Você está lendo

0

Detonado - Tomb Raider: Underworld (PC)

Ismael
Versão PC


PROLOGUE


MANSÃO CROFT (CROFT MANOR)

Ao acessar o Menu Principal vá em "GAME OPTION" e observe os controles usados no jogo. Se desejar poderá também usar um JOYSTICK. Na opção de "AUDIO/VISUAL" poderá ativar as legendas e alterar o volume, brilho, etc. Ao escolher a opção de "EXTRAS" outras 5 opções serão mostradas. As 4 primeiras opções são extras de desenvolvimento do jogo e elas só ficarão liberadas dependendo de quantos TREASURES conseguiu recolher. Na 5ª opção de "TRAILERS & CREDITS" poderá rever cenas do 1º TOMB RAIDER (ANNIVERSARY) e do TOMB RAIDER LEGEND. Estas cenas servem para entender melhor a história do jogo (assistam). Ao pedir para iniciar uma partida verá uma tela com 3 opções, 3 níveis de dificuldade. "CASUAL EXPLORER" - modo fácil, "TOMB RAIDER - modo normal e "MASTER SURVIVALIST" - modo difícil. Estas opções só influenciam na hora de enfrentar o inimigo. Quanto maior o grau de dificuldade mais difícil será derrotar os inimigos e mais fácil será morrer. Este Walkthrough foi desenvolvido usando a opção "TOMB RAIDER". Durante a sequência inicial vê uma grande explosão na mansão de LARA. Este prólogo é um simples "tutorial" para aprender os comandos básicos do jogo.


Assim que tiver controle está em um corredor todo em chamas. Fique longe delas pois o fogo diminui sua saúde. Abra seu "PDA" ("TAB") e observe todas as opções disponíveis. Na opção de "INVENTÁRIO" veja que está equipada com GRAPPLE, UTILITY LIGHT, FIELD CAMERA, muitas ARMAS e um HEALTH PACK. Poderá acessar a opção de "FIELD ASSISTANCE" para obter alguma ajuda e neste momento seu "JOURNAL" (diário) está vazio. Vá seguindo o corredor até chegar perto de um pequeno muro onde deverá subir. Acione a "barra de espaço", pule e vá para a área superior. Siga até a porta fechada e aproxime do painel que está na parede. Acione-o ("E") e abra a porta. Passe por ela entrando em uma sala toda destruída e em chamas. Agache ("CTRL") e passe por debaixo de umas pedras. Ao chegar do outro lado gire e suba na pedra. Cuidado com as chamas que caem nesta área, não demore. Olhe para a porta e use o gancho ("Q"). Acione o ("E") e consegue derrubar a porta. Vá para o chão e passe por ela. Perto da parede vê um HEALTH PACK.

Pegue-o e observe a área. Posicione e pule ficando pendurada na borda da parede. Ande para a esquerda e dê um novo pulo segurando na borda mais acima. Ande para a esquerda e ao final desça ("CTRL") para segurar na borda mais baixa. Posicione nesta borda (bem à esquerda) e dê um pulo para trás ("barra de espaço" + "S"). Vai para o outro lado do corredor. Veja um grande caixote. Aproxime e segure ("E") nele. Empurre-o até a parede. Suba no caixote e pule para pendurar na borda da parede. Ande para a direita e quando ficar sem saída pule para a direita. Ao aproximar da porta o chão quebra. Posicione bem, corra e pule para o outro lado. Siga pelo balcão (cuidado com as chamas) e ao chegar no buraco use o gancho ("Q"), pendure, balance e pule para o outro lado. Siga por este lado do balcão e veja a borda quebrada. Pendure nela ("CTRL") e desça para a sala. Veja a sequência com ZIP e WINSTON terminando seu "tutorial".

Video




LEVEL 1: MEDITERRANEAN SEA

PARTE 1: THE PATH TO AVALON

Está em seu belo iate, no Mediterrâneo. Conversa com ZIP e ALISTER sobre sua missão. LARA diz que ainda não teve muito progresso na busca para a entrada de AVALON. ALISTER comenta que será muito difícil achar a mãe de LARA viva pois já se passaram muitos anos que ela sumiu. LARA concorda e diz que está procurando pela verdade. Quando tiver controle recebe um aviso que seu DIÁRIO foi atualizado. Entre em seu "PDA" e acione "JOURNAL" para ler as anotações. Acione o "FIELD ASSISTANCE" e leia as dicas apresentadas. Entre em "WEAPON SELECTION" e repare as armas. Agora, além de suas pistolas pode usar o SPEAR GUN como arma secundária. Quando pular na água poderá usar uma das 2 armas ou granadas ("CAPS LOCK"). SALVE O JOGO e pule na água.

Aprende como mergulhar ("CTRL") e a submergir ("barra de espaço"). Está usando tanque de oxigênio, não necessita se preocupar com seu fôlego. Mergulhe e vá bem no fundo do oceano. Melhor dar uma volta para se ambientar e localizar 3 tubarões. Selecione a SPEAR GUN e deixa-a preparada (use o "R"). Verá sua seleção no canto superior esquerdo da tela. Quando localizar os tubarões fique longe e atire neles ("H" ou mouse). Deve localizar uma grande estrutura que parece com uma torre. Contorne-a até localizar a entrada para uma caverna. Siga até ela e se desejar pode usar o "SONAR" que tem em seu "PDA", não ajuda em nada. Pode também acender a lanterna acionando o ("F"). Entre na caverna e veja água-viva. Não aproxime delas, são venenosas. Nesta área vê uma grande porta composta de 3 círculos.

Repare bem estes círculos e veja que em um deles tem uma alavanca que pode ser acionada. Nos outros, só existe um slot vazio. Deve achar 2 alavancas. Observe a área e veja, em cima de um pedestal uma HANDLE. Pegue-a e leve-a até um dos círculos. Coloque a alavanca e nade para a direita dos círculos. Olhe para cima e veja uma abertura. Suba por este buraco e ao chegar ao final dele gire e olhe para baixo. Verá algo brilhante em cima de uma pedra e escuta um "barulho". Acaba de localizar o TREASURE (1/10 - 1/26). Aproxime e pegue seu 1º tesouro. Mergulhe de volta até a porta e saia desta caverna pelo mesmo caminho que entrou. Ao sair da caverna observe a área e localize uma estrutura mais à esquerda, conforme mostra a figura abaixo.

                   


Aproxime desta estrutura e veja a entrada para outra caverna. Cuidado com a água-viva, siga pela caverna até uma bifurcação. À direita pode ver um pedestal com a alavanca e à esquerda uma abertura. Primeiro vá para a esquerda e nade para a direita localizando no chão o TREASURE (2/10 - 2/26). Aproxime, pegue-o e vá até o pedestal. Pegue a 2ª HANDLE e saia desta caverna. Volte até a caverna da porta e coloque a última alavanca. Repare nos desenhos da porta e identifique em cada círculo uma espécie de "olho".

                   


Deve girar os círculos acionando as alavancas e posicionar estes "olhos" conforme mostra a figura acima. Se ainda não girou nenhum círculo, use as alavancas do centro e da esquerda uma vez. Use a alavanca da direita 2 vezes. Ao posicionar estes "olhos" a grande porta abre. Passe por ela só para efetuar um "checkpoint" e retorne saindo da caverna.

                   


Assim que sair da caverna nade para a direita e localize uma pedra onde vê muitas algas (figura acima). Nade em direção das algas, passe por elas e localize entrada de outra caverna. Siga por ela e veja 3 águas-vivas. Vá para a direita e chega em uma área onde vê um pedestal vazio e mais água-viva. Aproxime do pedestal e olhe para área de onde veio. Verá uma passagem por cima de uma grande pedra. Siga para esta passagem e olhe para o chão. Pegue o TREASURE (3/10 - 3/26) e saia desta caverna. Volte até a entrada da caverna da grande torre e olhe para a abertura dela. Agora deve aproximar bem da torre, pela esquerda desta abertura. Vá subindo bem rente das plantas até localizar um vão, quase no topo, onde acha o TREASURE (4/10 - 4/26). Pegue-o e retorne para a abertura da caverna da grande torre. Olhe para essa abertura, gire para a direita e nade reto até ver uma estrutura montada por pedras (mais à esquerda). Vá contornando estas pedras e localize a entrada de uma escura caverna.

Entre nela (tem águaviva) e localize no chão o TREASURE (5/10 - 5/26). Pegue-o e retorne para a abertura da caverna da grande torre. Gire e olhe para a pedra com algas. Passe por esta pedra, pela direita dela e olhe para a esquerda vendo grandes blocos de pedra. Vá até estes blocos, contorne-os e localize a entrada para outra escura caverna. Entre nela e localize no chão o TREASURE (6/10 - 6/26). Acabamos de recolher os tesouros desta área. Agora volte até a caverna da grande torre e passe pela porta que abriu. Assim que seguir por esta caverna aprende a nadar rapidamente, acionando o "SHIFT". Vai fazer uma curva para a direita e uma curva para a esquerda. Quando terminar esta curva veja uma águaviva em cima de umas pedras. Passe com cuidado por elas e gire olhando as pedras. Do chão pegue o TREASURE (7/10 - 7/26). Continue seu caminho até conseguir sair da água subindo em um bloco de pedra.

Pule para a abertura das pedras e entre na caverna olhando para a direita. Veja uns vasos de cerâmica no chão. Aproxime e quebre todos eles localizando o TREASURE (8/10 - 8/26). Pegue-o e vá para o outro lado. Pule por 2 grandes blocos de pedra, vá para o chão e siga até o outro lado do lago. Olhe para a esquerda e veja uma rampa de pedra. Pule na água e suba nesta rampa. De cima dela olhe para a direita, na água e conseguirá localizar bem no fundo um tesouro. Caia na água, mergulhe e pegue o TREASURE (9/10 - 9/26). Volte até a rampa e siga vendo a água pingando na pedra à esquerda. Suba nesta pedra e pegue o HEALTH PACK. Olhe para a parede em frente e localize seu próximo caminho. Volte para o chão, suba por outra rampa e veja os blocos na parede. Use estes blocos e escale a parede. Contorne para a direita e pule agarrando na borda mais alta. Posicione e veja uma alcova à esquerda. Dê um pulo de costas e vá até esta alcova. Veja os vasos no chão. Quebre-os e pegue o TREASURE (10/10 - 10/26).

Observe está área e veja de um lado, na parede, 3 barras de ferro. Do outro lado veja uma barra de ferro. Retorne para a borda de onde veio e contorne-a para a direita. Posicione LARA de costas e pule agarrando na barra de ferro. Posicione, balance e na hora certa pule segurando na borda da parede. Posicione nesta borda e desça até o chão usando as bordas mais baixas. Siga até o centro da caverna e observe tudo. No centro tem um pedestal com uma alavanca. Pode acioná-la e nada acontece. No chão, à esquerda e direita existem 2 grandes blocos de pressão e 2 pequenas pedras. Pegue estas pedras e coloque-as no bloco da esquerda. Suba nele segurando a pedra e use o "CTRL". Após colocar as 2 pedras consegue manter este bloco abaixado. Vá até o bloco da direita e observe a estátua de uma cobra. No topo dela tem uma argola dourada. Acione o gancho ("Q") e puxe a corda usando o ("E"). Consegue derrubar a estátua e ela pressiona o bloco. Agora vá até o pedestal, acione a alavanca e veja a sequência. A porta abre e LARA lê os escritos da parede descobrindo o PHOTO-NORSE e a tradução de "THE WORLD OF MISTS", uma entrada para NIFLHEIM, um reino escandinavo.

Video




PARTE 2: NIFLHEIM 

*Niflheim: É o reino do gelo e do frio na mitologia nórdica.

Siga pela passagem liberada e suba por 2 escadas. Veja os blocos de pedra na sua frente. Suba por eles e observe a área. Veja o bloco à direita e uma alcova na parede esquerda. Pule para o bloco e posicione olhando para a alcova. Pule até ela e quebre os vasos. Pegue o TREASURE (1/9 - 11/26) e volte para o bloco. Desça para o chão, siga o corredor e suba mais uma escada. Verá um buraco embaixo da pedra. Passe por ele e pendure na borda indo para o chão. Localize um buraco bem rente do chão. Agache e passe por ele. Ao final vá para a área mais baixa e use os blocos de pedra para subir. Ao pular para o 2º bloco pegue um HEALTH PACK e vá para perto da escada. Olhe o canto da parede e veja um vaso. Quebre-o e pegue o TREASURE (2/9 - 12/26). Suba as 2 escadas e entre na alcova à esquerda. Pegue do chão outro HEALTH PACK. Vá para a alcova da direita, quebre os vasos e pegue o TREASURE (3/9 - 13/26). Siga o corredor e veja a sequência. Encontra com KRAKEN, um monstro da mitologia NORSE, um grande polvo com enormes tentáculos. Este monstro bloqueia a porta de sua saída daqui.

Deve acabar com ele e não adianta dar tiros. Terá que operar 2 mecanismos para que a plataforma com estacas caia na cabeça de KRAKEN. Nesta área existem 2 passagens. Uma à esquerda que está bloqueada e outra à direita. Siga para a direita, veja o buraco no chão e as bordas na parede esquerda. Perdure na 1ª borda, ande para a direita e pule para a 2ª borda. Vá para a direita, pule pelas outras bordas até chegar do outro lado do corredor. Siga e veja outro buraco no chão. Observe este buraco e veja uma rampa de pedra. Escorregue por ela e siga pelo escuro corredor. Melhor acender sua lanterna ("F"). Vai passar por 2 aberturas, uma de cada lado. Continue reto e vá até o final do corredor vendo 3 vasos à esquerda. Quebre-os e pegue o TREASURE (4/9 - 14/26). Volte para o corredor e agora siga pela passagem à esquerda, onde vê água caindo pelo teto. Vá até o final, entre na sala do 1º mecanismo e veja um dos tentáculos de KRAKEN prendendo a engrenagem. Perto dela tem um anel dourado.

Use o gancho ("Q"), acione o ("E") e puxe o cabo. Uma pilastra cai e KRAKEN recolhe o tentáculo. Perto da porta vê uns blocos de pedra. Suba por eles e observe a área. Veja a rampa e uma barra de ferro na parede. Deve escorregar só um pouquinho, pular e agarrar nesta barra. Balance e pule agarrando na borda da parede. Ande para a esquerda até poder subir na plataforma onde tem um pedestal com uma chave. Acione esta chave e veja a sequência. Consegue liderar um braço de ferro que prendia a plataforma com as estacas. Quando tiver controle veja a placa de ferro no chão. Siga por ela e observe a mão direita da grande estátua do guerreiro NORSE. Posicione, corra e pule na mão direita. Pule para a plataforma circular e atravesse por ela. Siga para a área do 2º mecanismo e veja o tentáculo na engrenagem. Contorne o pedestal e veja a argola dourada na parede. Use o gancho e libere esta argola. Acione a chave do pedestal e o tentáculo sai da engrenagem. Retorne pela placa de metal e observe a cabeça da estátua. Contorne por trás desta cabeça, ande pelo braço da estátua e pule para a borda da pilastra.

Contorne esta pilastra pela direita, posicione e dê um pulo de costas para a plataforma onde está o pedestal com a outra chave e 2 grossas correntes. Acione a chave e veja a cena. A placa com as estacas move mas as correntes ficam presas. Olhe para as 2 correntes e use a mira manual ("Z") na argola que está partida. Atire e libere as 2 correntes vendo a sequência. A placa com as estacas caia em cima de KRAKEN e acaba com ele liberando a porta de saída. Quando tiver controle acione novamente o ("Z") para liberar a mira. Antes de sair daqui vamos recolher o resto dos tesouros. Vá até a alcova à direita da chave e veja a placa onde estava a corrente. Deve posicionar nesta placa e escalar as paredes até subir na plataforma que está acima da pilastra com a chave. Posicione e olhe para a parede esquerda. Pule para esta parede e rapidamente pule novamente indo para a parede direita. Pule rapidamente e consegue pendurar na borda da plataforma. Suba e siga até o final vendo os vasos. Quebre-os e pegue o TREASURE (5/9 - 15/26). Volte para a borda da plataforma, posicione e pule na água.

Fique de costas para a porta que liberou e nade para a direita até chegar perto da escada. Nesta área pegue o TREASURE (6/9 - 16/26) que está na água. Suba por esta escada e pela outra que tem à direita. Pule e passe pelo bloco de pedra indo para o corredor. Siga pela esquerda, vá até o final e veja os vasos. Quebre-os e pegue o TREASURE (7/9 - 17/26). Retorne para a água e nade em direção da porta de saída. Ao chegar perto da cabeça do monstro vá para a direita dela e mergulhe. Nesta área pegue o TREASURE (8/9 - 18/26). Fique de costas para esta porta de saída e nade para a esquerda indo até a outra escada. Não suba a escada, olhe para a direita e veja os vasos. Vá até eles, quebre-os e pegue o TREASURE (9/9 - 19/26). Terminamos por aqui. Volte para a água e nade até a cabeça de KRAKEN. Passe por ela e suba a escada. Vá até a alavanca que está à direita da porta e acione-a.

