avisa que para entrar neste mundo LARA vai precisar usar o "martelo" que seu pai tanto procurou. Ela faz referências sobre a costa da Tailândia e o cabo de um dos helicópteros puxa NATLA em sua prisão de vidro. Quando tiver controle vê que o navio está afundando e deve sair dele. Não tem tempo para fazer isso. Siga pelo corredor e verá o chão com grade e um caixote. Ao seguir por ele entra em "ADRENALINE MODE". Lara ficará em câmara lenta e deverá ser muito rápida para passar pelo barril com fogo e entrar no corredor à direita. O navio fica de cabeça para baixo. Vá até o final deste corredor e olhe a parede esquerda, deverá escalar esta parede. Pule para a barra de metal e suba até o final. Posicione bem à direita e pule para a parede do outro lado. Suba e ao chegar ao final contorne toda a área para continuar subindo e chegar em um corredor. Siga por ele e aproxime de 2 grossos canos. Escale por eles e vá para a borda da direita.

Ande para a direita e pule pendurando na borda mais alta. Continue pela direita até poder subir 2 vezes (borda verde). Continue pela direita e suba em uma plataforma branca. Localize os canos e pule para a borda dos canos da esquerda. Vá para a borda do outro cano e ande para a direita. Pule e vá para a pequena borda mais alta. Suba, vá para a direita e pule para cima pendurando em outra borda. Continue pela direita até poder pular e pendurar na borda mais alta. Vá para a direita, suba mais um pouco e continue indo para a direita até subir em uma passagem quebrada. Siga por ela e veja a sequência. O navio está afundando e AMANDA está pendurada no helicóptero. LARA atira em AMANDA. Ela joga o dispositivo no mar. LARA mergulha, pega o dispositivo e volta para o iate.

Video 




LEVEL 2: COASTAL THAILAND

PARTE 1: THE REMNANT

Durante a sequência LARA conversa com ALISTER e ZIP. Ela não vê sinais da exploração de seu pai nesta área e acredita que possa achar algo no interior da ilha. Está na água olhando para uma pequena ilha. Melhor não ficar mergulhando por estas águas, isto poderá causar problemas futuros. Nade até a ilha, suba e saia da água. Observe o paredão de pedra vendo nele algumas ranhuras. Escale este paredão até chegar na área com vegetação verde. Aqui poderá seguir para a esquerda e para a direita. Vá para a direita e pule em outra ranhura. Vá para cima 3 vezes e siga para a direita vendo a ranhura da pedra do outro lado, perto da cascata. Pule para ela, vá para a direita e fique atrás da cascata. Desça nesta área entrando em uma alcova. Pegue o TREASURE (1/3 - 1/4). Vá para a beirada da alcova e olhe para a pedra de onde veio (direita). Posicione, corra e pule para a fissura. Vá para a esquerda e desça para contornar esta pedra agora pela esquerda. Ao chegar ao final, na borda da parede, veja a borda atrás de você. Dê um pulo de costas para ela e vá para a direita até poder subir em uma pequena plataforma. Posicione bem e pule para a área com a escada. Suba por 2 lances de escada, olhe para a direita e tenha uma visão desta área e de seu pulo. Deve escorregar um pouquinho e pular para a barra de ferro. Se cair na água deverá repetir todos os seus pulos. Balance e pule para a borda da parede do outro lado. Vá para a direita e suba na plataforma.

Suba por mais escadas e observe o mar do vão que tem à direita, antes de subir toda a escada. Pendure na borda desta plataforma e olhe para baixo vendo as pequenas bordas da parede. Desça por elas e ao chegar na última fique bem à esquerda. Deve dar um pulo de costas e pendurar na beirada de uma alcova. Suba nela e pegue o TREASURE (2/3 - 2/4). Pendure na borda da alcova, vá bem para a direita e pule para a borda da parede. Repita seus pulos, suba e retorne para a escada. Acabe de subir a escada e olhe o paredão à esquerda. Posicione e pule para a borda deste paredão. Pule para a borda acima e vá para a esquerda até poder subir nesta borda. Agora deve dar pulos pelas paredes, posicione bem. Pule para a parede esquerda, pule rápido para a parede direita e torne a pular subindo na plataforma. Este pulo é muito chato, se cair na água repita tudo até conseguir pegar a "manha" de sua posição. Siga pelo estreito caminho de terra até ver um arco de pedra. Siga por ele até chegar perto de uma grande raiz. Passe pelo arco que tem após esta raiz, siga pelo estreito caminho de terra aproximando de um tronco que bloqueia seu caminho. Pule por ele, continue o caminho e passe por outro arco. Pule a grande pedra e siga até chegar em uma bonita área cheia de construções e de colunas. Veja a cena tendo uma visão desta Ruína.

Quando tiver controle aproxime das colunas e veja a borda da coluna esquerda. Pule para esta borda e pule para a borda mais alta. Contorne para a direita e pule de costas para a borda da outra coluna. Ande para a esquerda, posicione e desça na viga de madeira. Ande até o meio desta viga e olhe para a esquerda vendo a barra de ferro entre 2 colunas. Posicione e pule para esta barra. LARA segura a barra só com uma mão. Rapidamente use o ("TRIÂNGULO") para que ela não caia. Balance e pule para a borda do paredão. Vá para a direita o máximo que conseguir (a visão é horrível) e pule de costas pendurando na borda de uma coluna. Ande para a esquerda e pule para a borda da outra coluna. Posicione e desça na viga de madeira. Ande até o outro lado desta viga e pendure nela (de qualquer lado). Desça e consegue segurar na borda da coluna. Desça 2 vezes ficando em cima de um bloco. Vá para o chão onde tem um pouco de água. Observe o pequeno riacho que tem mais abaixo e pule para esta área. Vá até o final do riacho e veja um bloco. Suba nele e pule para a fissura da parede. Pule para a fissura mais alta e suba na plataforma. Rapidamente pegue sua arma e mate um tigre. Observe esta área e veja uma pedra inclinada.

Use esta pedra e vá para a área acima. Localize a fissura no paredão e pendure nela. Vá para a fissura mais alta e ande para a direita até poder subir na abertura entre as pedras. Siga na direção da ruína (colunas laranja) com a arma na mão. Mate outro tigre e siga pelo pátio com cuidado matando mais 2 tigres. Pegue o TREASURE (3/3 - 3/4) que está no chão e ande pelo pátio observando a área. Localize uma parede com bordas, entre 2 colunas laranja, e veja que nesta área tem um bloco. Suba no bloco e pendure na borda da parede. Suba até o final, chegando na plataforma. Vá para o outro lado, pendure na borda da plataforma e desça até o chão. Siga descendo a escada até chegar em um grande buraco onde vê colunas com umas ripas de madeira. Posicione bem e pule para a 1ª coluna. Se cair no buraco vai morrer. Pule pelas outras 2 colunas e para o corredor. Siga por ele vendo outro buraco no chão, este buraco não tem colunas. Pendure na borda dele e desça até o chão. Siga até o outro lado e localize a fissura na parede. Pendure nela, vá para a fissura mais alta e saia do buraco. Siga o corredor e veja a sequência. LARA examina as paredes e vê referência a BHOGAVATI identificando também o deus SHIVA e a deusa KALI.

Video 




PARTE 2: BHOGAVATI

Após a sequência siga pela plataforma de madeira e pendure na borda dela. Desça para a plataforma mais baixa, pendure na borda dela e vá para o chão. Ande pelo pátio e veja, além da grande estátua de SHIVA e KALI, mais 2 pequenas estátuas, das bailarinas THAI. Poderá mover estas estátuas mas no momento não convém tocar nelas. Observe o pátio e veja 2 passagens. Fique de costas para as estátuas e siga pela passagem da direita. Siga pelo corredor e suba umas escadarias chegando em uma área com colunas. Vá para a esquerda e veja uma alavanca. Acione-a e veja a cena. O braço direito da estátua de SHIVA abaixa. Pule para o pátio abaixo, vá até o final dele e pegue a GEM. Volte para a área da alavanca e siga para a direita contornando o pátio. Chega perto da mão de SHIVA. Suba nesta mão e acione o slot colocando nele a jóia que acabou de pegar. Retorne até a alavanca e acione-a vendo a sequência. A mão de SHIVA sobe e um raio de luz bate no pátio abaixo. Volte até a área onde estava a mão de SHIVA e repare na fina borda da parede. Pule para ela. Suba nesta borda, siga por ela e pegue o TREASURE (1/1 - 4/4) que está atrás da estátua. Continue andando por esta borda e ao final dela pule para a outra borda.

Vá para o chão e desça as escadas aproximando da outra alavanca. Acione esta alavanca e veja a cena. O braço esquerdo da estátua de SHIVA abaixa. Vá para o pátio mais baixo, ande até o final dele e pegue a GEM. Volte até a área da alavanca, contorne pela esquerda, suba as escadas e vá até a mão de SHIVA. Coloque a jóia no slot e volte até a alavanca. Acione-a e veja a cena. A mão da estátua de SHIVA levanta e outro raio de luz bate no pátio abaixo. Atravesse o pátio com as colunas, desça as escadas e retorne para o pátio inicial. Chegou a hora de mover as estátuas das bailarinas THAI. Observe o circulo do chão e os trilhos onde estão as estátuas. Vá até a estátua que está no trilho central e mova-a para a esquerda posicionando-a a direita da estátua de SHIVA (olhando para ela). O raio de luz deve bater nesta estátua e refletir na estátua de KALI. Vá até a outra estátua e mova-a até o trilho central, contornando o circulo (pela direita). Atravesse por este trilho e posicione esta estátua à esquerda da estatua de SHIVA. O outro raio de luz deve bater nela e refletir na estátua de KALI. Veja a cena.