A porta abre. Passe por ela e suba por 2 escadas vendo o enorme buraco no chão. Observe a parede esquerda e veja as pedras mais salientes. Vá usando estas pedras e ande pela parede indo para a direita. Quando ficar sem saída posicione e pule para a direita. Continue até poder descer do outro lado com cuidado para não cair no buraco. Suba por mais 2 escadas e veja outro buraco e uma viga de madeira. Deve atravessar com cuidado por ela. Se LARA balançar pare e espere ela estabilizar. Ao chegar do outro lado agache e passe pelo buraco. Suba mais uma escada e veja a sequência. LARA aproxima de um portão fechado e vê a enorme estátua de THOR, o deus do trovão. Perto dele vê uma luva flutuando. Conforme é dito na mitologia THOR necessita de luvas de ferro para manejar seu enorme martelo (MJOLNIR). Acredita que deve ser uma destas luvas.

Video




PARTE 3: THE NORSE CONNECTION

Após a sequência é melhor abrir seu "PDA" e observar seu DIÁRIO lendo as anotações. Quando terminar veja o portão fechado e as 2 placas de pressão no chão. Siga para a abertura à esquerda e observe o canto esquerdo (use a lanterna) vendo os vasos. Quebre-os e pegue o TREASURE (1/7 - 20/26). Volte e veja no lado oposto uma porta fechada e um buraco na parede. Pendure na coluna, suba e fique de costas para o buraco. Pule, passe por ele e desça na sala fechada. Observe-a e veja 2 blocos no chão, uma placa de pressão e no final da sala um HEALTH PACK. Pegue-o e agora leve os 2 blocos até a placa de pressão. Quando fizer isto a porta abre. Deve levar estes blocos até a outra sala. Segure um bloco e posicione LARA bem no final da placa. Atire o bloco ("CAPS-LOCK") pela porta, se ficar bem posicionada não terá problemas. Faça isso com os 2 blocos e continue em cima da placa para que a porta fique aberta. Deve passar rápido por esta porta e o melhor é fazer isto "rolando" ("CTRL + W").

Quando chegar na outra sala leve os 2 blocos e coloque-os em cima de uma mesma placa. Pise na outra, posicione e use o gancho no portão. Puxe o cabo e o portão cai. Siga para a sala da estátua de THOR e aproxime do pedestal com a luva vendo a sequência. A luva desintegra e vira um pequeno artefato. LARA coloca este artefato na sua mão e uma luva transparente aparece. Um mercenário entra na sala, rouba o artefato, coloca uma bomba e sai dizendo que "AMANDA mandou lembranças". Após a explosão leia seu Diário e vá até a estátua de THOR. Contorne-a pela esquerda. Aproxime dos vasos, quebre-os e pegue o TREASURE (2/7 - 21/26). Vá para a sala dos pratos de pressão e siga até a abertura direita, onde pegou um tesouro. Observe a área e veja que surgiu um buraco na parede. Use o bloco e passe pelo buraco. Siga e antes da porta veja um vaso chão, no canto esquerdo. Quebre-o e pegue o TREASURE (3/7 - 22/26). Siga pela passagem e entra em uma sala com colunas.

Vá até o final desta sala e veja os vasos no chão. Quebre-os e pegue o TREASURE (4/7 - 23/26). Volte até a passagem e fique de costas para ela. Suba na 1ª coluna da direita e vá até o topo dela. Posicione e pule de costas para a outra coluna. Suba até o topo dela e fique de costas para a plataforma. Pule de costas para esta plataforma. Olhe para a sala e veja a coluna quebrada no centro e a coluna junto da outra plataforma. Posicione bem LARA e pule para o topo da coluna quebrada. Pule novamente e agarre na coluna. Gire, posicione LARA e pule de costas para a plataforma. Gire e olhe para a sala. Observe a área e veja a coluna e as 2 pilastras quebradas. Corra e pule agarrando nesta coluna. Suba, posicione bem LARA e pule de costas para o topo da pilastra quebrada. Pule para a outra pilastra e para a plataforma. Siga pela passagem e ao final agache e entre no túnel à esquerda. Ao final dele olhe para a esquerda e veja os vasos. Quebre-os e pegue o TREASURE (5/7 - 24/26).

Continue o caminho e ao final chega uma plataforma acima do lago do KRAKEN. Vê uma cena com os mercenários fugindo. Observe a área e veja a plataforma oposta (com os destroços) e uma argola no teto. Posicione LARA, use o gancho nesta argola, corra e pule. Balance e vá para o outro lado. Siga para a direita dos destroços e, junto da parede, veja os vasos. Quebre-os e pegue o TREASURE (6/7 - 25/26). Contorne os destroços pelo outro lado e pegue um HEALTH PACK. Escale as pedras dos destroços e vá para o topo delas observando a área. Veja a barra de ferro e a plataforma do outro lado. Pule e agarre nesta barra. Balance e pule na plataforma. Vá até o final dela e olhe para a direita vendo uma rampa. Escorregue por ela e vá para a plataforma mais baixa. Pendure na borda desta plataforma e ande para a direita. Verá algumas "falhas" nesta beirada.

Quando chegar perto delas pule para a direita até chegar ao final, onde poderá subir na plataforma. Aproxime dos vasos, quebre-os e pegue o TREASURE (7/7 - 26/26). Vire para a direita e pule para a plataforma junto da parede. Siga e localize um buraco. Agache e passe por ele. Olhe para a esquerda e pegue a RELIC (1/1). Consegue restaurar e aumentar sua saúde. Retorne pelo mesmo caminho e vá para a plataforma onde pegou o último tesouro. Pendure na borda dela, localize a abertura na área abaixo e desça. Passe pela abertura e siga indo para a esquerda. Ao chegar no corredor principal siga pela direita, vamos sair daqui e retornar até o iate. Desça pelas 2 escadas e entre no primeiro buraco do chão. Suba do outro lado e atravesse pelo túnel escuro. Ao sair dele use as pedras e suba. Desça a escada, use mais pedras para seguir caminho e desça por mais 2 escadas.

Finalmente chega na sala da serpente. Siga até a área do lago e observe-o vendo a passagem à esquerda. Pule na pedra da água e siga pela passagem. Escale as pedras e siga pela abertura à direita, retorna até a primeira piscina, sua entrada inicial desta área. Mergulhe na piscina e localize o grande buraco onde vê as águas-vivas. Vá seguindo pelo caminho que já passou anteriormente até chegar na caverna da grande porta dos 3 círculos. Saia desta caverna e agora suba até chegar na superfície e ver seu iate. Nade até ele e veja a sequência. Ao subir no iate vê ao longe o grande navio com os mercenários. Você pega o iate e aproxima do navio.

Video




PARTE 4: GOD OF THUNDER

Após a sequência está em seu iate. Observe a área e veja que está bem perto do navio dos mercenários. Ao lado do navio vê uma grande âncora. Posicione e pule para ela. Suba pela grossa corrente, pule 2 vezes e pendure na borda do navio. Observe a área e veja mercenários na área abaixo (3) e outro no Deck mais acima, à esquerda. No chão vê uma maleta. Pule para o Deck e pegue a maleta, um HEALTH PACK. Abra seu "PDA" e selecione uma arma para ser usada como secundária. Agora deve descer e, usando os contêineres como proteção, matar os 3 mercenários. Quando acabar com eles ande pelo lado direito do navio, mire no mercenário que está na área superior e detone-o. Agora localize um contêiner que consiga subir e vá usando alguns deles (pela esquerda) até conseguir pular para o Deck superior. Nesta área pegue um HEALTH PACK. Desta área poderá seguir pela direita ou esquerda. Primeiro vá pela direita e mate o mercenário que está escondido entre os caixotes.

Retorne, vá pela esquerda e mate 2 mercenários (pode jogar granada). Siga para o Deck dos fundos e veja uns 5 mercenários. Acabe com eles e observe que na área dos helicópteros têm mais inimigos. Desça até lá usando a escada à direita para pegar um HEALTH PACK. Detone os últimos mercenários desta área, ande por ela e pegue mais um HEALTH PACK. Localize uma escada e desça por ela. Mate mais uns 4 mercenários e perto da porta dupla tem um HEALTH PACK. Pegue-o e passe pela porta com cuidado. Tem um mercenário escondido atrás dos caixotes. Acabe com ele, siga o corredor, desça a escada e passe pela porta dupla entrando na PAINEL ROOM. Mate 2 mercenários, contorne a área, desça a escada e passe pela porta. Entra na ENGINE ROOM. Siga e veja a sequência. Será atacada por um mercenário e tem uma explosão. Quando tiver controle escuta a voz de AMANDA (velha conhecida) avisando a todos para abandonarem o navio. Siga voltando o corredor e ao chegar na bifurcação vá para a esquerda vendo nova sequência. Vê AMANDA observando o dispositivo da luva e que ela não consegue usá-lo.

O navio está afundando e AMANDA foge. LARA encontra outra velha conhecida, JACQUELINE NATLA que está presa em um cilindro de vidro. Ela diz para Lara que sua mãe (AMÉLIA CROFT) não está em AVALON mas sim em HELHEIM, outro mundo escandinavo. LARA quer saber onde é este lugar e NATLA diz que um dia poderá contar a ela. Avisa que para entrar neste mundo LARA vai precisar usar o "martelo" que seu pai tanto procurou. Ela faz referências sobre a costa da Tailândia e o cabo de um dos helicópteros puxa NATLA em sua prisão de vidro.

Video




PARTE 5: REALM OF THE DEAD

Quando tiver controle leia seu Diário e veja as anotações sobre AMANDA e JACQUELINE NATLA. O navio está afundando e deve sair dele. Não tem tempo para fazer isso. Siga pela passagem aberta e veja chamas bloqueando o caminho. Siga o corredor à direita e ao final vá novamente para a direita. Passe pelas portas duplas e siga até ver o "aviso" para "correr". O navio vai balançar e é melhor obedecer esta ordem. Corra ("SHIFT + W") e passe pelos caixotes que caem. Em seguida entrará no "ADRENALINE MODE". Lara ficará em câmara lenta e deverá ser muito rápida para passar pelos barris com fogo e entrar no corredor à direita. Vá até o final deste corredor e olhe a parede esquerda, deverá escalar esta parede. Pule para a barra de metal e pendure nas válvulas redondas. Vá para a direita e suba até o final da escada. Use as válvulas à direita e pule agarrando outra válvula. Vá para a esquerda e use a escada. Suba e use as válvulas da esquerda.

Vá usando as barras de metal e ao chegar ao topo ande para a esquerda até subir em um corredor. Siga e ao final dele observe a parede direita, deve escalar esta parede. Suba a escada e pule pendurando na grade. Pule e pendure nas válvulas. Vá para a direita ("D + W") e use mais válvulas. Vá subindo usando as válvulas (direita, esquerda) até conseguir pendurar na barra de metal. Ande para a esquerda e veja abaixo a estreita viga de metal. Posicione bem em cima desta viga e desça ("CTRL") nela. Gire e siga até o final. Suba pulando umas 3 vezes até alcançar a plataforma. Veja a sequência. O navio está afundando e AMANDA está pendurada no helicóptero. LARA atira em AMANDA. Ela joga o dispositivo no mar. LARA mergulha, pega o dispositivo e volta para o iate. 

Video




LEVEL 2: COASTAL THAILAND 

PARTE 1: THE REMNANTS

Ao entrar neste 2º Capítulo poderá escolher a roupa de LARA e também sua arma secundária (poderá trocar no "PDA" quando desejar). Durante a sequência LARA conversa com ALISTER e ZIP. Ela não vê sinais da exploração de seu pai nesta área e acredita que possa achar algo no interior da ilha. Observe o local e veja a pequena ilha. Na água existem 3 tubarões. Pode acabar com eles ainda de cima do iate ou cair na água e enfrentá-los. Pode também ignorá-los. Nade até a ilha e não suba. Contorne-a pela direita e passe por um pequeno redemoinho na água. Vá aproximando do paredão e olhando para o fundo. Verá de cima o tesouro. Mergulhe e pegue o TREASURE (1/10 - 1/30). Volte e agora suba na pequena ilha e observe o paredão vendo nele alguns pedregulhos que fazem o caminho contornando o paredão pela direita. Vá escalando o paredão usando sempre as teclas ("W + D").

Quando ficar sem saída pule para a direita e suba o máximo que puder. Dê um pulo e pendure na borda da parede. Pule novamente e pendure na borda acima. Ande para a direita até o final. Vê uma pequena cascata à direita. Pule para borda da pedra que está perto desta cascata. Ande rápido para a direita e quando der desça na caverna. Será atacada por 3 pequenas aranhas. Mate-as dando chute ("E") ou tiro. Pegue um HEALTH PACK e o TREASURE (2/10 - 2/30). Vá para a beirada da caverna e olhe a pedra do outro lado. Pule e pendure na beirada da pedra. Vá para a esquerda, posicione e desça 2 vezes agarrando nos pedregulhos. Desça só um pouquinho e pule para a esquerda agarrando em mais pedregulhos. Agora deve contornar esta pedra indo para a esquerda e para cima até pendurar na borda da parede, onde vê uns pássaros coloridos. Vá para a direita até o final.

Olhe para trás e veja a borda da parede do outro lado. Posicione e dê um pulo de costas. Ao segurar nesta borda dê um pulo e consegue ficar em pé nela, grudada no paredão. Ande para a direita da tela (esquerda de LARA) e posicione bem, vendo a plataforma do outro lado. Deve dar um pulo para frente ("barra de espaço + W") e para dar certo deve estar bem posicionada. Caso contrário cairá na água e terá que repetir tudo até chegar aqui. Ao chegar nesta área suba a escada e mate umas aranhas. Pule para a pedra mais salta e mate mais aranha. Suba outra escada e pegue um HEALTH PACK que está no chão. Olhe para a direita e aproxime da beirada do buraco. Veja a pequena rampa e a barra de ferro na parede. Escorregue só um pouquinho e pule agarrando na barra. Balance e pule agarrando na borda da parede. Ande para a direita e pule indo para a escada. Suba esta escada e siga até a próxima escada. Antes de subir por ela olhe para o mar. Veja uma alcova na parede.

Perdure na borda da parede e desça 2 vezes segurando nos pedregulhos. Desça indo para a esquerda o máximo que puder e olhe para trás vendo a alcova. Dê um pulo de costas e pendure na borda da alcova. Entre nela e pegue o TREASURE (3/10 - 3/30). Perdure na borda da alcova e vá bem para a direita. Pule para a direita e pendure nos pedregulhos. Escale a parede e retorne até a escada. Suba por ela e mate algumas aranhas. Gire e olhe a abertura de onde veio. Olhe a parede à direita e veja 2 bordas. Posicione, corra e pule agarrando na 1ª borda. Pule e agarre na borda acima. Pule novamente e suba na estreita borda. Deve agora dar um pulo reto e pendurar na borda da parede do outro lado. Este pulo reto é bem chato pois nem sempre ele funciona. Pode tentar o pulo com o ("W") ou com o ("A"). Suba na plataforma e observe o mar vendo seu iate e uma grande pedra do outro lado. Deve ir até esta pedra e este pulo é longo. Posicione, corra e pule até esta pedra. Pegue o TREASURE (4/10 - 4/30) e gire olhando para onde veio (mais abaixo) vendo a cascata. Deve pular para a plataforma abaixo e repetir seus pulos pela parede retornando na área acima. Siga pela área com folhagens verdes até chegar perto do buraco.

Observe o buraco e veja uma argola. Posicione, use o gancho e pule indo para o outro lado. Siga pela grama (escuta um barulho) e ao chegar perto de umas grandes raízes agache e passe por baixo delas. Siga e veja as ruínas. Suba a escada e olhe para a direita vendo 3 vasos. Aproxime, quebre os vasos e pegue o TREASURE (5/10 - 5/30). Olhe para o outro lado e veja uma pilastra e mais acima dela uma borda. Deve escalar a pilastra e a parede dando pulos para chegar até esta borda. Posicione e olhe para a pilastra. Deve dar pulos rápidos na pilastra, parede e pilastra pendurando na borda dela. Ande para a esquerda, posicione e pule para a borda da coluna esquerda. Ande para a direita e pule pendurando na borda mais alta. Dê um pulo de costas e pendure na borda da parede. Ande para a direita até o final, ficando na borda de uma coluna. Posicione e pule de costas pendurando na borda da outra coluna. Contorne pela direita e pule para a borda da parede. Vá para a esquerda até o final e suba para a borda mais alta. Vá para a direita e quando for possível pule e pendure na área acima. Suba e observe as ruínas do lindo Templo.

Aproxime o máximo que puder e observe as 2 colunas. Pule e perdure na borda da coluna da esquerda. Pule para borda mais alta e vá para a direita. Posicione e pule para a borda da coluna direita. Contorne para a esquerda, posicione e desça para a viga de ferro horizontal. Perdure nesta viga e observe a área vendo outra barra de ferro e a borda na parede de pedra. Balance e pule para a outra barra. Balance e pule para borda da pedra. Ande para a direita até o final, posicione e pule de costas para a borda da coluna. Contorne para a esquerda e desça para a borda mais baixa. Posicione para a esquerda e veja a barra de ferro. Pule para esta barra e ande pendurada até a outra ponta. Desça usando as bordas da coluna e vá para o chão, perto de um riacho. Nesta área pegue um HEALTH PACK e siga pela grama vendo à esquerda umas ruínas. Será atacada por 2 tigres. Fique longe deles, atravesse o riacho e siga até as ruínas para combater estes tigres de uma área mais segura. Veja a viga de madeira horizontal entre 2 colunas. Suba nela e desta área será fácil matar os tigres. Cuidado pois um 3º tigre vai aparecer.

Quando acabar com eles desça, ande pela ruína e pegue 2 HEALTH PACKS. Desça o pequeno morro e aproxime de um conjunto de pedras. Contorne estas pedras e veja um vaso. Quebre-o e pegue o TREASURE (6/10 - 6/30). Volte até as ruínas e torne a subir na viga de madeira horizontal. Observe as colunas e veja que em uma delas tem uma borda. Perdure nessa borda e vá para a esquerda. Olhe para trás e veja a viga que sai de uma coluna. Pule de costas para esta viga e ande até a coluna. Pule e agarre na borda da coluna. Vá para a direita e tente olhar para cima para entender a sequência de seus pulos. Deve usar as paredes das 2 colunas para subir e agarrar na borda mais alta. Vá pulando pelas paredes das colunas até pendurar na borda. Contorne para a direita e observe a área. O caminho para continuar o jogo será pela direita e pela esquerda vê 2 colunas e uma passagem na parede.

Primeiro vamos até esta passagem. Pule para a borda das 2 colunas que estão à esquerda. Ao chegar na última coluna vá para a esquerda e veja a barra de ferro entre as colunas. Desça nesta barra e ande para o outro lado. Pendure na barra, vá para a esquerda e pendure na borda da coluna. Desça para a borda mais baixa e pule para a esquerda pendurando na borda da ruína. Ande para a esquerda até poder subir na plataforma. Contorne a área pela direita e pegue o TREASURE (7/10 - 7/30). Não conseguiremos voltar pelo mesmo caminho. Da área onde pegou o tesouro (pode matar alguns morcegos) observe a coluna esquerda, posicione, corra e pule pendurando na sua borda. Vá para a direita e olhe para trás vendo uma coluna redonda. Pule de costas e agarre nesta coluna. Suba até o topo dela, gire e observe a área. Pule para o topo da coluna quebrada e dela pule para borda da pilastra com a barra de ferro horizontal. Vá para a direita, suba nesta barra e pule pendurando na borda acima.

Vá para a direita e pule pelas colunas até retornar na coluna onde estávamos anteriormente. Agora contorne para a direita e desça na barra horizontal. Vá até o final dela e observe a área na plataforma acima. À esquerda e à direita existem itens para pegar. Pule para o topo da coluna quebrada e dela pule para a borda da ruína. Ande para a direita, suba na plataforma e quebre os vasos. Pegue o TREASURE (8/10 - 8/30) e volte a pendurar na borda da plataforma. Ande para a esquerda e ao final suba na plataforma e pegue um HEALTH PACK. Volte para a borda da ruína, vá para a esquerda e suba na direção da escada. Siga e veja instruções na sua tela sobre o "ADRENALINE METER". Agache para passar por baixo da grande raiz e pendure na borda da passarela. Ande para a esquerda e quando puder suba na plataforma. Deverá agora lutar contra os tigres e se desejar poderá usar o método do "ADRENALINE METER" para acabar com eles. Repare na silueta de LARA no topo esquerdo da tela, ela ficará amarela.

Quando isso acontecer acione ("G") e aproxime do tigre acionando o ("Q"), ficará em câmara lenta. Vai pular nas costas do tigre e dar um pulo de costas. Enquanto estiver no ar deverá mirar ("H") na cabeça do tigre e dar um tiro certeiro. Este método é eficaz mas perigoso. Se desejar algo mais fácil siga até a escada e veja uma plataforma com estátuas ao lado dela. Suba em uma destas plataformas e desta área poderá matar os tigres calmamente. Quando terminar com os 3 tigres suba a escada e vá para a plataforma esquerda. Contorne esta plataforma pela direita. Veja a barra de ferro na parede. Pule para ela, balance e pule para a plataforma do outro lado. Vá para a esquerda e ande até o final observando a área. Verá 2 barras de ferro. Pendure na borda da plataforma e desça na grama inclinada. Posicione e pule para a borda da área com grama. Ande para a esquerda e desça agarrando na borda mais abaixo.

Vá para a esquerda e pule para a 1ª barra de ferro. Balance e pule para a 2ª barra de ferro. Posicione bem nesta barra, balance e pule para borda da parede. Vá para a esquerda e suba na plataforma. Pegue o TREASURE (9/10 - 9/30) e olhe para a parede esquerda vendo a borda. Perdure nela e pule para a borda acima. Ande para a esquerda e suba na viga de ferro. Olhe para o buraco e veja outra viga. Pule para ela e pendure indo para a direita até o final. Ao chegar na coluna pule para borda mais alta, vá para a direita e suba na plataforma. Atravesse pela área onde lutou com os tigres, suba a escada e siga por um corredor com pedras até chegar perto do buraco. Observe a área e primeiro atire nos morcegos, espere até que eles acabem. Pule para a viga que está na parede direita e ande indo até o final dela. Pule e agarre na borda da parede oposta. Vá para a direita e ao chegar na coluna torta vá para a direita até ficar de costas para o buraco. Pule de costas e pendure na borda da coluna do outro lado.

Ande para a esquerda e pendure na borda da parede. Posicione e desça na borda abaixo. Vá para a esquerda e desça para a outra borda. Vá para a esquerda e suba no topo de uma viga. Vá até o final dela e pule para a viga do outro lado. Pendure nesta viga e vá para a esquerda até conseguir subir na abertura. Siga o caminho e mate várias aranhas. Ao chegar perto do buraco pendure na borda dele e desça até o chão. Nesta área mate mais aranhas. Siga até o final do buraco e veja à esquerda uma rampa e à direita uma borda onde conseguirá subir usando as pedras do chão. Ao chegar na plataforma acima veja a viga na borda da plataforma e as pedras no chão. Suba nestas pedras e olhe para a parede esquerda. Pule nesta parede 2 vezes para poder subir na viga. Vá até o final da viga e aproxime dos vasos. Se necessário pule até eles. Quebre os vasos e pegue o TREASURE (10/10 - 10/30).

Olhe para o buraco e veja as vigas da parede. Deve pular pelas 4 vigas e ao chegar na 4ª viga espere. Mate algumas aranhas que surgem na plataforma e só depois pule e pendure na barra de ferro. Suba nesta barra e veja a viga à esquerda. Pule para esta viga e gire. Pule por mais uma viga e depois pule para a escada. Suba a escada e siga vendo a sequência. LARA examina as paredes e vê referência a BHOGAVATI identificando também o deus SHIVA e a deusa KALI.

Video




PARTE 2: BHOGAVATI

Quando tiver controle abra seu "PDA" e leia seu Dário. Está em uma plataforma de madeira de onde vê estátuas de SHIVA e de KALI no pátio abaixo. À esquerda tem um pedestal com uma chave. Pode acioná-la mas agora nada acontece. 23 Existem 2 mecanismos que necessitam ser liberados para que esta chave funcione. Saia da plataforma indo para o balcão. Siga pela direita e suba uma escada. Siga e veja as grossas raízes no chão. Desça a escada e veja uma abertura abaixo da viga. Agache e passe por ela pendurando na borda da plataforma. Veja as pedras na parede. Use estas pedras, desça e vá para o chão do pátio. Será atacada por morcegos, acabe com eles. Gire e deixe o braço esquerdo de LARA virada para a parede de pedra. Verá um vaso no meio da folhagem verde. Pode quebrá-lo mas ele esta vazio. Perto desta folhagem tem uma borda na parede. Pendure nela e vá para a direita.

Pule e pendure na borda do outro lado. Contorne para a direita, dê a volta nesta plataforma suspensa e veja as pedras da parede e a folhagem no centro. Deve contornar esta folhagem usando as pedras e pendurar na borda do outro lado. Ao final pule e agarre na última pedra. Desça segurando na borda e contorne até o final. Suba na estreita borda e agora deve usar as paredes para escalar e subir (à esquerda). Pule 2 vezes (é chato) e pendure na borda acima. Vá para a direita e suba na plataforma. Ande por ela e pegue um HEALTH PACK. Gire e veja uma argola prendendo as cordas da plataforma de madeira. Use o gancho nesta argola. Puxe o cabo ("E") e retire a argola da parede.

Olhe para o mecanismo e gire para a direita. Ande até a borda, entre as 2 pilastras com raízes e pendure na borda da plataforma. Desça 2 vezes e volte para o chão. Vá para o outro lado e aproxime do buraco vendo a argola no teto da plataforma de madeira. Use o gancho, corra e pule. Balance indo para a plataforma do outro lado. Quebre o vaso e pegue o TREASURE (1/15 - 11/30). Agache e passe por baixo da viga. Observe a área, veja as pilastras, uma barra no chão e vasos (vazios). Pegue esta barra e veja um slot na pilastra. Aproxime e coloque a barra neste slot. Pendure na barra e suba nela. Olhe para a direita e veja a borda em uma coluna oposta. Pule e pendure nesta borda. Vá para a direita e pule na borda da outra coluna. Vá para a direita e pule para borda da parede.

Ande para a esquerda e veja as pedras na parede. Suba por estas pedras e ao chegar ao topo olhe para trás. Pule de costas para o topo da coluna. Rapidamente pegue a arma e mate uns morcegos. Posicione e pule para o topo da outra coluna e dela para borda da plataforma. Suba e olhe para o chão à direita. Pegue um HEALTH PACK e olhe o mecanismo com uma barra de ferro. Pendure nesta barra e olhe para a parede. Acione o ("E") e consegue retirar a barra liberando o 2º mecanismo da plataforma de madeira. Coloque a barra no chão ("CTRL") e volte para a mesma borda por onde chegou aqui. Olhe as pilastras e veja uma coluna com uma borda. Pule e agarre está borda. Vá para a direita e pendure na viga. Suba nela e pule para o topo da coluna. Observe a parede e veja as raízes e um buraco. Pule para borda da parede e suba. Agache e passe pelo buraco retornando ao balcão superior.

Suba a escada e volte até a plataforma de madeira do início da fase. Melhor SALVAR O JOGO pois deverá ser muito rápida. Acione a chave do pedestal e veja a sequência. Entra em "ADRENALINE METER" e LARA fica em câmara lenta. Assim que possível acione o gancho e pendure LARA na argola antes que ela caia junto com a plataforma. Quando voltar ao normal está pendurada no gancho e deve descer pela parede. Para fazer isto use o ("E + S") e desça até chegar ao chão e soltar o cabo ("CTRL"). Está em cima da plataforma de madeira, no pátio da estátua de KALI. Siga para o chão com a arma na mão. Será atacada por umas 5 NAGAS, enormes serpentes da mitologia hindu. Não deixe que elas aproximem muito e atire rapidamente. Quando acabar com elas ande por esta área, nada pode fazer por aqui agora. Olhe para a plataforma de madeira vendo 2 passagens nas laterais do pátio.

Saia por qualquer uma delas, desça a escadaria e ao final siga o corredor localizando uma passagem. Saia por ela e desça uma escada. Chega em um pequeno pátio onde vê um buraco no chão, 2 estátuas de leão e uma estátua de serpente. Os vasos que estão nesta área estão vazios. Na estátua da serpente tem uma argola. Use o gancho nela e ande acionando o ("E"). Consegue pendurar no buraco. Vá descendo e ao chegar ao chão solte o cabo ("CTRL"). Chega em um estreito corredor. À esquerda vê uns vasos no chão. Quebre-os e pegue o TREASURE (2/15 - 12/30). Siga o corredor e veja a cena. LARA examina os desenhos da parede e acha semelhanças com as ruínas de NIFLHEIM. O portão do final do corredor está fechado e deverá arrumar um caminho para passar por cima dele. Olhando para o portão observe a parede esquerda e localize umas bordas. Suba pelas 3 bordas e ande para a esquerda até o final.

Posicione e pule para a borda da parede do outro lado. Vá andando para a esquerda até chegar na borda quebrada. Suba nesta borda e olhe para o corredor vendo a borda do outro lado. Posicione e pule para ela. Pendure nesta borda e vá para a direita. Ao chegar ao final suba na borda e olhe para o corredor. Pule para borda do outro lado e pendure nela. Ande para a esquerda até chegar na última borda. Ande até o final e pule ficando em cima da plataforma do portão. Pendure na borda do outro lado, ande para a esquerda e desça usando as bordas da parede. Suba a escada e verá morcegos voando. Mate-os e tem uma visão desta área, em grande pátio cheio de plataformas e plantas. Olhe para a direita e pegue (do chão) um HEALTH PACK. Use uma arma e vá descendo lentamente a primeira escada à direita (vasos vazios). Olhe para as colunas no meio do pátio e verá NAGAS. Muitas serpentes irão atacar.

Acabe rapidamente com elas. Pode andar pelo pátio para conhecer a área. Verá muitos vasos mas todos estão vazios. Quando terminar volte pela mesma escada e suba o primeiro lance vendo pedras na parede. Suba usando estas pedras indo para a plataforma. Pegue um HEALTH PACK e contorne a coluna. Veja a grande viga entre a parede e a coluna. Suba nesta viga e veja a borda da coluna. Pendure nela e vá para a direita. Pule para a borda da parede do outro lado e posicione LARA olhando para a pilastra de onde veio, fique em pé nesta borda. Posicione e pule para o topo da pilastra. Gire e veja a plataforma com plantas e um artefato de metal. Pule para esta plataforma e observe a flor-de-lis. Aproxime dela e pegue a 1ª SHIVA GEM. Com isso um dos portões abaixo desta plataforma abre assim como um dos portões da estrutura oposta. Morcegos vão sobrevoar a área. Mate-os e posicione LARA perto das raízes, após elas. Use o gancho na flor-de-lis e desça escalando a parede indo para a plataforma dos portões, ainda tem um fechado. Olhe para a esquerda e veja uns vasos e o tesouro em uma alcova.

Pendure na borda da plataforma e vá para a esquerda. Ao final pule de costas indo para a plataforma abaixo. Os vasos que estão nesta área estão vazios. Observe a coluna e veja as pedras. Suba por elas e ao final pule pendurando na borda da coluna. Vá para a direita e veja borda da plataforma com os vasos. Prepare-se para dar um longo pulo. Ao pendurar na borda desta plataforma use rapidamente o ("E") para não cair. Vá para a direita, suba na alcova e pegue o TREASURE (3/15 - 13/30). Vá para o chão e siga com a arma na mão. Passe pela coluna, gire rapidamente e mate a NAGA que aparece. Mate também umas aranhas. Volte até a coluna e torne a subir pelas pedras. Olhe para a plataforma com os vasos e mate mais aranhas. Torne a dar o pulo longo e suba nesta plataforma. Os vasos estão vazios. Suba na plataforma mais alta e rapidamente olhe para cima matando outra NAGA. Olhe para a parede e veja as pedras. Use-as, escale a parede e vá para a direita até conseguir pular para a borda da parede.

Vá para a direita e suba na plataforma. Pegue um HEALTH PACK e gire observando a área. Veja a pilastra quadrada com um tesouro. Pule para ela e pegue o TREASURE (4/15 - 14/30). Pendure na borda da pilastra e deixa a plataforma onde matou a NAGA à direita de LARA. Posicione e desça para a borda mais baixa acionando o ("E") para LARA não cair. Repita o longo pulo para a plataforma anterior e vá para a plataforma mais alta. Torne a pendurar nas pedras da parede e agora vá o mais possível para a esquerda. Pule para a borda da escada e suba por ela. Vá para a esquerda e pegue um HEALTH PACK. Vá para a direita e pegue o TREASURE (5/15 - 15/30). Vá até a beirada onde pegou o HEALTH PACK e pendure na borda vendo a alcova abaixo. Desça e suba nesta alcova. Pegue o TREASURE (6/15 - 16/30) e vá para a esquerda pendurando na borda. Desça para a borda mais baixa e vá para o chão. Pegue um HEALTH PACK que está perto da planta e mate alguns morcegos. Siga com cuidado e gire rápido.