Quando tiver controle aproxime da grande estátua e veja uma passagem no chão, siga por ela. Siga o corredor e ao final dele entra em uma sala onde vê uma estrutura no centro. Suba nela e pise na placa de pressão. Ao fazer isto as portas fecham e várias NAGAS verdes (serpentes da mitologia HINDU) vão surgir da parede. Pode usar aqui a SUBMACHINE GUN. Para mudar sua arma basta acionar o direcional inferior. Não desça desta estrutura. Fique em cima dela e mate todas as NAGAS. Quando terminar a porta da sala abre. Siga pelo corredor e veja uma cena. Continue seguindo o corredor até chegar em uma sala. Vá para a direita e aproxime de uma grande porta vendo a sequência. LARA examina a grande porta e uma luz azulada aparece em sua mochila. Ela pega a luva de THOR, toca na porta e os desenhos ficam azuis. LARA percebe que é capaz de mover a porta pesada e descobre de onde a força divina de THOR pode ter vindo.

Video 




PARTE 3: PUPPET NO LONGER

Quando tiver controle está com a luva de THOR perto da grande porta. Acione esta porta ("TRIÂNGULO") e ande para a direita. A porta abre. Siga por ela e entra em uma grande caverna arredondada. Siga pela passarela e veja nova sequência. LARA nota que esta parte das ruínas foi construída muito antes do Templo. Le referências sobre a 2ª luva de THOR e sobre o martelo, eles estão sumidos. Estes tesouros estão protegidos pela "morte" para manter JORMUNGANDR subjugado. O mapa que mostra a localização destes artefatos foi destruído. LARA olha o pedestal e vê que a luva sumiu. Lê uma inscrição feita por seu pai direcionada para NATLA. O pai de Lara assina "R J C". LARA comenta que o pai dela nunca usava a inicial do meio para não confundir com as iniciais do avô. Acredita que isso deve ser uma dica sobre a localização da 2ª luva. Quando tiver controle observe esta caverna e veja a grande estátua de ODIN e a plataforma circular central com uma pequena árvore.

Vá até o final dela e pendure na borda maior vendo a parede com desenhos, ela possui estreitas bordas. Use estas bordas e vá para o chão ficando em cima de uma pequena plataforma central. Cuidado pois nesta plataforma existem buracos no chão e poderá girar a grande coluna central. Ponha a mão com a luva na parede do painel e ande para a direita, o máximo que conseguir. Roda a estrutura central para a direita. Solte a mão e veja que no chão, à esquerda tem um buraco. Pule para a plataforma do outro lado e contorne o cilindro central localizando na parede azul 3 barras de ferro. Pule por estas 3 barras de ferro e vá para o outro lado. Aproxime do painel da parede e use a mão com a luva. Ande para trás e puxe este painel observando a coluna na parede. Deve deixar um pequeno espaço para passar. Quando posicionar o painel solte sua mão e passe contornando este painel. Observe a área, veja a estátua de ODIN e use novamente a mão no painel. Agora empurre-o até o final, o máximo que conseguir.

Largue o painel e veja as 3 barras de ferro nele. Posicione e pule usando estas 3 barras indo para o outro lado. Vá para a esquerda, pule o buraco do chão e aproxime do painel do cilindro. Use a luva nela e ande para a direita até ver a cena. Use as bordas e retorne para o topo da plataforma circular. Ande pela passarela e coloque a luva na porta. Ande para a direita e abra-a. Siga e veja a sequência. A luva perde seu poder e LARA quer saber onde THOR recarrega esta luva. Quando tiver controle está em outra caverna. Observe a ponte quebrada e a argola no teto. Melhor correr, pular e acionar o gancho para pular para o outro lado. Se cair na água verá um bloco. Use-o e retorne.

Quando chegar do outro lado olhe para a parede esquerda e veja as rachaduras nas pedras. Suba por elas, ande para a esquerda e pule pendurando na barra de ferro. Espere um pouco. Esta barra vai abaixar e uma porta submersa vai abrir por pouco tempo. Quando a porta abrir completamente pule na água, mergulhe e passe pela porta. Siga pelo túnel bem rapidamente pois poderá ficar sem ar. Quando chegar perto de uma grande porta veja a sequência. LARA retorna para seu lindo iate e conversa com ZIP e ALISTER. Conta sobre a luva e o mapa que foi destruído por seu pai. Diz que ele deixou uma pista e que o mapa está bem embaixo de seu nariz. LARA parte para casa.

Video 




LEVEL 3: CROFT MANOR 

PARTE 1: PROTECTED BY THE DEAD

Durante a sequência inicial está em sua Mansão na companhia de ALISTER, ZIP e WINSTON, seu mordomo. WINSTON abre uma passagem secreta para a cripta da família. Todos descem pela escura escada e LARA observa a tumba de seu avô localizando uma abertura. Ela vai por um túnel e quando tiver controle está na entrada de uma caverna. Observe que agora possui a SHOTGUN em seu Inventário. Melhor deixar esta arma selecionada (direcional inferior). Siga pela caverna até chegar em um buraco. Use os blocos para descer e poder seguir pelo outro lado. Ande agachada pelo túnel até ver a cena na entrada de mina. Posicione, corra e pule para esta entrada. Siga por ela, vá passando pelos obstáculos até ver outra cena, junto do buraco do abismo. Quando tiver controle gire e pegue o TREASURE (1/6) à esquerda da passagem. Vá até a plataforma de madeira, olhe para o abismo e pendure na borda direita. Posicione e desça 2 vezes. Vá bem para a direita e pule o buraco do abismo.

Contorne tudo segurando na madeira e quando der suba com cuidado pois tem um buraco no chão. Siga pelo túnel até chegar em uma área mais larga, em ruínas. Para seguir em frente terá que ir até a parte superior desta ruína. Retorne só um pouquinho pelo túnel e repare nele uma bifurcação. O lado esquerdo foi de onde veio. Siga pelo lado direito, pelo estreito caminho e passará por um portão de ferro fechado (esquerda). Continue seguindo até chegar na saída do túnel e observar a área. Posicione e pule para o topo da pilastra quadrada. Atravesse com cuidado pela viga de madeira e vá para a outra pilastra. Observe os buracos da parede da ruína, posicione, corra e pule pendurando no buraco mais alto. Vá bem para a direita e pule pendurando na borda da ruína. Continue pendurada e vá o mais a direita possível. Quando não puder mais andar suba na plataforma da ruína e olhe para a pilastra que está mais abaixo de você. Posicione, corra e pule para o topo desta pilastra. Olhe para a alcova e pule até ela. Suba e pegue o TREASURE (2/6). Volte para a pilastra e pule pendurando no buraco da parede.

Vá para a esquerda, pule e suba novamente da plataforma da ruína. Contorne a área com velas e siga pelo outro lado. Atravesse pelo longo túnel até chegar na área de uma grande Capela toda quebrada. Fique em cima do andaime e observe a área vendo um tesouro em uma plataforma mais à esquerda. Vá para a parte mais baixa do andaime e pendure na borda esquerda. Posicione e desça na viga de madeira. Vá para o outro lado, pule e suba na viga de madeira mais alta. Ande para a direita, posicione e pule para a plataforma. Suba nela e pegue o TREASURE (3/6). Volte e vá até o andaime novamente. Para descer até o chão com segurança é melhor usar o andaime. Vá até a área central e suba as escadas seguindo pela única passagem possível (esquerda). Siga pelo corredor (ignore a escada por agora) e entre em uma sala. Observe o local, veja a grande plataforma central, a alavanca e os vitrais. Neste momento nada pode fazer por aqui. Siga pelo outro lado do corredor e suba a escada.

Ao chegar ao topo dela siga um pouquinho e veja a barra de ferro na parede esquerda. Posicione embaixo dela, pule e pendure Vá para perto da parede, suba nesta barra e pule pendurando na borda da parede. Vá para a esquerda ou direita e suba na pequena alcova. Pegue o TREASURE (4/6) e volte para o chão. Nesta área tem um pedestal com uma alavanca. Segure nela e ande para trás 2 vezes vendo que o vitral do anjo direito fica iluminado. Largue esta alavanca e ande aproximando deste vitral iluminado. Perto dele tem uma pequena pilastra. Suba no topo dela e veja que pode usar a argola que tem no teto. Pule para a sala e rapidamente acione o gancho. Balance e pule para o balcão do outro lado. Se desejar pode descer a escada, passar pela sala dos vitrais e subir pela outra escada. Ao chegar neste balcão localize a barra de ferro na parede. Faça a mesma coisa. Pendure nela e suba até a pequena alcova. Pegue o TREASURE (5/6) e volte para o chão. Vá até a alavanca, segure nela e gire-a 3 vezes. Consegue iluminar o outro vitral vendo a cena. Largue a alavanca, desça a escada e volte ao salão.