Mate 2 NAGAS e mais morcegos. Vá até os vasos, quebre-os e pegue o TREASURE (7/15 - 17/30). Volte até a área onde pegou o HEALTH PACK e deve usar as paredes para subir. Este pulo é muito chato pois a área é muito estreita. Pode iniciar por qualquer parede e pendure na 1ª borda. Vá para a direita e pule para a borda da plataforma do outro lado. Vá para a esquerda com cuidado e veja 2 NAGAS. Volte rapidamente e mate-as. Torne a pendurar na borda e ande para a esquerda. Passe pela coluna e ao chegar na borda do outro lado suba na plataforma. Olhe para a coluna e veja as bordas. Suba 2 vezes, vá para a direita e vá para o topo da coluna. Observe a área e veja uma viga na plataforma. Pule para ela e siga para a plataforma. Veja a argola na parede. Use o gancho e vá para o outro lado, perto de uma flor-de-lis. Aproxime e pegue a 2ª SHIVA GEM. Consegue abrir mais um portão.

Observe a área e veja o tesouro em uma alcova. Vamos pegá-lo daqui a pouco. Use o gancho na flor-de-lis e desça escalando a parede e indo para o chão, na área onde abriu o portão. Pegue um HEALTH PACK e volte até a borda da plataforma. Vá para a direita e veja mais abaixo uma rampa e mais acima uma alcova. Fique bem na borda e pule para esta alcova. No meio das plantas têm um HEALTH PACK. Pegue-o e veja as pedras na coluna. Suba por elas e vá o mais à direita possível. Pule e agarre na borda da parede do outro lado. Ande para a direita e suba na estreita alcova. Novamente deve usar as paredes e subir até pendurar na borda da parede esquerda. Ande para a esquerda e suba na alcova. Pegue o TREASURE (8/15 - 18/30), o que viu anteriormente e pendure na borda desta alcova. Desça 2 vezes e localize a rampa. Escorregue por ela e vá para o chão voltando ao pátio. Suba pela escada da esquerda e torne a usar as pedras da parede. Suba na plataforma e use novamente a viga da parede.

Suba nela e pendure na borda da coluna. Vá para a direita e pule na borda da parede. Suba nesta borda, posicione e pule para o topo da coluna. Gire e pule para a plataforma com a flor-de-lis. Use o gancho nela e desça novamente. Agora todos os portões estão abertos. Siga pelo corredor até chegar perto de um buraco. Use o gancho na argola dourada, balance e pule para o outro lado. Siga o corredor até chegar perto de outro buraco. Veja uma argola parcialmente coberta pela plataforma e a barra de metal na parede esquerda. Pendure nela, suba e pule agarrando na borda da parede. Vá para a esquerda e pule pendurando na pedra da parede com a passagem. Suba 2 vezes e vá para o corredor. Pegue um HEALTH PACK e olhe o próximo buraco. Veja a borda na parede direita. Pule para ela e pendure ficando de costas para o buraco. Vá para a esquerda, passe pela coluna e suba na próxima borda. Olhe para o buraco e pule reto, para a viga do outro lado. Vá para a direita e suba na plataforma da passagem. Veja a viga na parede direita. Ande por ela, gire para a esquerda e pule para a viga do outro lado.

Pendure nesta viga e vá para a direita até poder subir na viga quebrada. Ande para a direita e pule na plataforma. Pegue o TREASURE (9/15 - 19/30) e ande para a esquerda. Pendure na borda da plataforma e vá para a esquerda descendo até o chão. Retorna ao corredor dos portões. Siga até o primeiro buraco e torne a passar por ele usando o gancho. Vá até o 2º buraco e suba novamente na barra de ferro. Perdure na borda da parede e vá para a esquerda. Pule e suba novamente na plataforma da passagem. Agora olhe para a área de onde veio e veja 2 barras de ferro na parede e a argola dourada do outro lado. Use as 2 barras de ferro e pule para a plataforma da passagem. Olhe para baixo e veja a porta e o buraco. Use o gancho na argola dourada e pendure. Desça até o chão e solte o cabo. Siga pela passagem e suba a escada devagar e com uma arma na mão. Mate um tigre e entre em um pátio.

Vá para a esquerda e pegue um HEALTH PACK. Os vasos nesta área estão vazios e os da direita também. Vá até o final do pátio (direita), quebre os vasos e pegue o TREASURE (10/15 - 20/30). Retorne para o centro do pátio e olhe para a estrutura. Suba em um bloco de pedra e pendure na borda da estrutura. Vá para a esquerda, suba na borda e veja a pilastra na sua frente. Pule para o topo dela e gire para a outra pilastra. Veja a pequena borda na parede esquerda. Pule para ela e vá para a esquerda. Pule para a plataforma e pegue o TREASURE (11/15 - 21/30). Pendure na borda desta pilastra e vá para a direita. Pule de costas e retorne para a pequena borda da parede. Desta borda pule para o topo da 1ª pilastra. Pule para o topo da 2ª pilastra e agora gire para a direita. Pule para a borda da estrutura, vá para a esquerda e ao final desça segurando na borda abaixo. Vá para a esquerda e suba nesta borda. Deve agora usar as paredes e pular subindo no topo da estrutura.

Ao chegar nesta área mate uns morcegos. Contorne a área e pegue um HEALTH PACK. Vá para a beirada desta plataforma (um pedaço dela está quebrado) e pendure. Desça para a borda abaixo e ande para a direita até poder subir em uma viga. Posicione mais na beirada desta viga e pule agarrando na borda da parede do outro lado. Vá para a esquerda e desça pendurando na borda mais baixa. Pule de costas para a grande viga de madeira e suba nela. Ande por ela, gire para a esquerda e pule para a outra viga. Posicione e pule para o topo da coluna. Gire para a parede e pule para a borda dela. Vá para a direita e pule para a borda mais alta. Ande para a direita (até o final) e pule de costas para a borda da plataforma. Suba nela e pegue o TREASURE (12/15 - 22/30). Pendure na borda da plataforma e vá bem para a esquerda. Pule e volte para a borda da parede. Vá para a esquerda e desça para a borda mais baixa.

Continue à esquerda até chegar na última borda. Fique bem à esquerda e pule pendurando em uma barra de ferro. Suba nela e olhe para a parede oposta de onde veio. Pule e pendure na borda. Suba 3 vezes indo para a área acima. Ande nesta estreita plataforma e veja a borda da parede com vegetação. Pule para ela e vá para a direita. Vá até o final e pule para a borda da plataforma. Vá até o final desta plataforma e pendure na borda da parede. Suba nela e pule para a borda coluna à direita. Ande para a direita e suba na viga horizontal. Rapidamente pegue uma arma e mate os morcegos. Vá para a direita e pule pendurando na borda da coluna quebrada. Contorne pela esquerda e pule de costas para o topo da coluna menor. Pule para a borda da próxima coluna e vá para a direita. Pendure na viga e suba nela. Vá até o final e pule para a abertura. Siga o corredor até chegar perto de um buraco.

Observe a parede esquerda e veja a borda. Corra e pule para ela. Vá para a direita e pule para a próxima borda. Siga e posicione em cima da viga horizontal. Desça nela e siga até o outro lado. Olhe para a esquerda e pule para a viga quebrada. Olhe para a parede esquerda e pule pendurando na borda. Vá para a direita e pule para a borda mais alta. Posicione e pule agarrando na barra de ferro. Suba nesta barra e veja mais 2 barras de ferro. Pendure, balance e use estas barras indo para o chão. Siga a área e veja vários vasos, todos estão vazios. Suba a escada bem devagar e com uma arma na mão. Mate 2 NAGAS e entre em uma área cheia de colunas. Vá para a direita e pegue o TREASURE (13/15 - 23/30). Vá para o outro lado e entra na área acima do pátio vendo uma estátua com uma balança nas mãos. Suba no prato da balança e ele abaixa. Com isso um dos braços do lado direito da estátua de SHIVA também abaixa mostrando um slot vazio. Saia da balança e pegue um HEALTH PACK que está no chão.

Morcegos aparecem, mate-os. Quando acabar com eles vá até perto da balança e suba na borda que tem perto dela indo para a plataforma. Vá para a direita, suba as escadas e mate uma NAGA. Chega perto da mão da estátua de SHIVA. Suba nesta mão, acione o slot e coloca uma das jóias. Retorne até a balança e agora suba no prato que está mais alto. O braço da estátua de SHIVA sobe e um feixe de luz bate no chão, perto da estátua de KALI. Saia da balança e localize uma estrutura de metal com uma argola perto da escada. Aproxime, use o gancho e abaixe o braço desta estrutura. Continue segurando o cabo e vá até a borda da parede. Escale e vá para o chão do pátio da estátua de KALI. Largue o cabo, gire rapidamente e mate uma NAGA.

Olhe para cima, lado oposto de sua escalada e veja outra estrutura de metal com a argola. Use o gancho, escale a parede e suba. Largue o cabo e suba na plataforma acima, à direita. Ande até o final da área e pegue o TREASURE (14/15 - 24/30). Retorne com cuidado pois nesta área poderá ser atacada por 2 NAGAS. Observe a outra estátua e veja que falta um prato da balança. No chão vê uma gaiola de ferro. Vá até a gaiola e empurre-a até o prato da estátua. Deixe esta gaiola bem posicionada, junto da parede e do prato da balança. Quando terminar suba na plataforma e vá atrás da estátua. Olhe para ela e veja 3 barras de ferro e a borda da coluna. Pendure na borda da coluna e pule pendurando na 1ª barra de ferro. Balance e pule para as outras barras e ao chegar na última veja a cena.

O braço esquerdo de SHIVA abaixa com peso de LARA e o prato da balança levanta. Agora deve ser rápida. Pule para o chão e corra até a gaiola para empurrá-la para debaixo do prato da balança. Com isto o braço da estátua de SHIVA ficará mais baixo. Volte para a plataforma acima, suba as escadas e aproxime da mão da estátua. Suba nela, acione o slot vazio e coloque a 2ª jóia. Volte até a gaiola e puxe-a retirando-a debaixo do prato da balança. Com isto este prato abaixa e o braço de SHIVA volta para seu lugar. Outro feixe de luz bate no pátio da estátua de KALI. Use o gancho na argola da estrutura da parede e volte para este pátio observando os 2 raios, o pedestal com um cristal, as 2 estátuas das dançarinas THAI e o círculo do chão, onde vê uns trilhos. Vá até a estátua que está no trilho central e mova-a para que ela fique à direita da estátua de KALI (olhando para esta estátua).

Posicione esta estátua para que o feixe de luz bata na mão dela e reflita no cristal que está no pedestal. Vá até a outra estátua e mova-a para o trilho central, pela direita, aproximando-a da 1ª estátua. Leve a 2ª estátua de volta para o trilho externo atravessando o trilho central. Posicione-a no lado esquerdo da estátua de KALI (olhando para ela). Faça com que o 2º raio reflita nesta estátua e também bata no cristal do pedestal. Quando isto acontecer veja a sequência. O feixe de luz bate na cabeça da estátua de KALI e uma abertura surge no chão. Siga por ela e entra em outro pátio com 2 estátuas de leão e uma estátua de serpente. Repare no grande bloco do chão e ande para a direita da estátua da serpente (olhando para ela). Contorne a estátua e pegue o TREASURE (15/15 - 25/30). Posicione atrás do grande bloco do chão e use o gancho na argola dourada da serpente. Acione o ("E") algumas vezes e a estátua cai no chão abrindo um buraco. Será atacada por muitas aranhas. Mate todas elas.

Video




PARTE 3: THE ANCIENT WORLD

Aproxime do buraco do chão e pendure na borda dele. Vê abaixo outra borda. Este pulo é longo. Desça para a borda e acione rapidamente o ("E") para que LARA não caia. Desça mais uma vez e veja a argola no teto. Desça mais uma vez e rapidamente use o gancho e fique pendurada. Desça até o chão e largue o cabo observando a caverna. Existem vários vasos na área mas todos estão vazios. Aproxime da grande porta de madeira e veja a sequência. LARA examina a porta e uma luz azulada aparece na mochila. Ela pega a luva de THOR, toca na porta e os desenhos ficam azulados. LARA percebe que é capaz de mover a porta pesada e descobre de onde a força divina de THOR pode ter vindo. Aproxime da porta e use a mão com a luva nela ("E"). Ande para a esquerda e a porta abre.

Solte a mão e siga com a arma na mão. Mate muitas aranhas e entre e uma grande caverna arredondada. Siga pela passarela e veja nova sequência. LARA nota que esta parte das ruínas foi construída muito antes do Templo. Le referências sobre a 2ª luva de THOR e sobre o martelo, eles estão sumidos. Estes tesouros estão protegidos pela "morte" para manter JORMUNGANDR subjugado. O mapa que mostra a localização destes artefatos foi destruído. LARA olha o pedestal e vê que a luva sumiu. Lê uma inscrição feita por seu pai direcionada para NATLA. O pai de Lara assina "R J C". LARA comenta que o pai dela nunca usava a inicial do meio para não confundir com as iniciais do avô. Acredita que isso deve ser uma dica sobre a localização da 2ª luva. Quando tiver controle observe esta caverna e veja a grande estátua de ODIN e a plataforma circular central com uma pequena árvore.

Antes de sair daqui vamos recolher alguns itens e para achá-los teremos que girar esta plataforma central resolvendo um verdadeiro PUZZLE. Volte até a porta de sua chegada aqui e veja a argola na parede esquerda. Use o gancho nesta argola e escale a parede descendo para uma plataforma externa. Largue o cabo, ande para a direita e pegue o TREASURE (1/3 - 26/30). Retorne até a argola e olhe para a parede (se olhar para o outro lado pegará a argola errada). Use o gancho e retorne para a área acima. Ao chegar ao topo olhe para a esquerda e pule no chão. Siga para a plataforma circular e vá até o final dela. Pendure na borda maior e veja a parede com desenhos, cheia de estreitas bordas. Use estas bordas e vá para o chão ficando em cima de uma pequena plataforma central.

Ponha a mão com a luva na parede do painel e ande para a direita, o máximo que conseguir. Roda a estrutura central para a direita. Solte a mão e observe a parede da estrutura localizando uma alcova. Pegue o TREASURE (2/3 - 27/30) e deixe este painel posicionado desta forma. Veja que no chão, à esquerda tem um buraco. Pule para a plataforma do outro lado e contorne o cilindro central localizando uma argola na parede. Use o gancho e pendure nesta argola. Deverá "andar" pela parede, ganhar altura até poder pular para a plataforma externa à esquerda. Posicione LARA para que ela fique um pouquinho acima desta plataforma. Use as teclas laterais ("A" e "D"), ande para os lados e quando der pule para a esquerda. Aproxime do painel da parede e use a mão com a luva. Ande para trás e puxe este painel observando a coluna na parede. Deve deixar um pequeno espaço para passar.

Quando posicionar o painel solte sua mão e passe contornando este painel. Observe a área, veja a estátua de ODIN e use novamente a mão no painel. Agora empurre-o até o final, o máximo que conseguir. Retorne um pouco, olhe para o painel e veja a argola na parede. Use o gancho e pendure. Posicione LARA pois deve "andar" novamente na parede. Use as setas laterais, ganhe altura e pule para a plataforma da esquerda, do cilindro central. Vá para a esquerda, pule o buraco do chão e aproxime do painel do cilindro. Escale pelas bordas e volte ao topo da plataforma circular. Mate os morcegos e repare que a passarela mudou seu posicionamento. Atravesse por ela, vá até a borda e pegue o TREASURE (3/3 - 28/30). Volte para a plataforma circular e desça usando as bordas do painel.

Segure neste painel e ande para a direita até assistir a sequência. Consegue alinhar a passarela superior a uma passagem de saída desta caverna. Quando tiver controle use as bordas do painel e retorne para a plataforma circular. Atravesse a passarela olhando a borda esquerda. Ainda falta buscar um item, não podemos sair desta área. Localize uma argola na parede da borda esquerda e pendure. Largue a borda e rapidamente acione o gancho para ficar pendurada no cabo. Posicione LARA para que ela fique um pouquinho acima da plataforma da parede esquerda. Agora "ande" pela parede, ganhe altura e na hora certa pule para a plataforma esquerda. Use a mão na parede e puxe esta parede observando a coluna. Deve deixar espaço suficiente para poder passar. Contorne a parede do painel e ao chegar do outro lado use a mão no painel. Agora empurre-o o máximo possível.

Largue o painel, volte um pouquinho e veja a argola na parede. Use o gancho e pendure. Novamente posicione LARA, "ande" pela parede e quando ganhar altura pule para a plataforma central. Olhe para a esquerda e veja o buraco no chão. Pule e vá até a parede do painel. Use as bordas e volte para o topo da plataforma circular. Atravesse a passarela e aproxime da estátua de ODIN. Contorne a estátua e pegue a RELIC (1/1). Terminamos de recolher os itens, vamos novamente alinhar a passarela com a saída da caverna. Volte para a plataforma circular e torne a descer pelas bordas do painel. Ao chegar no chão vá para a direita pulando o buraco. Use o gancho e pendure na argola. Posicione, "ande" pela parede e na hora certa pule para a plataforma à direita. Use a mão na parede e puxe-a observando a borda esquerda. Deve deixar um espaço suficiente nesta borda para poder voltar para ela.

Quando posicionar a parede corretamente torne a usar o gancho, "ande" pela parede e pule na borda esquerda, no pequeno espaço que deixou. Pule o buraco do chão e vá até o painel do cilindro. Repare que este painel deve estar posicionado bem em cima do buraco do chão. Pule para o painel, use as bordas e retorne para o topo da plataforma circular. Ande pela passarela e veja que ela está alinhada o suficiente para permitir que vá para a borda da plataforma da abertura de saída. Posicione, pule para a plataforma e siga pela passagem vendo a sequência. A luva perde seu poder e LARA quer saber onde THOR recarrega esta luva.

Video




PARTE 4: PUPPET NO LONGER

Leia as anotações de seu Diário (mova as setas) e observe a caverna, a ponte quebrada e a argola na parede direita. Pegue uma arma e mate algumas aranhas que estão do outro lado da ponte e na parede. Pule na água e mergulhe indo para a direita. No final pegue o TREASURE (1/2 - 29/30). A saída desta área está submersa, um portão à esquerda, na direção da argola. Volte e use a pedra para subir na ponte quebrada. Agora deve pular para o outro lado usando a argola. Posicione na ponte e use o gancho. Pule e rapidamente suba um pouco para não bater na água, se isso acontecer LARA solta o gancho. Posicione bem LARA, com os pés um pouquinho acima da água. Este pulo é bem chato e com certeza irá tentar algumas vezes. Faça LARA "andar" pela parede e repare na posição dela.

Quando ela ultrapassar a marca da parede está na hora de efetuar este pulo, ou seja, tecla do pulo para trás ("barra de espaço + S"). Quando consegui dar o pulo LARA agarra na borda da ponte. Suba, vá até o final dela e olhe a parede esquerda. Veja as 2 bordas e suba por elas. Ande para a esquerda e pule pendurando na barra de ferro. Espere um pouco. Esta barra vai abaixar e a porta submersa vai abrir por pouco tempo. Quando a porta abrir completamente pule na água, mergulhe e passe pela porta.

Siga pelo túnel e achará uma área onde pode subir para pegar fôlego. Torne a mergulhar e vá reparando no chão. Em uma depressão ovalada pegue o TREASURE (2/2 - 30/30). Continue seguindo pelo túnel até chegar perto de uma porta onde vê uma roda. Acione-a e a porta abre. Siga por ela até poder ir para a superfície e ver seu iate. Siga até ele e veja a sequência. LARA conversa com ZIP e ALISTER. Conta sobre a luva e o mapa que foi destruído por seu pai. Diz que ele deixou uma pista e que o mapa está bem embaixo de seu nariz. LARA parte para casa.

Video




LEVEL 3: CROFT MANOR

PARTE 1: PROTECTED BY THE DEAD

Ao iniciar este nível poderá escolher novamente a roupa de LARA assim como sua 2ª arma. Durante a sequência inicial está em sua Mansão na companhia de ALISTER, ZIP e WINSTON, seu mordomo. WINSTON abre uma passagem secreta para a cripta da família. Todos descem pela escura escada e LARA observa a tumba de seu avô localizando uma abertura. Ela vai por um túnel e quando tiver controle pode ler seu Diário. Está na entrada de uma caverna. À direita vê um grande vaso. Quebre-o e pegue o TREASURE (1/13). Siga subindo pelos blocos de pedra e veja outro grande vaso à direita. Quebre-o e pegue o TREASURE (2/13). Está perto de um andaime e perto dele tem uma pilastra de madeira.

Escale esta pilastra e suba no topo dela. Posicione e pule para o topo do andaime. Siga subindo nos blocos de pedra e saia da caverna entrando em uma grande Capela toda quebrada. Rapidamente pegue uma arma e mate os morcegos. Fique em cima do andaime e observe a área vendo um item em uma plataforma mais à esquerda. Pendure na borda do andaime e vá para a tábua abaixo. Pendure na borda desta tábua e posicione em cima da viga de madeira. Desça nela e vá para o outro lado. Pule e suba na viga de madeira mais alta. Ande para a direita, posicione e pule para a plataforma. Suba nela e mate umas aranhas. Pegue o TREASURE (3/13) e observe o buraco do chão vendo uma barra de ferro na parede. Posicione bem LARA, no centro e um pouco para a direita. Corra e pule agarrando na barra de ferro.

Vá para a esquerda, balance e pule para o outro lado. Pegue o TREASURE (4/13) e agora teremos que ir para o chão. O lugar mais seguro para descer será do andaime. Retorne até ele e vá para o chão. Pegue a arma e mate um bando de aranhas. Observe a área e veja a estátua do anjo sem cabeça. Atrás dela tem um prato de pressão. Ao pisar neste prato os 2 portões de grade que estão nas laterais abrem. Necessita colocar algo nesta placa. Olhe para a sala e vá para a esquerda, perto de outro andaime. Perto dele tem um vaso. Quebre-o e pegue o TREASURE (5/13). Aproxime do andaime e use uma pedra para pendurar em uma de suas vigas. Pule para a plataforma de madeira e observe as vigas deste andaime.

Vá usando estas vigas até ficar em cima da viga mais alta. Posicione no final desta viga e pule para a plataforma. Pegue um HEALTH PACK e observe o lado oposto vendo 3 barras de ferro na parede. Posicione e pule para a 1ª barra. Fique em pé nesta barra e pule para a 2ª barra, a mais alta. Balance e pule para a 3ª barra. Balance e pule para o outro lado da plataforma. Siga pela passagem entrando em um balcão. Siga por ele e olhe a parede (direita) para localizar uma barra de ferro. Pendure nesta barra, suba nela e pule agarrando na borda da parede. Ande para a direita ou esquerda, suba na estreita plataforma e pegue o TREASURE (6/13). Volte e fique em pé na barra de ferro. Acione o ("E") e retire esta barra. Vamos precisar usá-la daqui a pouco. Siga e desça o 1º lance de escada.

Largue a barra, quebre o vaso e pegue o TREASURE (7/13). Torne a pegar a barra e desça o 2º lance de escada matando mais aranhas. Ao chegar no corredor siga para a esquerda e mate mais aranhas. Pegue um HEALTH PACK e veja um pequeno bloco no chão. Observe a área e veja 2 grades fechadas na base da parede. Atrás de uma delas tem um item. Largue a barra de ferro aqui e pegue este bloco. Siga o corredor e localize uma placa de pressão no chão. Coloque o bloco em cima desta placa e ao ficar em cima dela o portão que está perto abre. Ao sair da placa ele fecha. Deve achar mais um bloco. Volte todo corredor e siga reto entrando em uma escura sala com grades. Pelas grades pode ver a área da capela. Observe esta sala e veja uma grande alavanca em cima de um pedestal, uma estrutura octogonal com várias chaves, um pequeno bloco no chão e os vitrais escuros na parede.

Por agora nada está funcionando. Pegue este pequeno bloco, volte pelo corredor e vá até a placa de pressão. Coloque o 2º bloco nesta placa. Agora o portão de ferro fica aberto. Primeiro retorne até a grade que viu o item e veja que ela também está aberta. Agache e pegue a RELIC (1/1). Volte até a placa de pressão e fique em cima dela. Pegue um bloco, olhe para o portão aberto e posicione. Atire o bloco pelo portão ("CAPS LOCK") e faça a mesma coisa com o 2º bloco. Agora role rapidamente e também passe pelo portão antes que ele feche. Retorna na Capela. Pegue estes 2 blocos e leve-os até a placa de pressão que está atrás da estátua do anjo. Ao fazer isto os 2 portões laterais ficam permanentemente abertos e uma lareira acende iluminando a sala das chaves. Retorne pelo mesmo portão e vá até a área onde deixou sua barra de ferro, perto da alcova da relíquia.

Pegue esta barra, vá até a sala das chaves e veja que os vitrais estão iluminados. Atravesse a sala e vá para o outro corredor. Veja à direita uma escada e um pequeno bloco. Ignore este bloco e suba as 2 escadas. Ao chegar no balcão superior mate com os morcegos. Veja outro pequeno bloco e um slot na parede. Use a barra de ferro neste slot, suba nela e pendure na borda da parede. Ande para a esquerda ou direita, suba na plataforma e pegue o TREASURE (8/13). Volte para o chão e ignore o bloco e a barra de ferro, não precisa mais dela. Desça as escadas e volte até a sala das chaves. Observe a estrutura octogonal e vamos agora resolver este PUZZLE das chaves para abrir a saída da capela. Fique perto do pedestal central e olhe para a estrutura. Aproxime da chave da direita (frente) e acione-a 2 vezes vendo a cena. Alguns painéis no topo da estrutura acendem e vê que uma das barras da porta de saída retrai. Vá agora para a chave que está oposta a esta e acione-a 3 vezes vendo outra cena.

A outra barra da porta de saída também retrai. A porta está liberada. Aproxime do pedestal do centro da sala (olhando para a parede) e segure na barra direita. Gire este pedestal até o final e a porta de saída vai abrir, mas por pouco tempo. Deve chegar até lá antes que ela feche. Após girar este pedestal até o final solte-o e corra (use o "SHIFT") na direção da estrutura octogonal, pela direita dela. Contorne a estrutura e veja atrás dela uma pilastra com várias bordas. Use as bordas e suba rapidamente até a última. Contorne para a direita e suba no topo desta pilastra. Olhe para a porta e veja se ela ainda está aberta. Caso afirmativo use o gancho na argola do teto, balance e pule para passar pela porta antes que ela feche. Caso contrário deve voltar até o chão e girar novamente o pedestal. Ao chegar no corredor mate as aranhas e suba a 1ª escada. Mate mais aranhas e pegue um HEALTH PACK.

Quebre os vasos e pegue o TREASURE (9/13). Antes de subir a 2ª escada contorne o corredor e ao final dele pegue o TREASURE (10/13). Volte e suba a outra escada. Siga para uma sala e veja a sequência. LARA aproxima da mesa e acha a LUVA DE THOR e um gravador. Ela aciona o gravador e escuta a última mensagem de seu pai. Ele diz que nesta sala está tudo o que LARA pegou de BHOGAVATI. Junto com a luva direita de THOR ele deixou a cópia do mapa com a localização dos outros artefatos que ela necessita para abrir o caminho para AVALON. Ele avisa que ela deverá tomar cuidado com os "THRALLS" que estão guardando a luva. LARA toca no artefato e examina-o. Um par de esqueletos parecidos com um cachorro desce pela parede e atacam. Quando tiver controle corra, use uma boa arma (Submachine Gun) e atire neles.

Quando matá-los aproxime do corpo e acione-o ("E") para quebrar os ossos. Se não fizer isto eles sobrevivem e atacam novamente. Se necessitar pode pegar um HEALTH PACK que está no chão, perto da gaiola de ferro. Quando terminar com estes esqueletos observe a sala. Existem vasos mas todos estão vazios. Localize um alto pedestal com uma cobra encravada nele. Use a luva neste pedestal e veja que pode movê-lo. Coloque-o no meio das 2 pilastras que estão bem ao lado da escada. Suba na borda de uma destas pilastras e pule para o pedestal ficando no topo dele. Olhe para a escada e veja a plataforma quebrada mais acima. Pule até ela e pegue o TREASURE (11/13). Volte para o chão e torne a usar a luva no pedestal. Deve levar o pedestal e colocá-lo ao lado da gaiola de ferro e da pilastra mais alta. Suba na gaiola e pule para o topo do pedestal. Olhe para a pilastra e veja a haste quebrada e um item na plataforma. Pule para esta haste e pendure nela.

Ande para a direita, segure na borda da pilastra e fique de costas para a plataforma. Dê um pulo de costas e vá para a plataforma. Pegue o TREASURE (12/13) e volte para a borda da pilastra. Contorne para a direita e suba na haste da pilastra. Vá até o final dela e veja a borda da outra pilastra. Pule para ela e contorne para a direita até ficar de costas para a plataforma da passagem. Pule de costas para esta plataforma e siga pela passagem. A luva perde poder. Acenda sua lanterna e siga pelo escuro túnel. No caminho verá um vaso à direita. Quebre-o e pegue o TREASURE (13/13). Continue seguindo até chegar perto da porta de aço. Perto dela tem que painel. Acione-o e a porta abre. Passe por ela retornando para a Mansão. Veja a sequência. Quando tiver controle está no corredor em chamas, esta parte do jogo é a mesma que já fez em "PROLOGUE". Deve repetir todos os seus passos até pular no chão do salão principal e ver ZIP atirando em LARA. Agora LARA reage e ZIP explica o que aconteceu.

Uma "sósia" de LARA abriu o cofre usando o scanner de retina. Roubou a WRAITH STONE que LARA pegou de AMANDA em "TOMB RAIDER - LEGEND". LARA pergunta por ALISTER e nem ZIP, nem WINSTON sabem dele. LARA avisa que deseja ver o vídeo de segurança e fica sozinha na sala. Quando tiver controle observe o ambiente e localize a parede de vidro que divide o salão. Deve ir para o outro lado desta parede de vidro. Olhe para a lareira e veja as bordas na lateral direita. Use estas bordas e suba até o final. Ao chegar na última vá para a direita e pule pendurando na borda do balcão. Suba nele, vá para a direita e observe a parede de vidro vendo uma barra de ferro. Pule para esta barra e suba nela. Ande para a esquerda e pule ficando em cima da borda da parede de vidro.

Pendure nesta borda do outro lado, ande para a esquerda e desça indo para o chão. Veja a sequência. Ao iniciar sua busca vê uma sombra após a parede. Aproxima e vê que a criatura é uma cópia sua, até nos movimentos. ALISTER aparece e leva um tiro da "cópia". Antes que LARA possa fazer alguma coisa a cópia foge. LARA vai até ALISTER que antes de morrer diz que verá LARA em AVALON. A cena muda e mostra ZIP e WINSTON na frente da Mansão toda em chamas. Eles observam a "cópia" de LARA fugido e a chegada dela carregando ALISTER. LARA conta o que aconteceu e lembra que anos atrás também enfrentou uma cópia sua, criação de NATLA ("TOMB RAIDER 1" e "TOMB RAIDER ANNYVERSARY"). LARA diz que AMANDA e NATLA estão trabalhando juntas e avisa que vai seguir a pista do pai dela indo para o México, ela necessita pegar o cinto de THOR.

Video




LEVEL 4: SOUTHERN MEXICO 

PARTE 1: THE UNNAMED DAYS

Ao iniciar este nível poderá escolher a roupa de LARA e sua arma secundária. Durante a sequência vê LARA de moto seguindo pela floresta e aproximando das ruínas de um Templo Maia. Quando tiver controle leia seu Diário e observe os controles de sua moto (treine), não é fácil fazer uso dela. Suba na moto ("E"), acelere ("W") e suba as escadas até chegar no túnel. Pode descer da moto, quebrar os vasos e pegar o TREASURE (1/9 - 1/50). Prepare sua moto e deixe-a em boa posição dentro deste túnel. Deve acelerar e usar o turbo ("barra de espaço + W"). Solte a barra de espaço e "voe" por cima do buraco do chão. Ao chegar do outro lado tem um vaso à direita. Quebre-o e pegue o TREASURE (2/9 - 2/50). Siga até chegar perto das ruínas. Aproxime delas e veja bem à direita uns vasos. Quebre-os e pegue o TREASURE (3/9 - 3/50). Perto dos vasos têm uma pequena pilastra quadrada.

Suba no topo dela e pule pendurando na borda da pilastra maior. Pule e pendure na borda mais acima. Ande para a esquerda e pule para a borda da construção. Suba nesta borda e pule pendurando na pequena borda da parede. Suba por mais 3 bordas e vá para a esquerda. Ande (pule quando necessário), desça uma borda e posicione acima da entrada da alcova. Desça pendurando na beirada da alcova e entre nela. Veja uma argola dourada presa em um dispositivo. Use o gancho nela e ande para trás pendurando no cabo. Com isso um portão abre à direita. Posicione LARA na parede e "ande" lateralmente até poder pular para a borda deste portão. Suba rapidamente e passe antes que o portão feche. Observe a área e aproxime do pedestal. Pegue o artefato JAGUAR HEAD e quebre os vasos pegando o TREASURE (4/9 - 4/50). Vá para o outro lado e pegue um HEALTH PACK.

Observe as paredes desta área e veja que deve ser escalada pois o portão está fechado. Ao chegar ao topo escuta um rugido. Fique bem na beirada da abertura e prepare sua arma. Tem uma pantera negra no chão. Acabe com ela e pendure na borda desta abertura. Ande para a esquerda e pule de costas indo para a pilastra ou para o suporte de madeira. Vá para o chão e siga até a moto com cuidado. Uma pantera vai aparecer por trás. Acabe com ela e deixe a moto nesta área. Caminhe para a esquerda do pátio (de costas para o Templo) e a ande pelas ruínas. Vá contornando a área até achar uma escada que leva a um escuro túnel. Perto da escada tem vasos. Quebre-os e pegue o TREASURE (5/9 - 5/50). Ande para a esquerda e localize mais 2 vasos. Quebre-os e pegue 2 TREASURES (7/9 - 7/50).