Vá até o pedestal da alavanca e segure nela (de qualquer lado). Gire a alavanca e veja que consegue abrir uma porta que está no centro dos vitrais, na área acima. Largue a alavanca e vá até o final da sala (direita) vendo a grande pilastra cheia de bordas. Suba por todas as bordas até ficar no topo desta pilastra. Olhe para a sala e veja a porta do outro lado e a argola no teto. Pule, use o gancho, balance e vá para o outro lado. Siga pelo corredor chegando perto de uma alavanca. Acione-a e uma passagem secreta abre. Siga por ela até chegar em uma sala vendo a sequência. LARA aproxima da mesa e acha a LUVA DE THOR e um gravador. Ela aciona o gravador e escuta a última mensagem de seu pai. Ele diz que nesta sala está tudo o que LARA pegou de BHOGAVATI. Junto com a luva direita de THOR ele deixou a cópia do mapa com a localização dos outros artefatos que ela necessita para abrir o caminho para AVALON.

Ele avisa que ela deverá tomar cuidado com os "THRALLS" que estão guardando a luva. LARA toca no artefato e examina-o. Um par de esqueletos parecidos com um cachorro desce pela parede e atacam. Quando tiver controle corra, use uma boa arma (SHOTGUN) e atire neles. Quando matá-los aproxime do corpo e acione-o ("TRIÂNGULO") para quebrar os ossos. Se não fizer isto eles sobrevivem e atacam novamente. Quando terminar com estes esqueletos observe a sala e pegue o TREASURE (6/6) que está embaixo de um móvel quebrado. Localize um pedestal com desenhos azulados. Use a luva neste pedestal e veja que pode movê-lo.

                


Deve mover o pedestal em volta da sala e posicioná-lo conforme mostra a figura acima. Largue este bloco e veja se ele está posicionado entre 2 pilastras, uma grande e uma quebrada. Suba na borda de uma destas pilastras, posicione e pule para o topo do pedestal. Olhe para a pilastra quebrada, pule para ela e suba até o topo. Gire para a pilastra maior e veja uma viga nela. Posicione e pule para esta viga. Cuidado pois tem um buraco no chão, se cair será morte certa. Pendure na borda desta viga, vá para a direita e pendure na borda da pilastra. Continue pela direita e vá para a viga do outro lado. Suba nela, gire para a direita e pule para a borda da outra pilastra. Veja o buraco na parede e contorne esta pilastra até o final.

Posicione e dê um pulo de costas para este buraco. LARA retira as luvas que perderam o poder. Siga pelo buraco da parede e veja a cena da explosão. Quando tiver controle está no corredor em chamas, esta parte do jogo é a mesma que já fez em "PROLOGUE". Deve repetir todos os seus passos até pular no chão do salão principal e ver ZIP atirando em LARA. Agora LARA reage e ZIP explica o que aconteceu. Uma "sósia" de LARA abriu o cofre usando o scanner de retina. Roubou a WRAITH STONE que LARA pegou de AMANDA em "TOMB RAIDER - LEGEND". LARA pergunta por ALISTER e nem ZIP, nem WINSTON sabem dele. LARA avisa que deseja ver o vídeo de segurança e fica sozinha na sala. Quando tiver controle observe o ambiente e localize a parede de vidro que divide o salão.

Deve ir para o outro lado desta parede de vidro. Olhe para a lareira e veja as bordas na lateral direita. Use estas bordas e suba até o final. Se tiver dificuldade suba no sofá que está com fogo e pule para a borda da lareira. Ao chegar na última vá para a direita e pule pendurando na borda do balcão. Suba nele, vá para a direita e observe a parede de vidro vendo uma barra de ferro e a borda da parede. Pule para esta barra e suba nela. Ande para a esquerda e pule ficando em cima da borda da parede de vidro. Se desejar pule diretamente para a borda da parede de vidro. Pendure nesta borda do outro lado, ande para a esquerda e desça indo para o chão. Veja a sequência. Ao iniciar sua busca vê uma sombra após a parede. Aproxima e vê que a criatura é uma cópia sua, até nos movimentos.

ALISTER aparece e leva um tiro da "cópia". Antes que LARA possa fazer alguma coisa a cópia foge. LARA vai até ALISTER que antes de morrer diz que verá LARA em AVALON. A cena muda e mostra ZIP e WINSTON na frente da Mansão toda em chamas. Eles observam a "cópia" de LARA fugido e a chegada dela carregando ALISTER. LARA conta o que aconteceu e lembra que anos atrás também enfrentou uma cópia sua, criação de NATLA ("TOMB RAIDER 1" e "TOMB RAIDER ANNYVERSARY"). LARA diz que AMANDA e NATLA estão trabalhando juntas e avisa que vai seguir a pista do pai dela indo para o México, ela necessita pegar o cinto de THOR.

Video 

Parte 1



                                                                        Parte 2



                                                                        Parte 3



LEVEL 4: SOUTHERN MEXICO

PARTE 1: THE UNNAMED DAYS

Durante a sequência vê LARA de moto seguindo pela floresta e aproximando das ruínas de um Templo Maia. Quando tiver controle observe os controles de sua moto (treine), não é fácil fazer uso dela. Suba na moto ("TRIÂNGULO"), dê ré ("L2"), freie ("R2"), acelere ("L1") e atire ("R1"). Quando terminar seu treinamento siga pela passagem da construção. Siga pela estrada de terra até chegar em uma bifurcação, perto de uma grande pedra. Por agora siga pela estrada à esquerda até chegar na beirada de um pequeno riacho. Contorne-o e aproxime de umas pedras, não consegue mais continuar com sua moto. Desça ("TRIÂNGULO") dela e suba pelas pedras indo para o outro lado. Observe a área e aproxime da grande porta de madeira. Segure na barra desta porta, ande para a direita e consegue abri-la. Siga por ela até chegar perto de outra porta fechada. À direita tem pedestal com uma alavanca. Acione-a e abre a porta fechando a porta por onde acabou de passar.

Siga aproximando de uma grande porta de madeira. Acione esta porta e abra-a. Siga para a área da ruína e aproxime de um pedestal com uma alavanca. Segure nela e gire-a até ver a cena. Uma porta na ruína abre e fecha a grande porta de onde veio. Quando tiver controle vá para o pátio e suba a escadaria. Olhe para a esquerda e veja a alcova onde tem outra alavanca. Vá até lá e acione esta alavanca. A porta principal da ruína abre. Saia desta alcova e veja a porta liberada. Antes de passar por ela vá até o outro lado da escada e pegue o TREASURE (1/1 - 1/6). Volte e passe pela porta principal da ruína. Fique em cima do prato de pressão e a porta de onde veio fecha abrindo uma outra (quanta segurança!). Siga por ela com cuidado e com arma na mão, será atacada por uma pantera negra. Acabe com ela e observe este grande pátio. Nada de especial para fazer por aqui. No fundo existem grandes colunas.

Aproxime delas e observe as 2 colunas bem à esquerda, uma pequena e a outra maior. Na coluna maior pode ver uma barra de ferro. Fique embaixo desta barra, pule e pendure nela. Suba e rapidamente pule para pendurar na borda da coluna maior. Vá para a esquerda e pule pendurando na borda mais acima. Vá para a esquerda, posicione e pule para borda da outra coluna. Ande para a esquerda e pule segurando na pequena borda da parede da ruína. Vá andando para a direita (pule) usando as bordas até ficar sem saída. Repare e veja uma barra de ferro horizontal atrás de LARA. Posicione e dê um pulo de costas ficando em cima desta barra. Ande para a direita e ao chegar ao final dela veja a coluna à direita, com uma pequena viga de madeira. Pule para a borda desta coluna (posiciona bem LARA) e vá para a esquerda subindo na pequena viga de madeira. Vá até o final dela e veja a ponta de outra pequena viga de madeira. Pule para esta viga e veja a ponta da coluna à direita (visão horrível).

Quando ficar no topo da coluna ande pela viga de madeira e pule pendurando na borda da parede. Vá para a direita e pule para a borda acima. Ande para a direita e pule para a barra de ferro. Posicione mais na beirada desta barra, balance e pule para a plataforma com pedras brancas. Olhe para a esquerda e siga pela passagem que tem nesta plataforma. Ande pela estrada de terra chegando em uma caverna. Vá para a direita e saia pela abertura chegando em uma sala com colunas quebradas e um buraco no teto. Suba no bloco da coluna que está no centro e pule para a borda da coluna à esquerda. Ande para a esquerda e pule pendurando na borda mais acima. Posicione e dê um pulo de costas para a borda da parede. Suba nesta borda e olhe para a esquerda vendo uma pequena alcova. Entre nela e pendure na borda da parede. Pule para borda mais alta, vá para a esquerda e dê um pulo pelo buraco da parede. Continue pela esquerda e ao final desça para a borda mais baixa. Posicione e dê um pulo de costas para a plataforma. Vá para a esquerda e veja o bloco oposto, com uma viga.