Volte até a moto e leve-a até a escada. Desça e entre no túnel acendendo os faróis ("F"). Siga um pouquinho e SALVE O JOGO. Verá ruínas à direita e uma estrada à esquerda. Deixe a moto perto destas ruínas e aproxime dos vasos. Pegue um HEALTH PACK, quebre os vasos e pegue o TREASURE (8/9 - 8/50). Siga até a construção e veja os corpos no chão. Ao chegar no topo da escada veja os vasos. Quebre-os e pegue o TREASURE (9/9 - 9/50). Agache e passe pela abertura da parede. Siga e veja a sequência. LARA filma um mecanismo com 3 grandes círculos no chão. Ela diz que é o Calendário Maia e que ele possui 360 dias. Os 5 dias restantes representam os "UNNAMED DAYS". Nestes dias acreditam que os portões do submundo abrem.

Video




PARTE 2: XIBALBA

Está perto de um grande círculo composto por 3 anéis, um PUZZLE do Calendário Maia. Abra seu Diário e leia sobre o "MAYAN BALL COURT" e sobre o "MAYAN CALENDER". Observe a área e veja que do outro lado do grande pátio tem outro PUZZLE no chão. Observe o PUZZLE e veja um pedestal com uma alavanca e na área externa outro pedestal com uma caveira dourada. No chão existem 3 grandes anéis formados por blocos de pedra. Em cada anel existe um símbolo em destaque. Vá até o pedestal central (na frente dele), acione-o e coloca nele a JAGUAR HEAD. Com isto o PUZZLE é liberado. Teremos que girar os anéis e posicionar os 3 símbolos conforme está o símbolo do anel externo, virados para o pátio (BALL COURT). Aproxime da alavanca central, segure nela e ande. Move o anel central e o anel interno.

                


Ande até posicionar o símbolo do anel central com o do anel externo conforme mostra a figura acima. Largue está alavanca e vá até o pedestal com a caveira. Segure neste pedestal e ande para a esquerda da tela (direita de LARA) até não conseguir mais. Com isto libera o anel interno e poderá movê-lo sozinho. Volte até a alavanca central e gire-a até que o círculo do anel interno fique posicionado com o símbolo do anel central. Volte até o pedestal da caveira e segure nele. Agora ande para a direita da tela (esquerda de LARA) para posicionar o símbolo do anel externo. Ao posicionar os 3 símbolos veja a sequência. Blocos do grande pátio (BALL COURT) movem. Não podemos chegar até ele desta área. Role pelo buraco da parede e rapidamente pegue a arma. Mate 2 panteras e vá até a moto. Suba nela e siga a estrada com cuidado. Verá uma rampa de madeira e um grande buraco com estacas.

Deve posicionar a moto, acelerar usando o turbo e usar esta rampa para chegar até o outro lado. Siga a estrada com cuidado e verá outro buraco. Não consegue pular por ele pois a rampa está ausente. À esquerda do buraco tem uma estrada. Siga por ela até chegar perto de uma escada com um arco de pedra. Desça da moto e vá à direita da escada. Quebre os vasos e pegue o TREASURE (1/19 - 10/50). Volte para a moto e passe pelo arco de pedra. Ao chegar do outro lado siga a estrada só um pouquinho e desça da moto observando a área. Verá à esquerda um túnel por baixo de uma pedra e à direita uma escadaria e outro arco de pedra. Desça esta escadaria e quebre os vasos. Pegue o TREASURE (2/19 - 11/50) e passe pelo arco. Desça outra escada e quebre outro vaso.

Pegue o TREASURE (3/19 - 12/50). Consegue chegar ao BALL COURT, o grande pátio que viu da área do PUZZLE do calendário. Contorne o pátio pela direita e vá até o canto. Olhe para o arbusto que tem à direita e veja um vaso. Quebre-o e pegue o TREASURE (4/19 - 13/50). Continue contornando o pátio até chegar na outra ponta. No meio do gramado tem um vaso. Quebre-o e pegue o TREASURE (5/19 - 14/50). Continue contornando o pátio até achar o último vaso, este está mais fácil de localizar. Quebre-o e pegue o TREASURE (6/19 - 15/50). Saia do pátio e retorne para sua moto. Passe pelo túnel e ao sair dele observe os 2 caminhos. Deve seguir a estrada que tem à esquerda. Vá olhando para a direita até localizar um vaso. Quebreo e pegue o TREASURE (7/19 - 16/50). Continue por este caminho até chegar ao final dele, perto de uma grande árvore. Desça da moto, vá até o muro de pedra (entre na folhagem) e localize um vaso. Quebre-o e pegue o TREASURE (8/19 - 17/50).

Volte para a moto, acabe de descer o morro indo para a estrada principal. Siga para a esquerda até chegar perto de um muro de pedras da ruína. Rapidamente desça da moto, suba no muro e mate uma pantera. Deixe sua moto aqui e siga pelo túnel. Ao aproximar do pátio da grande ruína fique no topo da escada. No pátio tem uma pantera e um bandido. Mate-os e veja outro bandido na plataforma acima, à esquerda. Acabe com ele e vá até o pátio. Pegue um HEALTH PACK que está em cima de um bloco de pedra e volte para o chão. Ande para a direita e do meio de uns arbustos pegue outro HEALTH PACK. Aproxime da outra escada e veja um vaso à esquerda dela. Quebre-o e pegue o TREASURE (9/19 - 18/50). Suba por esta escada e mate mais uns 3 bandidos e 2 panteras. Ande para a esquerda e pegue um HEALTH PACK. Vá para o outro lado e veja vasos no chão e em cima da pilastra quadrada. Quebre os vasos do chão e pegue o TREASURE (10/19 - 19/50).

Use as pedras e suba no bloco. Quebre o vaso e pegue o TREASURE (11/19 - 20/50). Aproxime da construção e vá bem à esquerda dela. Quebre o vaso e pegue o TREASURE (12/19 - 21/50). Quando acabar de recolher tudo desça a escada e vá para a esquerda. Localize uma barra de ferro no chão e pegue-a. Suba a escada e aproxime da ruína. Observe as 3 pilastras com slots. Use esta barra na pilastra esquerda e suba nela. Pendure na borda da pilastra e vá para a esquerda. Pule para a borda acima e ande para a esquerda. Pule para a borda da outra pilastra e vá para a esquerda posicionando de costas para a parede da construção. Dê um pulo de costas e agarre nas pedras da parede. Ande para a direita usando estas pedras e pule para as pedras do outro lado. Ao chegar ao final olhe para trás e veja a barra vertical entre as 2 pilastras. Pule para esta barra e suba nela.

Posicione o braço esquerdo de LARA para a parede e vá até o final da barra. Olhe para a direita e veja a borda da coluna. Pule para esta borda e vá para a esquerda. Suba na viga de madeira que saia desta coluna e vá até a ponta dela. Pule para a viga de madeira da outra coluna e pendure nela. Vá para a esquerda até poder subir na viga. Pule para a viga que sai da parede e ande até ela. Pule e pendure na borda da parede. Ande para a direita e vá para o chão. Este chão está rachado mas ele é seguro. Vá até o vaso e quebre-o pegando o TREASURE (13/19 - 22/50). Observe a área e veja 3 barras nas colunas. Pendure na barra mais baixa e suba nela. Pule para a barra de cima, balance e pule para a 3ª barra. Suba nela e vá para a esquerda. Pule e pendure na borda da plataforma. Suba nela e gire vendo um vaso em cima de uma pilastra. Pule até ela, quebre o vaso e pegue o TREASURE (14/19 - 23/50). Volte para a plataforma e siga para a esquerda. Veja uma argola dourada.

Use o gancho e escale a parede para descer até o chão. Observe está área vendo uma grande placa no chão e um buraco na parede, ao lado da abertura. Vá até ele, quebre um vaso e pegue o TREASURE (15/19 - 24/50). Siga pela passagem e suba em uma plataforma de pedras. Gire e pule para outra plataforma. Vá até os vasos, quebre-os e pegue o TREASURE (16/19 - 25/50). Suba na outra plataforma e observe a pilastra com um bloco em cima dela e do outro lado a argola dourada que usou à pouco. Use o gancho nesta argola, posicione e ande para a direita. Prenda o cabo no para a borda mais baixa. Use o ("E") para não cair. Ande bem para a esquerda bloco de pedra e vá acionando o ("E") até derrubar este bloco. Ele quebra a placa do chão e aparece um buraco. Largue o cabo e mate uns morcegos. Pendure na borda da plataforma e vá para o chão. Pendure na borda do buraco e desça e desça segurando nas pedras da parede. Use estas pedras, desça e posicione para pular de costas para a fina coluna. Escorregue e vá para o chão. Observe a área e veja um artefato no altar da alcova. Vá até lá e pegue uma caveira (STONE HEADDRESS). Gire e mate umas aranhas.

Observe a alcova oposta e veja um vaso. Vá para o chão e suba na pequena coluna quebrada. Posicione e pule para a borda da parede. Ande para a esquerda e pule para a borda da alcova. Suba nela, quebre o vaso e pegue o TREASURE (17/19 - 26/50). Vá para o chão e localize a coluna à direita da alcova do altar. Suba no topo desta coluna e pule pendurando na borda da parede. Pule para a borda acima e vá para a esquerda. Pule para a outra borda e ao final dela pule para a borda mais baixa. Vá para a esquerda e posiciona bem LARA. Deve dar um pulo e pendurar nas pedras da parede do outro lado. Escale está parede para a esquerda até ficar sem saída.

Posicione e pule para pendurar na coluna que desce do teto. Posicione nesta coluna e fique de costas para a outra parede com pedras. Pule e agarre nestas pedras. Vá escalando esta parede (ao lado da alcova do tesouro) e vá até o topo. Pule para borda da plataforma (use o "E") e vá para a esquerda. Pule para o outro lado, vá para a esquerda e suba saindo do buraco. Observe a porta de pedra na parede e veja o buraco no lado esquerdo. Suba por este buraco e vá para o outro lado. Vá para o chão e mate uns 3 bandidos. Desça a escada, suba pela outra, atravesse o túnel e vá até sua moto. Suba na moto, siga a estrada e mate uma pantera. Atravesse o túnel até chegar perto da entrada do grande pátio. Agora siga pela estrada da esquerda.

Preste atenção nesta estrada, deverá voltar por ela em alta velocidade. Ao chegar perto do grande buraco posicione a moto, acelere, use o turbo e corra pela rampa para poder chegar do outro lado do buraco. Siga fazendo as curvas necessárias e mate uma pantera no caminho. Siga até chegar perto do Templo. Será atacado por uma pantera e 2 bandidos. Acabe com todos. Agora deverá entrar no Templo para resolver o 2º PUZZLE do Calendário. Depois que isto acontecer terá pouco tempo para voltar ao grande pátio (BALL COURT). Por conta disto é melhor deixar sua moto bem posicionada. Localize na parede do Templo (antes de passar por ele), após uma folhagem, um buraco na parede. Posicione sua moto nesta área, virada para a estrada. Siga até o Templo e contorne-o localizando a escada de pedras. Suba por ela e vá para a esquerda.

Quebre um vaso e pegue o TREASURE (18/19 - 27/50). Vá para a direita e pegue um HEALTH PACK. Observe a área e veja um bloco e a argola dourada na parede. Posicione o bloco embaixo desta argola e veja uma barra de ferro no chão. Pegue esta barra, suba no bloco e coloque esta barra no slot da argola dourada. Desça e puxe o bloco um pouquinho para que ele fique longe da parede o suficiente para te dar um espaço. Torne a subir no bloco e pule pendurando na barra de ferro. Ela desce e um portão abre à esquerda. Balance, pule para perto do portão e passe antes que ele feche. Entra na área do 2º PUZZLE do Calendário. SALVE O JOGO e guarde este SAVE. Ande para a direita e veja um buraco na parede e um vaso perto dele. Quebre o vaso e pegue o TREASURE (19/19 - 28/50). Da janela do buraco consegue ver sua moto bem posicionada. Agora aproxime do grande círculo do chão e veja o indicativo do pedestal externo.

Acione-o e coloca a STONE HEADDRESS nele. O pedestal aparece. Vamos resolver este PUZZLE conforme o anterior e já sabe que após isto terá que ser muito, muito rápida. Vá até a alavanca central (JAGUAR) e gire-a até que o símbolo do anel central alinhe com o símbolo do anel externo. Largue está alavanca e vá até o pedestal da caveira. Segure nele e ande para a esquerda da tela (direita de LARA). Com isto libera o anel interno. Vá até a alavanca central e gire o anel interno até que seu símbolo alinhe com o símbolo do anel central. Volte para o pedestal da caveira e mova-o para a direita da tela (esquerda de LARA) para alinhar os 3 símbolos. Veja a sequência. Os blocos do grande pátio movem e uma rampa ladeada por esculturas de cobras aparece no centro do BALL COURT.

Terá pouco tempo para chegar até esta rampa. Assim que tiver controle largue o pedestal, gire e corra até o buraco da parede. Pule e vá até sua moto. Deve seguir correndo pela estrada, fazer as curvas e evitar qualquer colisão para não perder tempo. Pule pelo grande buraco usando o turbo e a rampa e ao chegar do outro lado siga até a bifurcação. Vá para a esquerda e siga de moto para o grande pátio. Vá pela rampa e assista a sequência. Provavelmente nesta primeira tentativa chegará ao pátio com a rampa já desfeita. Se isto acontecer poderá agir de 2 formas. Recuperar seu último SAVE ou retornar até o Templo do 1º PUZZLE do Calendário. A estrada deste 1º PUZZLE é mais curta e tem menos curvas. Em compensação terá que pular por um buraco e contornar pelo outro. Achei esta opção melhor e veja abaixo como proceder. Siga reto a estrada por onde veio (do 2º PUZZLE) ou, saindo do pátio, vá para a esquerda. Pule o buraco do chão usando o turbo e a rampa e siga até o 2º buraco.

Contorne-o pela direita e siga até a ruína do Templo. Deixe sua moto posicionada perto da escada, suba e passe agachada pelo buraco do portão. Aproxime do 1º PUZZLE e observe os símbolos. Necessita mover só o pedestal da caveira para a direita (esquerda de LARA). Assim que fizer isto veja a sequência, a rampa aparece de novo. Assim que tiver controle solte o pedestal, passe pelo buraco da porta e corra até a moto. Siga rápido até o 1º buraco e use o turbo e a rampa para pular por ele. Siga até o 2º buraco e contorne-o pela esquerda. Continue correndo até o BALL COURT e siga pela rampa para ver a sequência. Esta parte do jogo é muito chata pois deverá ser muito rápida com sua moto. Se cansar de fazer suas tentativas me envie um e-mail pedindo o SAVE do jogo. Com este SAVE poderá continuar seu jogo iniciando na PARTE 3 deste Capítulo.

Video




PARTE 3: THE MIDGARD SERPENT

Após a sequência observe a área e veja uma pilastra com uma alavanca. No momento ela não funciona. Vá até sua moto e siga o corredor. Desça a escada e siga até ver uns vasos à esquerda. Quebre-os e pegue o TREASURE (1/20 - 29/50). Siga com a moto e desça a escada com cuidado. Posicione a moto, use o turbo e a rampa pulando para o outro lado. Nesta área vê barras de ferro na parede. Ignore-as por agora e torne a posicionar sua moto. Use o turbo e a rampa indo para o outro lado. Freie sua moto rapidamente e desça dela. O 3º buraco está sem a rampa e vê 2 barras de ferro na parede. 38 Pegue um HEALTH PACK, fique embaixo da barra mais baixa, pule e pendure nela. Suba nesta barra e olhe para a parede (lado de onde veio). Deve pular na parede, pular de novo e pendurar na barra mais alta. Balance e pule para a borda da coluna. Ela abaixa e a rampa do buraco aparece.

Fique pendurada nesta borda, olhe para o chão e veja 3 aranhas gigantes. Mate-as e vá para o chão. Vá até sua moto, posicione, use o turbo e a rampa e pule pelo buraco. Siga o corredor e observe o lado esquerdo. Pegue um HEALTH PACK e desça pela escada. Pegue outro HEALTH PACK e siga entrando em um grande salão com 7 estátuas dos LORDS OF XIBALBA. Veja a sequência e assim que tiver controle será atacada por 2 aranhas gigantes, cuidado. A porta por onde chegou está fechada. Ande para a esquerda e pegue um HEALTH PACK. Quebre um vaso e pegue o TREASURE (2/20 - 30/50). Vá para a direita e contorne o salão. Recolha 3 HEALTH PACKS e observe a porta por onde chegou. Em cima dela tem uma alcova com o tesouro. Repare as bordas que estão na parede esquerda. Suba por 3 bordas e ande para a direita. Pule para o outro lado e vá para a direita.