Pule para ela, use o bloco e vá para a plataforma. Siga pelo caminho que tem à direita e suba uma escada vendo um buraco no chão. Pendure na borda dele e desça. Está tudo muito escuro. Localize uma área com luz e pule para ela (sua lanterna funciona). Siga para a próxima sala e tenha uma visão geral da área. Vê um painel quadrado no chão com uma rachadura, uma argola na parede e uma pilastra. Siga bem para a esquerda desta sala e veja uma borda na parede, no lado esquerdo da grande porta. Vá na alcova ao lado e pendure nesta borda. Pule e suba na plataforma acima da porta. Vá até final desta plataforma e pule para a borda da plataforma do outro lado. Suba nela, vá para a direita e olhe para a sala. Verá a argola na parede e um bloco em cima da pilastra. Use o gancho e ande para a direita. Vá acionando o ("TRIÂNGULO") para que o cabo bata no bloco e derrube-o. Veja a cena, este bloco quebra a placa do chão. Vá para o chão usando a plataforma mais baixa e aproxime do buraco.

Observe-o e veja a borda dentro deste buraco. Ande para a esquerda e pendure no local certo descendo para esta borda. Ande para a esquerda, vá para a borda mais baixa e desça na alcova. Pendure na borda dela, vá para a borda mais baixa e vá para o chão. Suba no bloco e observe o altar iluminado com tochas. Vá até lá e pegue o artefato JAGUAR HEAD. A porta do outro lado começa a abrir mais umas barras na abertura abaixo não permitem. Acione a mira ("L1") e atire ("R1") algumas vezes para que a porta abra completamente. Pule para o bloco do centro da sala, posicione e pule para a borda da plataforma da porta. Suba e siga pela escada. Entre no corredor e vá até a alavanca. Segure nela (qualquer lado) e ande para girar esta alavanca. Levanta a porta desta sala. Siga pelo corredor chegando perto de outra porta. Segure na barra desta porta e ande para trás. A porta abre. Passe por ela e retorna ao pátio da ruína. Atravesse o pátio, suba a escada e passe pela porta indo até a outra porta fechada.

Acione a alavanca, saia do Templo e pule as pedras indo até sua moto. Suba nela e retorne pela estrada até chegar na bifurcação da grande pedra. Deve seguir pelo caminho da esquerda até chegar em uma área onde fica sem saída. Observe o local (tem uma palmeira) e veja uma passagem mais alta à esquerda. Perto dela tem uma rampa de pedras. Deve usar esta rampa para ir até esta passagem. Para chegar até lá posicione bem sua moto e "acelere" bastante para ganhar velocidade. Use o freio ("R2") e acelere ("L1") junto. Depois solte o freio e "voe" pela rampa entrando no túnel. Vá seguindo pela estrada até chegar em uma bifurcação. A estrada à esquerda é sem saída. Siga pela direita até entrar em um grande pátio, o "MAYAN BALL COURT" onde vê 2 mercenários. Pode ir ao encontro deles com a moto ou descer dela. Acabe com os 2 homens e siga com a moto para a direta deste pátio vendo outra saída. Vá por ela e siga pela passagem ficando em cima de uma placa de pressão. Espere em cima desta placa para que a porta abra. Siga devagar por ela e verá um buraco no chão com uma tábua de madeira.

Posicione bem e atravesse pela tábua de madeira com cuidado. Continue seguindo pela estrada até chegar em outra placa de pressão. Fique em cima dela e espere a porta abrir. Passe por ela e siga com cuidado chegando perto de uma ruína. Uma pantera negra te ataca. Acabe com ela e desça da moto. Observe a área (não para de chover) e localize uma pequena rampa e veja que à esquerda dela tem uma coluna. Pule nesta rampa e antes que LARA comece a escorregar pule de costas pendurando na borda da coluna. Vá para a esquerda e pule indo para o topo desta coluna. Gire para a direita e veja a borda da plataforma. Posicione e pule para ela. Pule para a próxima plataforma, suba e vá para a esquerda. Siga para o pátio e veja a sequência, localiza o "MAYAN CALENDAR". LARA filma um mecanismo com 3 grandes círculos no chão. Ela diz que é o Calendário Maia e que ele possui 360 dias. Os 5 dias restantes representam os "UNNAMED DAYS". Nestes dias acreditam que os portões do submundo abrem. Quando tiver controle SALVE O JOGO.

Video 

Parte 1



                                                                        Parte 2



PARTE 2: XIBALBA 

Está perto de um grande círculo composto por 3 anéis, um PUZZLE do Calendário Maia. Observe bem a área e o PUZZLE. Existe um slot na área externa e um pedestal no centro dos círculos. No chão existem 3 grandes anéis formados por blocos de pedra. Em cada anel existe um símbolo em destaque. Vá até o pedestal central, acione-o e coloca nele a JAGUAR HEAD. Observe o pátio e veja no canto perto da entrada outro pedestal. Vá até ele e pegue a STONE HEADDRESS. Vá até o slot do anel externo e coloque esta pedra nele. Um pedestal aparece e com isto o PUZZLE é liberado. Teremos que girar os anéis e posicionar os 3 símbolos conforme está o símbolo do anel externo. Aproxime da alavanca central, segure nela e ande. Vá movendo os anéis até que os símbolos fiquem alinhados conforme mostra a figura abaixo.

                  


Ao posicionar os 3 símbolos veja a sequência. Blocos do grande pátio (BALL COURT) movem e uma passagem aparece em uma rampa. Teremos que retornar até este pátio. Saia e retorne até sua moto usando o mesmo caminho das plataformas. Suba nela e siga pela estrada. Use os pratos de pressão e passe pelo buraco usando a tábua de madeira. Ao chegar no BALL COURT veja a rampa no centro do pátio. Siga por ela.

Video 




PARTE 3: THE MIDGARD SERPENT

Durante a sequência LARA examina as inscrições na parede. Quando tiver controle está perto de um buraco cheio de estacas. Suba na moto e siga reto. Desça a escada e vá por um corredor. Desça mais uma escada e pare vendo uma rampa de madeira. Desça da moto para observar esta área, existe um grande buraco no chão. Volte para a moto, acelere bem (freio + acelerador) e "voe" por este buraco. Ao chegar do outro lado veja outra rampa de madeira. Faça a mesma coisa, acelere e "voe" pelo buraco. Ao chegar do outro lado pare rapidamente, gire sua moto para não cair no próximo buraco, ele não tem rampa. Desça da moto e observe esta área. Veja as bordas na parede esquerda. Suba por elas, vá para a direita e pule para a borda da pilastra. Esta pilastra abaixa e a rampa de madeira aparece. Volte para sua moto, posicione, acelere e "voe" pelo último buraco. Continue pelo corredor e ao chegar na 1ª bifurcação pode seguir por qualquer lado. Na 2ª bifurcação vá para a esquerda. Quando chegar perto de uma alavanca desça da moto. Acione esta alavanca e a porta abre. Volte para a moto e siga por ela vendo a sequência.

Video 




PARTE 4: LAND OF THE DEAD

Quando tiver controle está em grande salão com uma fonte no centro. Em volta desta fonte vê 7 estátuas dos LORDS OF XIBALBA, eles estão sentados em um trono. A água desta fonte está contaminada, não encoste nela. Veja também neste salão várias portas fechadas, inclusive a porta de onde veio. Olhe para esta porta ficando de costas para a fonte. Veja à esquerda uma escada quebrada. Suba por ela e pule para uma pequena coluna. Desta coluna pule para a rampa quebrada e vá até o final dela observando a borda da parede. Pule para esta borda e dê um pulo pendurando na borda acima. Vá para a esquerda e quando não puder mais seguir pule para a esquerda, no outro pedaço de rampa. Suba até o final dela e posicione bem para pular para a rampa do outro lado. Este pulo é "longo". Deve correr e ao final efetuar seu pulo. Siga e ao final deste pedaço de rampa vê uma viga de madeira. Suba nela e vá para o outro lado. Suba na outra rampa e siga até o final dela pegando o TREASURE (1/5 - 2/6).

Suba na pedra que tem nesta área e veja o buraco com uma rampa formada pela boca da serpente mais abaixo. Pule para ela e repare que nesta área tem uma porta trancada. Siga por esta rampa e ao final dela pule o buraco indo para outra rampa. Desça por ela e retorna ao salão, perto de sua moto. Fique de costas para a moto e olhe para o lado direito da fonte, bem no final da sala. Verá um objeto dourado no chão. Vá até lá e pegue o STATUE SCEPTER. Está perto de um grande bloco. Olhe para ele e gire olhando para a fonte. Veja a estátua sentada à esquerda. Aproxime dela e veja um slot vazio na sua mão direita. Acione-o e coloca o cetro no slot. Veja que nas laterais desta estátua existem barras. Segure em uma delas e gire a estátua fazendo com que ela olhe para a fonte. Mova esta estátua na direção da fonte, o máximo que conseguir. Contorne a fonte e localize a estátua que já está virada para a fonte e que já possui um cetro. Esta estátua está bem oposta à sua moto. Segure em uma de suas barras e mova-a para perto da fonte. Quando terminar verá que conseguiu abrir uma porta.