Suba mais uma vez e ande para a esquerda. Pule e pendure na borda da alcova. Suba e pegue o TREASURE (3/20 - 31/50). Para voltar ao chão use o mesmo caminho de vinda. Vá até o centro do salão e observe os 4 slots do chão, os 2 pratos de pressão e as estátuas sentadas. Repare que todas elas seguram um cajado dourado. Só 2 estátuas estão sem este cajado. Perto de uma delas tem um cajado do chão. Pegue-o e coloque o cajado na estátua. Ela abaixa. Faça um giro e localize uma escada que vai até uma porta fechada. Suba por esta escada e pegue o 2º cajado. Desça e aproxime da estátua com a mão vazia. Use o cajado nela e veja a cena. Uma mesa octogonal de pedra surge no centro da sala. Os slots do chão ficam nesta mesa. Repare que 4 estátuas colocam o cajado no colo e suas bases retraem permitindo girá-las. Vá em cada uma destas estátuas e gire-as completamente (segurando nos cajados). Devem ficar de costas para a mesa octogonal de pedra.

Quando fizer isto veja uma cena, uma porta abre na direção desta estátua. Deixe as 4 portas abertas e agora teremos que ir em todas elas. Isto poderá ser feito na ordem que desejar. Suba novamente pela escada onde pegou o cajado, passe pela porta e entre em um grande salão onde vê grandes blocos de pedra movendo. No final da sala tem um pedestal. Fique bem no centro e bem junto do 1º conjunto de blocos. Quando eles começarem a abrir corra ("W + SHIFT") até o pedestal. Pegue a RATTLING HOUSE KEY e gire para os blocos. Verá aranhas gigantes no meio da sala. Espere pois elas serão esmagadas pelos blocos. Quando as aranhas terminarem observe a alcova em cima da porta. Verá um pequeno bloco com uma argola dourada. Posicione e na hora certa use o gancho nesta argola. Puxe o cabo e traga este bloco o mais perto possível.

Com este bloco posicionado pule em cima dele e olhe para a esquerda. Assim que o grande bloco mover pule nele e pule novamente agarrando na borda do bloco da direita. Suba neste bloco e vá rápido para junto da parede. Siga para a esquerda e atravesse por todos os blocos. Quando chegar no último bloco não vá para o chão. Quando este bloco mover pule para a alcova. Pegue o TREASURE (4/20 - 32/50) e fique na borda da alcova. Quando os blocos abrirem vá para o chão e retorne pela porta indo até a escada. Desça só um pouquinho e veja aranhas no chão. Mate todas elas e fique de costas para a porta. Suba no parapeito da escada à esquerda. Pule e pendure na barra de metal amarelada. Suba nesta barra e vá até o final dela. Pule e pendure na borda da pilastra. Vá para a esquerda e suba nesta borda. Veja a fina coluna na sua frente. Posicione e pule para ela. Gire nesta coluna e veja as pedras na parede. Posicione de costas para estas pedras e pule agarrando nela. Vá andando para a direita até o final. Atrás de você tem uma barra de ferro na parede.

Pule de costas e pendure nesta barra. Balance e pule para a 2ª barra de ferro. Suba nesta barra e posicione. Pule e agarre na borda da parede. Ande para a direita até posicionar de costas para a fina coluna. Pule e agarre nesta coluna. Posiciona LARA e pule para borda da pilastra. Contorne toda esta pilastra e veja acima 2 barras de ferro com a ponta torta. Suba na borda da pilastra e pendure na 1ª barra. Vá até o final dela e as pernas de LARA vão balançar. Na hora certa pule para a outra barra. Vá até a parede da pilastra e desça pendurando na borda desta pilastra. Vá para a esquerda e suba nesta borda. Tem uma barra de ferro amarelada que sai da parede (difícil de ver). Posicione bem e pule para ela. Suba nesta barra e pule para perto da abertura da próxima sala. Quebre os vasos e pegue 2 TREASURES (6/20 - 34/50). Entre na sala cheia de chamas e observe a área.

À esquerda tem um vaso. Quebre-o e pegue o TREASURE (7/20 - 35/50). Observe o movimento das chamas que saem do chão e das bocas das gárgulas. Posicione mais à direita e na hora certa passe rápido ficando em segurança, perto da 1ª cabeça de pedra cinza. Pule e pendure na barra de ferro. Gire e olhe para a entrada vendo uma alcova. Suba na barra de ferro e pule agarrando na outra barra. Suba nela, vá para a direita e pule pendurando na borda da alcova. Entre nela e pegue o TREASURE (8/20 - 36/50). Pendure na borda da alcova e vá para o chão. Proceda da mesma forma. Fique mais à direita e na hora certa vá para a área de segurança. Pendure novamente na barra de ferro e suba nela. Observe o fogo do chão.

Na hora certa vá para a esquerda e pule rápido para barra de ferro da parede esquerda. Olhe para cima e observe a chama. Na hora certa pule e pendure na barra acima. Observe as próximas chamas e na hora certa balance e pule para a última barra de ferro deste lado. Balance e pule para perto do pedestal. Pegue a FLAME HOUSE KEY e gire olhando para a saída. Fique mais à esquerda e posicione embaixo da barra de ferro. Pule e pendure nela. Suba nesta barra e pule pendurando na barra acima. Suba nesta barra e ande para a direita. Pule para a barra do outro lado. Pendure e observe a chama. Na hora certa balance e pule para a outra barra. Fique pendurada e observe a chama que sai do chão. Quando der vá para a barra mais baixa e rapidamente vá para a esquerda dela.

Pendure e na hora certa balance e pule para a barra do outro lado da parede. Vá rapidamente para a esquerda e na hora certa pule para o chão. Volte para o salão das estátuas e vá para o chão. Observe a parede oposta à entrada principal (sua direita) e veja uma argola dourada. Aproxime dela e use o gancho. Escale ("barra de espaço + E + W") a parede e suba. Pegue um HEALTH PACK e veja que os vasos estão vazios. Olhe para a sala (mais à direita) e veja uma plataforma quadrada. Posicione e pule para ela. Olhe para a direita e veja a rampa e a plataforma com vasos. Escorregue pela rampa e antes do final dela pule e pendure na borda da plataforma. Suba nela e quebre os vasos. Pegue o TREASURE (9/20 - 37/50) e acenda sua lanterna. Entre na escura sala e veja que um grande bloco de pedras bloqueia seu caminho. Este bloco tem uma passagem. Agache e role pelo buraco.

Gire para a direita e veja o tesouro perto das pedras. Vá até a lá e pegue o TREASURE (10/20 - 38/50). Siga até área do pedestal e aproxime do vaso à esquerda. Pegue um HEALTH PACK, quebre o vaso e pegue o TREASURE (11/20 - 39/50). Vá até o pedestal e pegue a JAGUAR HOUSE KEY. Gire, olhe para a sala e veja as pedras e o pequeno bloco mais à direita. Suba neste bloco e na plataforma mais alta. Veja a alcova em cima da porta. Para ir até lá deve dar um pulo em alta velocidade e para fazer isto deve posicionar LARA no meio da plataforma, bem no final dela. Corra usando o ("SHIFT") e na hora certa pule pendurando na borda da alcova. Suba e pegue o TREASURE (12/20 - 40/50). Pendure na borda da alcova e vá para o chão. Imediatamente pegue a arma e mate a aranha gigante que entra na sala. Siga para o salão das estátuas e vá para o chão matando várias aranhas pequenas e 2 aranhas gigantes. Ande para a direita e observe as 4 colunas com caveiras penduradas.

Entre as colunas, no fundo, tem uma estreita alcova comprida. Deve usar as paredes desta alcova para escalar e pendurar na fina borda da parede direita. Suba nesta borda, posicione e pule agarrando nas pedras da parede em frente. Suba por estas pedras e pendure na borda da parede. Vá só um pouquinho para a esquerda e posicione. Pule e agarre nas pedras da outra parede. Desça indo para a direita e ao final pule pendurando nas pedras da outra parede. Suba indo para a direita e posicione bem. Pule e agarre na fina coluna. Suba no topo desta coluna e olhe para a plataforma. Pule com cuidado para ela (pode cair). Pegue o TREASURE (13/20 - 41/50) e observe as 4 colunas com as caveiras, deverá agora pular por todas elas. Volte para o topo da 1ª coluna e olhe para a 2ª coluna. Pule e agarre esta coluna. Suba um pouquinho e posicione de costas para a 3ª coluna. Pule de costas (use o "W") e agarre na 3ª coluna. Desça um pouquinho e posicione de costas para a coluna mais baixa.

Pule (use o "W") e fique no topo desta coluna. Posicione e pule para a borda da pilastra. Vá para a direita e veja 2 barras de ferro. Suba na borda da pilastra, pule e pendure na 1ª barra. Ande para a direita (as pernas de LARA balançam) e pule para a outra barra. Vá até a pilastra e desça para a borda dela. Ande para a direita e suba na borda da pilastra vendo a barra amarelada na parede (a visão é ruim). Posicione e pule para esta barra. Dela pule para a plataforma da passagem. Siga e entre na sala cheia de armadilhas. O vaso está vazio. Aproxime da 1ª armadilha e observe seu movimento. Quando a armadilha abaixar passe rápido e agache rapidamente. Uma lâmina vai passar acima de sua cabeça. Espere e quando der levante e aproxime da 2ª armadilha. Faça a mesma coisa. Ao passar por ela agache e espere pelas laminas. Quando elas pararem aproxime da 3ª armadilha, passe por ela e aproxime do pedestal.

Pegue um HEALTH PACK e a RAZOR HOUSE KEY. Gire e veja a alcova acima da passagem e uma parede com grandes pedras à direita. Repare que as armadilhas pararam. Use as pedras da parede e vá para a esquerda. Ao final pule para a placa de metal da lamina. Veja as outras 3 placas. Use estas placas e aproxime da alcova. Pule até ela e pegue o TREASURE (14/20 - 42/50). Perdure na borda da alcova e vá para o chão. Siga para o salão das estátuas com cuidado. Ao chegar lá mate uma aranha gigante e várias aranhas pequenas. Como já possuí as 4 chaves aproxime da mesa octogonal de pedra. Aproxime de cada slot e vá colocando as chaves (pode aparecer aranha gigante, cuidado). Ao colocar as chaves consegue desbloquear os 4 tronos das estátuas. Quando terminar vá até eles e empurre-os para perto da mesa octogonal. Vá matando as aranhas que aparecerem e quando mover os 4 tronos veja a sequência. A porta de saída abre e não vamos passar por ela agora. Vá até sua moto, suba nela e coloque-a em cima de um dos pratos de pressão. Suba no outro prato e veja nova sequência.

A mesa octogonal sobe e aparece uma passagem com uma rampa. Suba na moto e desça por esta rampa. Siga pelo escuro túnel e vá descendo por umas escadas. Siga pelo corredor circular até chegar perto de uma escada para subir. Nesta área desça da moto e quebre um vaso. Pegue o TREASURE (15/20 - 43/50) e suba a escada para dar uma olhada. Verá pedras bloqueando o caminho. Uma delas (à esquerda) poderá servir de "rampa" para pular por estas pedras. Volte até a moto e suba nela. Acelere, use o turbo e suba a escada. Direcione para as pedras à esquerda e use-as para pular para o outro lado do corredor. Pare rapidamente e desça da moto. Quebre um vaso e pegue o TREASURE (16/20 - 44/50). Volte para a moto, desça a escada e siga o corredor até chegar perto de uns blocos tendo a visão de uns ossos e uma caveira. Desça da moto e aproxime da caveira.

À esquerda dela pegue a XIBALBA KEY. Pule e pendure na borda da pedra. Siga pela passagem que tem nesta área e ao chegar do outro lado vá para o chão. Quebre o vaso e pegue o TREASURE (17/20 - 45/50). Siga o corredor e veja a sequência. LARA vê nos desenhos da parede o martelo de THOR combatendo a grande serpente JORMUNGANDR. Quando tiver controle gire e veja um vaso. Quebre-o e pegue o TREASURE (18/20 - 46/50). Volte e desça a escada chegando em uma linda piscina. Veja nova sequência. Assim que tiver controle pegue suas pistolas ou a Shotgun e olhe para a direita. Mate uma pantera "THRALL" e pise ("E") em seus ossos para quebrá-los. Pegue um HEALTH PACK que está nesta área e ande para a direita vendo um bloco de pedras com desenhos, registre-o. A água está envenenada, não caia nela. Vá contornando a piscina com cuidado.

Mate um MAIA THRALL que aparece e pise em seus ossos. Cuidado pois ele cospe veneno. Pule o buraco com água e siga contornando a piscina. Mais 4 MAIAS THRALLS surgem. Em seguida será atacada por mais 3 MAIAS THRALLS. Acabe com todos e quebre os ossos. Siga contornando a piscina até chegar perto da cabeça da serpente que jorra água. Contorne-a e veja uma barra de ferro. Suba na pedra e pule para esta barra. Com o peso de LARA ela abaixa e a boca da serpente fecha parando de jorrar água contaminada. O nível da água da piscina abaixa bastante. Quando tiver controle veja a argola dourada na boca da serpente. Não use esta argola, ela fará a boca da serpente abrir. Gire, balance e pule de volta para a borda da piscina. Vá para a esquerda e no final da plataforma veja pedras e a borda da parede. Suba nas pedras e pendure na borda. Ande para a esquerda e veja o buraco no chão.

Vá para a esquerda e posicione nesta borda. Dê um pulo de costas retornando para perto da escada, por onde chegou aqui. Fique de costas para a escada e aproxime da borda da piscina. Pendure nesta borda e desça duas vezes. Desça mais uma vez e use o ("E") para não cair. Vá rápido para a direita (essa borda vai cair) e contorne a pilastra. Pule para a borda da outra pilastra (vai cair) e rapidamente pule para a plataforma de madeira escura. Nesta área tem umas pedras. Suba nelas e olhe para a direita vendo a grande barra de metal. Pendure nesta barra e suba nela. Veja a grande barra de metal que atravessa para o outro lado. Atravesse rápido por esta barra, ela vai cair. Acabe de atravessar pelas barras de ferro e vá para o chão. Pegue sua arma e ande com cuidado matando aqui 4 MAIAS THRALLS que saem da piscina.

Vá até o final da plataforma e veja a borda da pilastra que sai da piscina. Pendure nela e vá para a esquerda. Suba nesta borda e agora deve usar as paredes das pilastras para subir e pendurar na borda da pilastra esquerda. Ande para a esquerda e observe a barra de ferro que sai da parede. Vá até o final da borda da pilastra e pule de costas para a barra de ferro (difícil de ver). Ande por esta barra e pule no chão. Nesta área tem um grande bloco. Suba nele e pegue um HEALTH PACK. Vá até o final do bloco e veja a argola dourada mais acima. Use o gancho nesta argola. Agora pule e ajuste o cabo subindo um pouco. Não deve bater na água. Balance bem e pule para a pedra do outro lado da grande estátua de THOR. Olhe para esta estátua e veja a argola dourada no seu escudo. Use o gancho nesta argola e vá usando o ("E") para girar este escudo deixando-o paralelo, com sua borda virada para você. Isto é mostrado na figura abaixo.

                   


Solte o cabo e pule agarrando na borda do escudo. Vá para a esquerda e posicione para pular de costas e agarrar na borda da pilastra. Vá para a esquerda e pule de costas para a plataforma em volta da piscina. Rapidamente pegue arma e mate 4 MAIAS THRALLS que atacam nesta área. Pegue um HEALTH PACK e quebre o vaso pegando o TREASURE (19/20 - 47/50). Veja o bloco de pedra no meio das 2 pilastras. Suba nele e pendure na borda da coluna onde está a cabeça da serpente. Pule para a borda acima e ande para a direita. Ao final pule e pendure na barra de ferro vendo a sequência. A água desce mais e uma plataforma surge no centro da piscina.

Quando tiver controle gire, balance e volte para a borda da piscina. Torne a subir no bloco de pedra entre as 2 colunas, vá até o final dele e olhe para baixo vendo um pequeno bloco na água. Pendure na borda da piscina e vá para a direita. Pendure na borda da coluna e desça 2 vezes ficando em cima do pequeno bloco. Pule para a plataforma do centro da piscina e mate 2 MAIAS THRALLS. Fique de costas para a pequena plataforma de onde veio e ande para a direita, bem no canto esquerdo. Veja o pequeno bloco na água. Pule para ele e pendure no bloco mais alto. Suba e pegue o TREASURE (20/20 e 48/50). Volte para a grande plataforma central e aproxime do pedestal com as 2 argolas douradas.

Use o gancho em uma de suas argolas e vá usando o ("E"). Deve girar este pedestal como se fosse um parafuso. Ele deve abaixar completamente. Vá contornando o pedestal e usando o ("E") até ver a sequência. A cabeça da estátua de THOR levanta e uma alcova aparece em seu peito. Quando tiver controle veja a pequena pilastra perto do pedestal. Vá para o topo dela e pegue um HEALTH PACK. Gire e olhe para a grande estátua de THOR vendo a borda da escadinha. Pule para esta borda, suba e entre na alcova do peito da estátua vendo a sequência. LARA pega o THOR'S BELT e agora está equipada com o cinto e as luvas.