Agora, olhando para a fonte, deve contornar a sala pela direita achando outra estátua com cetro. Esta estátua não está virada para a fonte. Gire esta estátua e mova-a para perto da fonte. Quando terminar olhe para a parede, à esquerda desta estátua, vendo um painel com um buraco no centro. Perto dele tem um cetro. Vá até lá e pegue o 2º STATUE SCEPTER. Vá para a esquerda (olhando para a fonte) e aproxime da estátua que está bem à esquerda da serpente da fonte, ela também tem um slot vazio na mão direita. Coloque o cetro nela, gire-a e aproxime-a da fonte. Veja a cena, consegue abrir outra porta. Localize a 1ª porta que abriu, ela está acima do painel onde pegou o cetro. Vá até lá, suba a escada e aproxime de um pedestal. Pegue a 1ª STATUE KEY e retorne para o salão. Vá para o lado oposto, perto daquele bloco onde pegou o 1º cetro. Suba neste bloco e pule indo para perto da 2ª porta que abriu. Siga pelo corredor e ao chegar na bifurcação pode ir por qualquer lado.

Continue seguindo pelo corredor até chegar em outra bifurcação. Vá por qualquer lado, siga e entre em uma sala vendo a cena, as portas fecham. Esta sala é bem escura e fria. No centro dela pode ver uns pedestais mas no momento nada pode fazer aqui. À direita existe uma escadaria. Suba por ela vendo blocos de gelo. Sua visão muda e fica ruim. Deve mover LARA para a esquerda da tela até ver um túnel escuro e efetuar um CHECKPOINT. Posicione, corra e pule para este túnel. Escorrega pelo gelo chegando perto de um grande bloco. Vá para a esquerda e pegue o TREASURE (2/5 - 3/6). Continue o caminho chegando em uma caverna. Veja os portões fechados e suba a escada que tem em frente. Fica em cima de um prato de pressão e os portões abrem. Siga por qualquer um deles com uma arma na mão. Mate um THRALL e pise em seus ossos. Vá até o final desta área e pegue 2ª STATUE KEY. Volte para a sala anterior, suba a escadinha e aproxime do pedestal com a caveira. Acione-o e LARA use a chave. A porta de saída abre e Lara pega a chave de novo. Saia pela porta e siga o corredor até o final.

Veja as bordas na parede. Pendure na primeira borda e pule para a segunda borda. Mova o mouse para a direita e pendure na outra borda. Ande para a direita, posicione e dê um pulo de costas indo para a borda do outro lado. Pule e pendure na borda mais alta. Ande bem para a esquerda para ver a plataforma atrás de você. Posicione corretamente e dê um pulo de costas para ela. Suba nesta plataforma e pendure na borda do outro lado. Vá para a direita e pule para borda mais alta. Pule novamente pendurando em outra borda. Fique bem à esquerda e pule de costas pendurando em outra borda. Vá para a direita e segure na outra borda. Continue subindo até ficar em pé na plataforma. Faça um giro e observe a área vendo as bordas na parede esquerda. Posicione e pule para estas bordas. Vá para a direita e pule para a viga de madeira. Ande até o final dela e pule para a viga do outro lado. Vá até a parede e pendure na borda. Veja 2 caminhos, à esquerda e direita. Escolha um deles, não faz a menor diferença. Pule na plataforma e siga pela passagem. Pendure na borda da parede. Suba até o topo e suba na plataforma. Siga pelo corredor e observe o grande buraco. Ande com cuidado pela viga de madeira e ao final dela pule para a outra viga.

Siga até a plataforma e veja a grande porta fechada. Olhe para a esquerda e veja a barra de ferro (alavanca) para abrir esta porta. Fique na beirada desta plataforma, veja a grande barra de ferro, a figura da caveira quebrada e a borda na parede. Pule para esta borda, vá para a direita e use as bordas da parede para subir. Ao chegar ao topo pule de costas e pendure na barra de ferro. Vá bem para esquerda, balance e pule para a barra (alavanca). Ela abaixa e a porta abre. Passe por ela, siga o pequeno corredor e pule indo para a rampa. Escorregue e vai para uma sala cheia de colunas. Vá para a direita e veja a porta fechada. A barra que abre esta porta está na parede à esquerda da porta. Vá até esta área, pule para uma das paredes, pule de costas e consegue pendurar na barra. Ela desce e a porta a abre. Passe por ela e escorregue por outra rampa retornando para a sala gelada. Vá até o pedestal do centro desta sala e acione-o.

LARA use a chave no pedestal, a porta de saída abre e LARA torna a pegar esta chave. Saia da sala e siga pelos corredores voltando para o salão da fonte. Desça a escada e aproxime do pedestal perto da piscina. Suba a escadinha e acione a cabeça da estátua. Coloca uma das chaves e a trava da barra desta estátua recolhe. Segure uma destas barras e leve o trono o mais perto possível da fonte. Veja a cena, uma das travas de outra estátua retrai. Contorne a fonte e localize o outro pedestal com uma escadinha (em frente da 1ª porta que abriu). Acione esta estátua e libere-a. Mova esta estátua para perto da fonte e consegue liberar a outra trava da estátua anterior. Vá até ela (em frente da porta onde está sua moto) e mova-a para perto da fonte. Veja a cena, abre as portas do final desta área, elas estão após a escadaria arredondada. Vá para qualquer uma destas portas e veja as pedras, está muito escuro. Agache e passe por elas. Siga pelo longo corredor oval e desça a escada com a arma na mão.

Mate o THRALL e quebre seus ossos. Continue seguindo o caminho, ande pelo caminho de terra e veja aqui a junção do caminho das duas portas anteriores. Entra na área do reservatório. À esquerda está o grande tanque com água. Siga o até o meio desta área e olhe para a esquerda vendo a passagem embaixo do tanque. Agache e siga por ela. Ao sair do túnel vá para a esquerda, pegue o TREASURE (3/5 - 4/6) e retorne para a área anterior. Suba pela rampa de terra que tem nesta área e localize a parede cheia de bordas. Pendure e suba até a borda mais alta. Vá para a esquerda, pule e pendure na borda mais acima. Posicione e pule de costas pendurando na borda da plataforma. Suba, vá para o outro lado e veja o suporte de madeira. Use a mira e atire neste suporte. Ele vai para o chão. Desça para a plataforma mais baixa e vá para o chão. Veja o bloco da estrutura de madeira que derrubou. Suba nele e pule para a madeira no muro do reservatório. Suba e atravesse a ponte de madeira com cuidado.

Ao final pule para a área da pequena alcova e acione a alavanca. Veja a cena, consegue drenar a água contaminada. Vamos agora voltar todo o caminho e retornar para a sala da fonte. Ao chegar lá veja que a fonte está sem água e no centro dela tem um buraco. Escorregue pela rampa e pendure na borda dela. Desça usando as bordas da parede. A área é muito escura e sua lanterna ascende. Veja outra rampa. Escorregue por ela com a arma na mão e encontra aqui um novo THRALL, o MAYAN THRALL. Atire, derrube-o e quebre seus ossos. Está em um enorme buraco. Observem a área e veja a plataforma à esquerda. Nela tem um buraco, cuidado. Corra e pule para ela. Vá até o outro lado e pendure na borda. Desça para a plataforma mais baixa. Desça mais uma vez e veja as vigas de madeira, elas estão quebradas em alguns lugares. Deve pular para elas, nos lugares certos. Pule para a esquerda da primeira viga, posicione e pule para a direita da segunda viga. Posicione e pule para a esquerda da terceira viga.

Dela pule para a plataforma. Gire para a direita e veja a pequena plataforma. Pule para ela. Veja outra pequena plataforma e a borda da parede. Pendure na borda desta plataforma, vá bem para a direita e pule de costas pendurando na borda da parede. Vá para a direita pulando para a outra borda. Contorne para a direita e pule mais uma vez. Vá para a direita e pule para a pequena plataforma. Vá até o outro lado e pendure na borda dela. Vá bem para a direita e desça na plataforma mais baixa. Vá até a parede e pendure na borda dela. Ande para a direita e vá para borda mais baixa. Vá para a direita e pendure na pequena pedra. Vá usando as outras pedras e desça. Desça para a borda da parede e vá para a esquerda pulando na plataforma. Gire e veja a pequena plataforma. Posicione bem, corra e pule para ela. Novamente posicione bem, corra e pule para a outra plataforma. Suba nela e entre por um escuro corredor. Pegue o TREASURE (4/5 - 5/6) que está em uma alcova na parede e volte para o buraco.

Observe a parede e veja sua borda. Posicione e pule para ela. Vá para a esquerda e pule na plataforma. Desça pela rampa e ao final dela olhe para o buraco vendo a pedra escura mais abaixo. Pule para ela e desça para a parte mais baixa. Pendure na borda desta pedra e escorregue. Posicione, corra e pule para a plataforma do outro lado. Nesta plataforma tem uma passagem. Siga por ela e pendure na borda do final do corredor. Vá para a área abaixo e entre em uma sala com colunas. Veja a seqüência. LARA vê nos desenhos da parede o martelo de THOR (MJOLNIR) combatendo a grande serpente JORMUNGANDR. Quando tiver controle siga por um dos corredores com a arma na mão. Mate o MAYAN THRALL que desce pela rampa e quebre seus ossos. Suba por esta rampa e aproxime de uma alavanca. Acione-a e a porta abre. Passe por ela e veja a cena. Tem uma visão geral desta nova área. Vê a grande estátua de THOR. Observe esta sala e veja que a alavanca que está perto da piscina (água contaminada) está quebrada. Existe outra intacta na estátua de THOR. Ela está desativada, necessita acionar 2 alavancas para que ela funcione. Siga pela passagem de tem à direita da sala até chegar perto do buraco do chão.

Pule por ele e vá até a alavanca. Acione-a e retorne para a sala da estátua. Vá para o outro lado e veja a passagem bloqueada por pedras. Ao lado dela tem um buraco e uma plataforma do outro lado. Posicione e pule para esta plataforma. Pegue o TREASURE (5/5 - 6/6) e olhe para a estátua. Gire para a esquerda e veja uma coluna quebrada perto de você. Pule e pendure na borda dela. Vá para a direita o máximo que conseguir. Pule para a plataforma direita e suba nela. Veja uma passagem nesta área, muito alto para ir até lá. Olhe para esta passagem e faça um giro. Vê um bloco de pedra. Pule para ele e pendure na borda do outro bloco. Vá para a esquerda e ao final pule para a plataforma. Está atrás das pedras que bloqueavam seu caminho. Siga pelo corredor e ao final observe a área. Vê a alavanca em frente e uma grande coluna à esquerda, futuramente poderá mover esta coluna. Vá até a alavanca e acione-a. Após ter acionado estas 2 alavancas libera a alavanca que está perto da estátua. Nessa área (oposto a grande coluna) tem uma passagem. Vá até esta passagem e pule para a área abaixo, onde já esteve.

Veja a alavanca perto da piscina com a água contaminada. Pule com cuidado para esta área e suba no bloco onde está a alavanca. Acione-a e veja a cena. Um pequeno compartimento abre no peito da estátua e a cabeça de uma serpente surge na piscina. Com isso o martelo da estátua de THOR sobe. Temos que fazer este martelo descer. Quando tiver controle desça do bloco da alavanca e vá atrás da estátua da serpente. Use o gancho na argola dourada e fique atrás da alavanca quebrada. Vá acionando o ("TRIÂNGULO") e andando para trás até quebrar a estátua da serpente. O martelo de THOR desce. Volte até o bloco da alavanca. Pule para o martelo de THOR e suba no topo dele. Entre no pequeno compartimento da estátua e veja a sequência. LARA aproxima do pedestal e pega o THOR'S BELT. Agora está equipada com o cinto e as luvas. Quando tiver controle volte e suba no martelo de THOR. Gire para a direita e veja as pedras mais abaixo, onde já esteve. Dê um longo pulo até esta área.

Novamente suba pelas pedras da esquerda retornando ao corredor onde está a grande coluna. Agora vai conseguir movê-la. Quando aproximar da coluna as luvas e o cinto de THOR brilham. Segure nela e ande para trás. Quando não puder mais mover esta coluna solte e contorne-a vendo uma passagem. Siga por ela e use as bordas da parede para subir até o topo. Dê um pulo de costas e pendure na borda do corredor. Suba e siga até a bifurcação. Vá para a esquerda e siga até o final do corredor. Pule e pendure na borda da parede. Vá para borda acima e suba na plataforma. Faça um giro e veja as bordas da parede em frente. Pule e pendure na primeira borda. Suba até o topo e dê um pulo de costas. Pendura na borda do outro lado. Suba até o topo e suba na plataforma. Na parede em frente tem mais bordas. Suba por todas elas e pule de costas pendurando na borda do outro lado. Suba até o topo indo para a plataforma. Olhe para o buraco e veja as bordas na parede da direita. Use estas bordas e suba até o topo.

Vá para a direita e suba na plataforma. Na parede esquerda (de costas para o buraco) tem mais bordas. Use-as e ande para a esquerda. Fique pendurada e veja que um THRALL te espera nesta área. Suba e rapidamente acabe com ele quebrando seus ossos. Siga pelo túnel que tem nesta área e ao final dele pule para a sala com as colunas. Vá para a direita e veja porta fechada. Já sabe que deve usar as paredes e pendurar na alavanca para que a porta abra. Passe por ela e escorregue pela rampa de gelo. Volta para a sala gelada. A porta continua aberta. Saia por ela, siga pelos corredores e retorne para a sala da fonte. Vê uma cena mostrando a porta de saída desta área. Vá para o chão e veja nova cena. Quando tiver controle vamos sair desta área. Vá até sua moto, suba nela e posicione para a grande rampa. Suba por ela e ao final acelere para pular pelo buraco. Em seguida use o freio ("R1") para não cair desta rampa.

Continue até chegar perto da porta fechada. Desça da moto e vá até o slot de caveira que tem nesta porta. Segure nele e ande para a esquerda. Como tem as luvas e cinto de THOR consegue abri-la. Volte para a moto, suba nela e siga pelo corredor com cuidado pois terá buracos para pular. Após o CHECKPOINT veja a rampa na sua frente. Posicione bem no centro, acelere e "voe" por esta rampa. Direcione rapidamente para a direita ou esquerda da tela para poder passar pelo próximo buraco. Vá devagar e passe pela lateral de mais 2 buracos. Pare e observe o próximo buraco. Deve posicionar na direção de uma das pedras laterais, acelerar e pular por ele. Vá devagar pois ainda tem mais um buraco para pular. Posicione, acelere e passe por ele. Siga e veja a sequência. LARA fala com ZIP e diz que vai para JAN MAYEN ISLAND para procurar o martelo de THOR.

Video 


Parte 1



Parte 2



Parte 3



Parte 4



Parte 5




LEVEL 5: JAN MAYEN ISLAND 

PARTE 1: GATE OF THE DEAD

Após a sequência está nas montanhas geladas e ao lado de sua moto. Esta fase será toda motorizada e terá muitos buracos para pular. Suba na moto, siga reto vendo o caminho da montanha. Aqui não tem como errar, deve ter calma e dirigir com muito cuidado. Passará por uns 11 buracos e se necessitar desça da moto para verificar o seu posicionamento para dar estes pulos. Logo no início das curvas encontrará com o 1º buraco. Posicione, acelere e pule por ele. Freie rápido e siga um pouquinho, encontrando com 2º buraco. Acelere, pule o 2º buraco e freie rápido. Este 3º buraco é mais difícil. Acelere pule por ele e gire rápido para a direita para não cair no abismo. Siga mais um pouco e pule pelo 4º buraco. Siga pule pelo 5º buraco e pelo 6º buraco efetuando um CHECKPOINT. Siga até uma bifurcação e a esquerda é sem saída, siga reto vendo um buraco no chão à direita. Contorne este buraco e verá outro buraco no chão à esquerda. Contorne-o, acelere e pule pelo 7º buraco continuando seu contorno.

Assim que passar verá à esquerda um buraco no chão entre duas grandes pedras de gelo. Deve contornar a pedra com cuidado entrando à esquerda e depois virando para a direita. Siga vendo um túnel na sua frente. Acelere e pule pelo 8º buraco. Siga pelo túnel vendo o 9º buraco. Pule por ele e efetue um CHECKPOINT. Siga pelo túnel e mate 2 VIKING THRALLS que vão cruzar seu caminho. Basta atirar neles ("R1") e seguir com sua moto até o 10º buraco. Acelere bem e pule por este buraco e pelo 11º pois ele está bem perto. Siga pelo túnel matando mais um VIKING THRALL e continue até ver a sequência de uma grande torre.

Video 




PARTE 2: VALHALLA

Ganha controle na montanha que contorna a grande torre. Antes de subir na moto siga até as pedras que bloqueiam o caminho no topo da montanha. Pegue o TREASURE (1/3) e volte até sua moto. Suba nela e vamos descer a enorme rampa com todo cuidado. Encontrará com 2 VIKING THRALLS no caminho, basta atirar neles. Cuidado com os buracos, logo no início terá o 1º deles. Em alguns buracos terá que pular e em outros deverá contornar bem pela esquerda. Vá com muito cuidado e ao chegar na base da rampa deverá matar 2 VIKING THRALLS e quebrar seus ossos. Quando acabar com eles veja a sequência e depois aproxime da base da torre. Segure uma de suas hastes e gire a base para abrir a grande porta. Quando terminar pegue sua moto e siga por esta porta. Entra em um corredor. Siga até a bifurcação e desça da moto. Vá para a esquerda e pegue o TREASURE (2/3). Volte, suba na moto e siga para a direita. Veja uma rampa de terra, bem à direita. Use esta rampa para passar pelas pedras.

Continue seguindo até chegar em outra bifurcação. Mate aqui um VIKING THRALL e continue pela esquerda até ver o buraco no chão. Use a rampa que tem à direita dele, acelere e pule por outro buraco do chão. Siga subindo por uma pequena rampa e vá até o final do corredor vendo as pedras bloqueando o caminho. Desça da moto, suba pelas pedras e vá até o outro lado. Siga entrando em uma sala onde vê 2 grandes martelos e uma enorme passarela. Siga pela passarela e veja a sequência. Um dos martelos balança e quebra a passarela. Entra em "ADRENALINE MODE" e ficará em câmara lenta. Espere LARA escorregar um pouco e pule para pendurar na borda de uma coluna. Deverá dar este pulo no momento certo. Suba no topo desta coluna e pendure em sua borda esquerda. Posicione para a esquerda e desça na borda mais baixa. Posicione para a direita e desça na barra de ferro.

Observe a área. Veja a rampa de pedra e a viga de madeira em frente a ela. Vá para a beirada desta barra de ferro e desça na rampa de pedra. Escorregue e não pule, cairá em cima da viga de madeira. Vá até o outro lado dela e pule pendurando na borda da coluna. Vá para a direita e contorne esta coluna até ficar posicionada em cima da viga de madeira. Desça nela, gire e ande até o outro lado. Pule e pendure na borda da coluna. Vá para a direita, contorne até que consiga subir nesta borda. Deve agora usar as paredes das colunas e subir até o topo da coluna esquerda. Localize a abertura para uma sala e siga para ela. Pedaços da plataforma vão cair. Siga pelo corredor e ao chegar na bifurcação pode seguir por qualquer lado. Continue pelo corredor até ver a sequência. LARA descobre um novo monstro, o YETI THRALL e assim que tiver controle deve correr dele. Use sua melhor arma (SUBMACHINE GUN) e atire nele. Quando o grandalhão cair no chão fique longe dele e atire uma granada ("R2"). Só assim consegue eliminá-lo. Quando limpar a área observe a sala e veja 2 pesos que sobem e descem.

Aproxime de um deles e na hora certa pule e pendure na sua borda. O peso vai subir. Quando isto acontecer pule e pendure na borda mais alta. Posicione no meio deste peso e quando ele chegar ao topo veja as barras de metal do mecanismo que está movendo. Pule de costas e pendure em uma destas barras. Agora posicione LARA para que ela fique na direção da corrente do mecanismo que atravessa a sala. Espere sua barra subir e quando ela estiver no topo suba e pule agarrando na corrente. Esta corrente leva você até a plataforma, desça nela. Siga pelo corredor e ao final dele verá o grande martelo balançando e 2 barras de ferro. Pendure na primeira barra e suba nela. Rapidamente pule e pendure na barra mais alta. Repare no movimento do martelo. Quando ele estiver aproximando balance e pule para a borda dele. Deve pular para a fissura no meio do martelo e não para o topo dele.

Vai balançar junto com este martelo. Repare no lado direito da tela e veja uma plataforma. Ao ficar nesta fissura vá para a direita e fique no centro deste lado do martelo. Deve dar um pulo de costas para a plataforma e deve fazer isto no momento exato, isto é bastante difícil. Quando conseguir veja a cena e fique de costas para os martelos. Veja a passagem na sua frente e a borda menor da plataforma. Pendure nela e veja as bordas da parede. Desça para a primeira borda e vá para a borda da direita. Desça 3 vezes e ande para a direita, até o final. Desça 2 vezes e vá para a esquerda. Desça mais uma vez e pule para a direita pendurando na borda da outra coluna. Vá bem para a esquerda e pule de costas voltando para a borda da coluna anterior. Vá para a direita e posicione em cima da viga de madeira. Desça nela e ande até o outro lado. Pule (acione o "triângulo" para não cair) e pendure na borda da coluna em frente. Vá para a direita e pule para borda da outra coluna. Ande para a esquerda e suba nesta borda.

Deve novamente usar as paredes das colunas, subir e pendurar na borda da coluna onde está. Vá para a esquerda, posicione e desça na viga de madeira. Ande até o final dela e pendure na borda da coluna. Vá para a esquerda e suba nesta borda. Novamente deve usar as paredes das colunas e subir ao topo da coluna onde está. Olhe para a direita e veja a passarela. Pule para ela, suba e vá para a primeira passagem à esquerda. Siga até o final do corredor entrando em outra sala com pesos e engrenagens. Proceda aqui da mesma forma. Pendure em uma das bordas do peso e vá para a borda mais alta. Quando o peso subir pule de costas para a barra de ferro da engrenagem. Posicione embaixo da corrente e quando a barra ficar bem alta suba nela e pule para a corrente. Consegue chegar na plataforma. Siga o corredor vendo as barras de ferro e o grande martelo balançando. Proceda da mesma forma. Pendure na primeira barra de ferro, suba nela e pule para barra mais alta. Balance e pule para borda do martelo.

Deve ficar na fissura deste martelo e não no topo dele. Ande para a direita e veja a dobradiça. Pule por esta dobradiça indo para o outro lado. Contorne ficando de costas para o outro buraco da parede. Espere o martelo ir para a direita e pule de costas para a passagem. Siga pelo longo corredor vendo no final dele outro martelo balançando. Repita tudo. Use as barras de ferro e pule para o martelo. Contorne a fissura pela direita, pule a dobradiça e posicione de costas para o novo buraco da parede. Na hora certa pule de costas para ele. Siga o corredor até o final e veja a argola dourada na parede. Use o gancho e fique pendurada. Use o "triângulo" e desça até chegar na plataforma. Largue o cabo e gire olhando para a água contaminada. Pule para o outro lado e siga o corredor. Ao final dele tem uma visão de seus próximos pulos. Pule para a plataforma inclinada de pedra, escorregue e caia em cima da viga de madeira.

Rapidamente acione o ("TRIÂNGULO") para não cair. Vá até o final dela e pule pendurando na borda da coluna. Vá para a esquerda, posicione de costas para a coluna mais baixa e pule para ela. Atravesse pela viga de madeira e pendure na borda da coluna. Vá para a direita e suba nesta borda. Use as paredes das colunas para subir e ficar pendurada na borda da coluna esquerda. Suba nela e vá para a esquerda. Pegue o TREASURE (3/3), volte e ande para a esquerda vendo a argola na parede. Use o gancho e fique pendurada. Os pés de LARA ficam na parede. Ande lateralmente para a direita e pule para a plataforma que tem nesta área. Gire e veja a passarela. Pule para ela e siga pela passagem. Ande pelo corredor com a arma na mão. Um VIKING THRALL vai atacar. Atire e quebre seus ossos. Entre na sala e observe os pesos e para pular na borda deles deve usar a parede. Posicione de costas para um dos pesos e quando ele descer pule na parede e rapidamente pule de novo para pendurar na borda mais alta.

Suba com o peso e posicione no centro dele. Ao chegar ao topo pule de costas para pendurar em uma das barras das engrenagens. Espere ela subir, fique em pé e pule para a corrente. Desça na plataforma e siga o corredor. Ao final dele veja mais um martelo balançando. Proceda como de costume e pule para a fissura do martelo. Agora observe o balanço do martelo, ele passa em cima de uma plataforma que está no centro da sala. Na hora certa deve descer nesta plataforma. Rapidamente vá para a direita senão o martelo bate em você. Observe o compartimento que está no topo da escadaria e suba por ela vendo a sequência. LARA finalmente encontra o THOR'S HAMMER (MJOLNIR), a poderosa arma que ela tanto procurava.

Video 


Parte 1



                                                                        Parte 2




LEVEL 6: ANDAMAN SEA 

PARTE 1: RITUALS OLD

Durante a sequência LARA usa seu iate e vai até o navio de NATLA, quer mostrar a ela que conseguiu o martelo, agora já pode saber a localização exata de onde está sua mãe. O navio é exatamente igual ao navio de AMANDA (CAPÍTULO 1). Ganha controle no DECK superior, mesmo lugar do navio anterior. Equipe-se ("direcional inferior") com sua nova arma, o THOR'S HAMMER (MJOLNIR) e aprenda a usá-la. Pode acionar a tecla de mira ("L1") e atirar ("R1") ou aciona a mira ("L1") e usar o ("TRIÂNGULO") para bater o martelo no chão e atirar raios. Vai encontrar aqui com mais inimigos do que no navio anterior mas, como tem este poderoso martelo não terá problemas. Desça a escada e vá para o DECK dos caixotes. Ande para a direita, suba a escada e entre no navio.

Vá matando quem cruzar seu caminho. Ao chegar na bifurcação do corredor vá para a esquerda e veja a sequência. Encontra com NATLA que continua presa na gaiola de vidro. Pede a ela a localização de HELHEIM. NATLA avisa que para executar o ritual de abertura do PORTAL DE HELHEIM necessitará da ajuda dela. AMANDA aparece com um clone de LARA e tenta evitar que você libere NATLA. Após a fuga de AMANDA você quebra o vidro da gaiola liberando NATLA. Ela voa indicando para você as coordenadas de onde deve ir.

Video 




LEVEL 7: ARTIC SEA 

PARTE 1: YGGDRASIL

Durante a sequência você mergulha e passa por uma grande ruína com 6 lindas estátuas NORSES. Entra em uma torre submersa e a porta fecha atrás de você. Quando tiver controle continua na água. Siga subindo a escada e saia da água. Pegue o TREASURE (1/4) que está na parede direita e siga vendo a sequência com NATLA. Ela voa até a porta e inicia a resolução do PUZZLE do PORTAL DE HELHEIM deixando-o preparado. Caberá a LARA terminar o serviço para abrir caminho. Quando tiver controle siga até a beirada da plataforma e veja a grande sala com água contaminada. Deixe seu martelo preparado e pendure na borda da plataforma. Vá para a área abaixo e gire rapidamente matando o YETI THRALL que sai da água. Deve agora tomar muito cuidado com seus pulos, qualquer deslize cairá na água e morrerá.

Quando existir um CHECKPOINT salve seu jogo. Olhe para a esquerda e veja um cano na água, unindo esta plataforma com uma pequena ilha. Atravesse cuidadosamente por ele e pegue o TREASURE (2/4). Volte pelo cano e veja a grande pedra no meio da piscina. Posicione e pule pendurando na borda desta pedra. Vá para a direita e posicione bem no final da borda. Dê um pulo de costas e caia em cima de uma pedra. Veja a parede de pedra perto de você. Pule e pendure na sua borda. Vá para a esquerda e pule de costas agarrando em uma coluna. Suba até o topo dela, posicione e pule de costas para a plataforma alta. Veja nesta área outra coluna saindo da plataforma que está junto da água. Pule para esta coluna e escorregue até o chão. Rapidamente use o martelo e mate 2 YETIS THRALLS que saem da água. Observe está área e veja o grande cano atravessado em cima da água. Posiciona bem para pular para ele se não cairá na água. Deve ficar um pouco longe da beirada, correr e pular.

Vá até o final do cano e pule para borda da pedra. Suba nela e vá para a direita pendurando na borda da plataforma do portal. Suba, siga até o portal e veja a sequência. LARA use o martelo e abre o portal. SALVE SEU JOGO pois ainda teremos que voltar para recolher 2 tesouros. Vá até a beirada da plataforma e veja a plataforma mais abaixo, onde matou os 2 YETIS. Posicione, corra e pule para esta plataforma. Perderá um pouco de energia. Pendure na coluna e suba até o topo dela. Posicione de costas para a plataforma alta e pule para ela. Fique de costas para o portal e gire para a esquerda vendo uma argola dourada, atrás desta argola tem uma alcova escura. Use o gancho e fique pendurada. Posicione bem LARA, balance e pule pendurando em uma das bordas da parede. Suba até o topo, entre na alcova e pegue o TREASURE (3/4). Retorne, use o gancho e posicione bem para voltar para a plataforma anterior. Se estiver bem posicionada conseguirá descer nela sem ter que pular.

Torne a pular para a coluna da plataforma mais baixa e escorregue até o chão. Olhe na direção do portal e veja a pequena ilha. Corra e pule para esta ilha. Veja a outra mais à direita. Pule para ela e pegue o TREASURE (4/4), o último tesouro do jogo (parabéns!). Pode verificar em seu Inventário que recolheu todos os tesouros. Retorne para a plataforma da coluna com todo cuidado. Torne a pular para o grande cano, vá até o final dele e pule para a borda da pedra. Suba nela, vá para a direita e suba na plataforma do portal.Passe pelo portal e siga pelo longo corredor sempre com o martelo preparado. Após descer por algumas escadas e acabe com 1º YETI THRALL que cruza seu caminho.

Siga e detone mais 2 YETTIS THRALLS. Continue seguindo corredor até ver a sequência. LARA encontra com sua mãe (sinistro). Acaba atirando nela e NATLA aparece. Conta que atraiu seu pai para executar o serviço e que acabou matando ele também. LARA tenta atacar NATLA e AMANDA aparece. Diz que a MIDGARD SERPENT vai separar o mundo e só o martelo de THOR poderá combatê-la. AMANDA é atacada por muitos monstros e fica lutando com eles pedindo que LARA fuja.

Video 




PARTE 2: OUT OF TIME

Selecione o martelo e siga com cuidado. Mate mais 2 YETIS THRALLS no caminho até chegar perto de umas pedras que bloqueiam sua passagem. Agache e passe por elas. Quando puder levante e siga pelo longo corredor entrando em um grande salão. LARA chega na área do dispositivo da MIDGARD SERPENT onde encontra com NATLA. Pede que ela não acione o dispositivo mas NATLA tem outros planos. Ela explica para LARA que JORMUNGANDR não é um dispositivo mais uma rede de picos teutônicos que cercam os oceanos do mundo. O dispositivo é só um meio para iniciar uma reação sísmica cataclísmica nos oceanos. Quando a reação completar a MIDGARD SERPENT levantará, vomitará veneno no mar e o mundo todo será consumido por fogo e cinza. A partir de agora você deve destruir o dispositivo e poderá fazer isto de várias formas. Deverá mover 2 painéis com desenhos para liberar 2 "nodes" de poder. Deverá destruir estes 2 "nodes" e com isto destruir todo o dispositivo.

Quando tiver controle está em uma área circular composta de 3 níveis. Está no nível central e o grande dispositivo está no centro da piscina. Observe a área e veja a plataforma flutuando. Na hora certa corra e pule por ela. Observe a plataforma externa vendo a argola dourada. Se passar por ela espere o bloco dar a volta novamente. Use o gancho na argola e fique pendurada. Desça seu cabo para poder descer na plataforma mais abaixo, não tem necessidade de balançar nem de pular. Ao chegar nesta plataforma olhe para a piscina e veja a plataforma mais baixa. Pule para ela, olhe para a direita e pule para a pequena plataforma. Agora pule e pendure na plataforma mais alta. Suba nela, cuidado ela tem um buraco no chão. Assim que subir entra em ADRENALINE MODE. NATLA atira uma bola de fogo em sua direção. Fica em câmara lenta e a visão é muito ruim. Ande por esta plataforma e fuja deste ataque.

Quando voltar ao normal repare no painel colorido desta área. A passarela está quebrada, não consegue chegar perto dele por aqui. Continue circulando a base do dispositivo e pule para a próxima plataforma. Vá contornando a base até ver a plataforma mais alta, com uma coluna colorida. Corra, pule e suba nela. Vá até o painel colorido e segure nele. Empurre-o até o final e veja a cena, o 1º NODE aparece na área mais acima. Quando tiver controle repare que foi criado um espaço nesta área. Use as paredes, escale-as até ficar pendurada na borda da parede (esquerda). Posicione e suba 2 vezes. Contorne para a esquerda e suba na pequena plataforma. Olhe para a parede vendo as bordas. Pendure na primeira e pule para a segunda borda. Vá para a esquerda e pule para borda mais alta. Continue para a esquerda e pule para a outra borda. Vá para a esquerda e suba por 2 bordas. Vá para a esquerda e pule para a outra borda.

Contorne tudo pela esquerda e pule por mais 3 bordas. Vá para a esquerda e suba mais uma vez. Vá bem para a esquerda e pule para a borda do outro lado da construção. Ande para a esquerda até poder subir na plataforma. Está no anel central. Contorne a construção vendo um bloco. Suba nele e pendure na borda da parede. Suba tudo e aproxime da argola. Use o gancho nela e acione-a ("TRIÂNGULO") destruindo o 1º NODE. Veja a sequência. AMANDA chega nesta área sendo perseguida pelos YETTIS THRALLS. Quando tiver controle deve descer tudo até chegar na passarela. Siga por ela até localizar a argola dourada no teto. Use o gancho, balance e pule para o outro lado da passarela. Siga por ela até chegar perto da coluna colorida. Segure nela, empurre-a até o final vendo a cena, o 2º NODE é liberado. Para chegar até ele vamos dar uma pequena volta. Retorne pela passarela e aproxime da argola dourada.

Repare esta área, teremos 2 opções para subir até o NODE. Pode usar a argola ou subir pelas bordas externas da construção. Use o gancho na argola e suba bastante. Olhe para parede (mais para a direita) vendo a pequena borda. Balance e pule para esta borda, este pulo é bem chato. Suba nela e gire para a esquerda. A opção da parede externa é mais fácil. Se desejar pendure na borda externa da parede e pule para a mais alta. Ande para a esquerda até o final e pule para outra borda. Pule para a borda mais alta e vá para esquerda. Suba e pule para a plataforma mais alta (se viesse pela argola teria chegando nesta área). Suba e vá para a esquerda vendo a cena. Entra novamente em ADRENALINE MODE. Corra do ataque de NATLA e quando voltar ao normal aproxime da borda da plataforma e veja os blocos flutuando. A torre está do outro lado e nela vê muitas bordas na parede. Veja a hora certa de pular para o bloco que gira mais perto de você. Prepare e pule para o outro bloco. Agora quando passar pelo anel central onde vê as bordas subindo pela parede pule para esta área pendurando na primeira borda.

Vá subindo pelas bordas até observar uma borda mais acima quebrada. Contorne para a direita e pule para as bordas mais altas. Vá para a esquerda e suba por 3 bordas. Pule e pendure na borda mais escura. Vá para a direita vendo a passarela inclinada. Desça nela e escorregue chegando perto da argola do NODE. Use o gancho, acione o ("TRIÂNGULO") e veja a SEQUÊNCIA FINAL. A estrutura central desaba e NATLA tenta parar o estrago. LARA joga o martelo em NATLA dando fim em sua vida. LARA ajuda AMANDA que diz que LARA salvou o mundo matando a MIDGARD SERPENT mas vai morrer como sua mãe. LARA relembra de fatos ocorridos na Bolívia e aproxima do pedestal com a espada. Tenta acionar o pedestal mais ele não funciona. Ela localiza uma pedra e coloca-a no slot da parede de pedra. Agora ela necessita da ajuda de AMANDA para acionar a espada do pedestal, só assim elas conseguiram retornar pelo Portal e prepararem uma nova aventura. Já estamos aguardando!!!!!!

Video 







FIM

 
Copyright 2012-2013 Tomb Raider Evolution