Video




PARTE 4: LAND OF THE DEAD

Quando tiver controle está na alcova do peito da estátua de THOR. Saia da alcova, pule de volta para a pequena pilastra e desça no chão da plataforma central. Deve novamente usar o gancho em uma das argolas do pedestal e girá-lo ao contrário. Deve voltar com este pedestal para a posição inicial. 68 Quando fizer isto veja a sequência. A cabeça de THOR abaixa e no olho direito dele vê a relíquia. Já sabe que deve subir até o martelo que está na mão de THOR para pegá-la. Perto do pedestal tem uma pilastra com desenhos. Aproxime dela e os desenhos brilham pois está usando as luvas e o cinto de THOR. Segure nesta pilastra e empurre-a até o final. Solte a pilastra e torne a subir no topo da pequena pilastra, onde anteriormente pegou o HEALTH PACK.

Fique de costas para a estátua de THOR e veja a argola dourada na boca da serpente. Use o gancho nesta argola e agora deve ser rápida. Pule e suba o cabo o máximo que puder. Da boca da serpente cairá água contaminada e ela não pode encostar em você. Posicione virada para a borda da pilastra, veja que a água contaminada está atrás de você e a piscina está enchendo. Seja rápida e NÃO BALANCE. Pule e pendure na borda da pilastra. Vá para a esquerda e suba na borda da piscina. Mate nesta área 4 MAIAS THRALLS e quando terminar vá até o final da plataforma e veja o buraco no chão e as bordas na parede. Pule para a borda mais baixa e vá para a direita usando as outras bordas até pular no bloco de pedras onde já esteve. Posicione e pule para a barra de ferro da parede.

Deve atravessar pelas barras e pular pelas que estão quebradas até conseguir ir para o chão. Mate aqui mais 4 MAIAS THRALLS. Quando limpar a área veja o bloco perto da pilastra. Suba nele e observe os 2 blocos no centro da piscina. Pule para eles e ao chegar no 2º bloco observe a estátua e a borda mais baixa do martelo. Pule para esta borda mais baixa, suba na área mais alta e pegue a RELIC (1/1) do olho direito de THOR. Da parte mais baixa do martelo localize a estátua da serpente mais alta. e veja a argola dourada. Use o gancho nesta argola e novamente terá que ser rápida. Pule e suba o cabo o máximo possível. Da boca da serpente sai água contaminada e a piscina vai encher mais ainda. Posicione olhando para o bloco de pedra atrás desta água. Balance um pouquinho, pule para esta pedra e vá para a borda da piscina. Vá para a esquerda, use as pedras e pendure na borda da parede.

Vá para a esquerda, posicione e pule de costas (cuidado com o buraco do chão) para a plataforma perto da escada. Vá até o bloco com desenhos que viu quando chegou aqui, aproxime e agora os desenhos brilham. Segure neste bloco, puxe-o e solte-o. Vá atrás dele e pegue 2 TREASURES (2/2 - 50/50). Agora vá até a escada e suba. Siga pelo túnel até chegar perto das pedras. Suba por elas, passe pelo buraco e desça do outro lado, onde está sua moto. Se ainda não o fez é a última chance de pegar a XIBALBA KEY perto da caveira. Suba na moto e siga pelo túnel. Ao chegar perto das pedras desça da moto e aproxime do bloco de pedra que está à esquerda. Os desenhos brilham. Segure neste bloco e empurre-o até o final conseguindo abrir caminho para seguir com a moto. Volte até ela e siga pelo longo túnel até chegar no salão das estátuas. Será recebida por 3 aranhas gigantes. Mate-as e siga pela passagem seguindo pelos corredores até chegar perto do 1º buraco. Posicione, acelere e use o turbo pulando o buraco.

Prepare-se novamente e pule o 2º buraco parando rapidamente. O último buraco está sem a rampa. Desça da moto e observe as 3 barras da parede. Pendure na barra mais baixa (da direita) e suba nela. Pule e pendure na 2ª barra. Suba nela, posicione e pule para a 3ª barra, do outro lado da parede. Suba nela, posicione e pule para a borda da pilastra. A pilastra abaixa e a rampa aparece. Vá para o chão, suba na moto, acelere, use o turbo e passe pelo buraco. Siga pelo túnel até chegar na área inicial deste capítulo, onde tem o buraco no chão e o pedestal. Primeiro posicione bem sua moto ficando de costas para o buraco e de frente para o paredão de pedras. Desça da moto e vá até o pedestal. Acione-o e coloque a XIBALBA KEY no local. Use a alavanca e vá rápido até a moto. O paredão de pedras vai abrir por pouco tempo. Acelere, use o turbo e siga pela passagem pulando pelo buraco. Veja a sequência. LARA fala com ZIP e diz que vai para JAN MAYEN ISLAND para procurar o martelo de THOR.

Video





LEVEL 5: JAN MAYEN ISLAND

PARTE 1: GATE OF THE DEAD

Escolha a roupa de LARA e a arma secundária. Assim que tiver controle leia seu Diário e desça da moto. Vá até as pedras de onde veio e pegue o HEALTH PACK. Os vasos desta área estão vazios. Volte até a moto, suba nela e siga pelo túnel até chegar perto de uma porta com um painel. Segure nesta porta e ande para a direita para abri-la. Suba na moto e continue pelo túnel vendo a sequência. Chega em uma enorme rampa em espiral tenda a visão de uma grande torre. Quando tiver controle gire e aproxime de uns vasos. Quebre-os e pegue o TREASURE (1/6 - 1/30). Pegue o HEALTH PACK e volte até perto da moto. Verá um VIKING THRALL esperando por você na rampa. Pegue uma arma, aproxime um pouco e mate-o quebrando seus ossos. Volte até a moto e agora teremos que descer por esta enorme rampa com muito cuidado. No caminho existem vários buracos no chão.

Procure ir sempre o mais à esquerda possível e pode ignorar os 3 VIKINGS THRALLS que encontrar pelo caminho. Os vasos estão vazios, também não se preocupe com eles. Ao chegar na base da torre veja a sequência. Observe o grande portão fechado e assim que tiver controle corra e pegue uma arma. Será atacada por 4 VIKINGS THRALLS. Acabe com eles (use granadas se desejar) e quebre seus ossos. Quando limpar a área observe as ranhuras no chão, perto do portão. Contorne todo o perímetro e vá quebrando os vasos. Pegue 2 TREASURES (3/6 - 3/30) e um HEALTH PACK. Teremos que subir até o topo da torre para ativar os 4 mecanismos da porta. Observe toda a base da torre e veja nela 3 slots vazios. No chão existem 3 blocos. Deve pegar estes blocos e colocá-los nos slots.

Quando fizer isto veja a sequência, os anéis da torre começam a girar. Agora contorne esta torre até localizar um painel que brilha ao ser tocado. Segure nele e ande para a direita até ver a cena. Consegue desbloquear o 1º mecanismo da porta. Solte este painel e olhe para a esquerda dele vendo uma borda. O anel acima está girando. Pendure na borda e espere a borda do anel superior passar. Pule e pendure nela. Agora espere pela barra de ferro. Quando ela passar acima de você pendure nela. Fique girando e suba nesta barra de ferro. Quando a borda do anel acima passar pendure nela. Suba nesta borda e observe as barras de ferro acima. Quando der pule e pendure em uma barra. Vá até a ponta e suba nesta barra. Posicione e pule para a borda da plataforma do anel. Contorne esta plataforma e pegue um HEALTH PACK. Continue contornando até localizar um painel que pode tocar.

Segure nele e ande para a esquerda até ver a cena. Consegue desbloquear a 2ª parte do mecanismo da porta. Repare que os anéis acima do painel estão parados. Localize uma borda (à esquerda) e pendure nela. Suba por mais 3 bordas e ao chegar na última vá para a direita e pule na barra de ferro. Suba nesta barra e espere a barra de ferro acima passar. Na hora certa pendure nela. Suba nesta barra e espere a borda do próximo anel passar. Quando der pendure nela. Observe o anel acima, ele possui poucas bordas. Na hora certa pule e pendure em uma delas. Agora veja as barras de ferro mais acima. Quando der pule e pendure em uma delas. Ande até a ponta e suba nesta barra. Aproxime do anel e pendure em sua borda. Suba na plataforma do anel e quebre o vaso pegando o TREASURE (4/6 - 4/30).

Contorne o anel e ache o painel para segurar. Ande para a direita até ver a cena, consegue desbloquear a 3ª parte do mecanismo da porta. Vamos agora desbloquear o último mecanismo e a moleza acabou. Olhe para a esquerda do painel e veja a borda do anel. Pendure nela e espere a borda acima passar. Quando der pendure nela. Agora espere pelas bordas mais acima. Quando der pendure em uma delas e suba nesta borda. Repare que um ar quente sai do anel acima. Cuidado pois ele pode derrubar. Se este ar bater em você use rapidamente o ("E") para evitar cair. Na hora certa pule e pendure na barra de ferro acima. Seja rápida. Suba nesta barra e rapidamente pule para a borda do anel acima.

Suba na borda e vá usando as bordas e barras de ferro para subir. Deixe a área com o vento passar para efetuar seus pulos. Vá subindo até conseguir pendurar na borda da plataforma do anel. Contorne esta plataforma com cuidado e pegue 2 TREAURES (6/6 - 6/30) e um HEALTH PACK. Localize o painel para segurar e ande para a esquerda até ver a sequência. A última parte do mecanismo da porta é desbloqueada.

Video




PARTE 2: VALHALLA

Está bem no topo da torre e teremos que ir até o chão. Descer é mais fácil. Pendure na borda da plataforma e na hora certa desça segurando na barra de ferro. Rapidamente vá usando as barras abaixo e consegue passar sem problemas pelos anéis com ar quente. Agora é só ir usando as barras de ferro e as bordas dos anéis para chegar ao chão com a segurança. Aproxime da grande porta e coloque a mão nela. Ande para a direita da tela e a porta abre. Passe por ela e quebre os vasos. Pegue o TREASURE (1/24 - 7/30) e volte para sua moto. Siga pelo escuro túnel e ao chegar perto da rampa desça da moto. Mate os morcegos e o VIKING THRALL quebrando seus ossos. Quebre os vasos e pegue o TREASURE (2/24 - 8/30). Volte para a moto, desça a rampa e saia da moto. Quebre um vaso e pegue o TREASURE (3/24 - 9/30). Volte para a moto e siga até a bifurcação. Deixe a moto estacionada nesta área, vamos vasculhar os corredores a pé. Ande para a direita e veja perto de umas pedras uns vasos.

Quebre-os e pegue o TREASURE (4/24 - 10/30). Volte até a moto e siga pelo corredor do outro lado. Verá uns vasos no canto, estão vazios. Continue seguindo o corredor e ao chegar perto da rampa mate 2 VIKINGS THRALLS. Desça a rampa e veja os vasos à direita (eles estão vazios). Pegue o TREASURE (5/24 - /11/30) que está perto destes vasos. Passe pelas pedras e vá para a esquerda. Mais vasos e TREASURE (6/24 - 12/30). Observe a grande porta fechada e registre bem este local. Esta porta é de "tempo", voltaremos aqui mais tarde. Retorne até as pedras e siga o caminho pela esquerda. Passe por um arco de pedra, quebre os vasos e pegue 2 TREASURES (8/24 - 14/30). Pegue também um HEALTH PACK e volte até a bifurcação onde deixou a moto. Suba nela e vá para a direita parando perto do arco de pedra e da rampa. Desça a rampa sem a moto e mate 2 VIKINGS THRALLS.

Quebre os vasos e pegue o TREASURE (9/24 - 15/30). Volte para a moto e aproxime das pedras que bloqueiam o corredor, perto de outra bifurcação. Use as pedras como rampa e vá para o outro lado. Passe por um arco de pedra e desça da moto. Quebre os vasos nesta área e pegue o TREASURE (10/24 - 16/30). Perto das pedras pegue um HEALTH PACK e retorne até a moto. Use as pedras como rampa voltando ao corredor principal. Siga para a esquerda e verá morcegos. Desça da moto e mate-os. Mate também um VIKING THRALL. Olhe para a direita e veja as pedras bloqueando o caminho. Aproxime delas, agache e passe pelo buraco que tem nas pedras.

Do outro lado pegue o TREASURE (11/24 - 17/30). Volte até a moto e siga para a esquerda. Passe por umas pedras e mate mais 2 VIKINGS THRALLS. Ao chegar em nova bifurcação desça da moto. Vá reto até as pedras, quebre os vasos e pegue o TREASURE (12/24 - 18/30). Volte até a bifurcação e veja a grande porta fechada à esquerda. Esta porta também é de "tempo", voltaremos aqui mais tarde. Pegue a moto e siga para a esquerda. Mate mais 3 VIKINGS THRALLS e veja a rampa feita de pedra. Use esta rampa e vá para o outro lado. Pare a moto, desça e quebre um vaso pegando o TREASURE (13/24 - 19/30). Volte para a moto e passe pelo estreito arco de pedra. Pare sua moto aqui e desça. Observe o local e veja no corredor à direita (sua saída daqui) um VIKING THRALL em cima de umas pedras.

Ignore-o por agora, vamos recolher o resto dos tesouros. No corredor principal vê pedras bloqueando a passagem e um buraco. Agache e passe por ele. Quebre os vasos e pegue o TREASURE (14/24 - 20/30). Pegue o HEALTH PACK e volte para o corredor observando a área. Veja a barra de ferro dourada no chão e perto dela, na parede, um slot. Do outro lado vê uma barra de ferro na parede e um bloco que pode ser movido. Vamos agora abrir as 2 portas de "tempo" e para isso será necessário um cuidado especial. Pegue o bloco e coloqueo embaixo da barra de ferro que está na parede. Deixe este bloco longe da parede, com um espaço para você descer. Posicione sua moto na boca do estreito arco de pedra, virada para a rampa. Agora deve ser muito rápida. Suba no bloco e pule para a barra de ferro.

Ela vai abaixar e a porta do final deste corredor vai abrir por pouco tempo. Assim que a barra abaixar acione o ("CTRL") e vá para o chão. Suba na moto, acelere (turbo) e vá pela rampa de pedra. Corra passando pela porta antes que ela feche. Ao entrar nesta área desça da moto e mate um bando de aranhas. Pegue um HEALTH PACK e o TREASURE (15/24 - 21/30). Perto da porta tem um pedestal com uma alavanca. Acione-a e a porta fica aberta. Volte até a área do bloco e vamos abrir a outra porta de "tempo", que está bem longe no corredor. Posicione em sua moto perto do slot vazio da parede, virada para a rampa. Pegue o bloco e coloque-o embaixo deste slot. Pegue a barra de ferro que está no chão e suba no bloco. Coloque esta barra na parede e desça. Puxe o bloco da parede o suficiente para ter espaço para descer. Agora vem a parte difícil. Pule e pendure nesta barra de ferro usando o bloco.

Assim que ela descer use o ("CTRL") para ir para o chão. Corra até a moto e suba nela. Acelere (turbo) e use a rampa de pedra. Corra feito louca pelos corredores para chegar até a porta antes que ela feche. Para relembrar, assim que usar a rampa vire para a direita. Fique bem à esquerda para evitar as pedras. Siga até poder virar à direita. Siga e vire para a esquerda. Suba a rampa de pedra, vire para a direita e siga reto o corredor até podem virar à direita. Desça outra rampa, vire para a esquerda (vai encontrar com VIKINGS THRALLS) e passe rápido pela porta antes que ela feche. Ao entrar na sala pegue a RELIC (1/1) e o HEALTH PACK. Use a alavanca do pedestal e abra a porta. Suba na moto e retorne até a área do bloco. Agora siga pelo corredor com o VIKING THRALL (em cima da pedra) e acabe com ele. Deixe sua moto nesta área e aproxime das pedras. Ande para a direita entrando em pequeno vão.

Deve usar as paredes das pedras, pular e subir para a pedra da direita. Gire e pule para a plataforma da passagem. Siga por ela e mate um VIKING THRALL. Entra em uma sala onde vê uma grande ponte e martelos pendurados no teto. Ande para a esquerda, pegue um HEALTH PACK e quebre os vasos pegando o TREASURE (16/24 - 22/30). Aproxime da grande ponte e veja um VIKING THRALL no centro dela. Siga pela ponte e veja a sequência. Os martelos balançam, mata o VIKING e quebra a ponte. Entra em "ADRENALINE MODE", fica em câmara lenta. Assim que tiver controle escorregue e antes do final pule e perdure na borda da pilastra. Esta borda vai quebrar. Vá rápido para a esquerda e pule para a borda da outra pilastra. Esta borda é segura. Observe a área abaixo e veja a barra de ferro. Posicione e desça nesta barra, ela vai quebrar. Vá rápido para o final da barra e pule na plataforma abaixo, uma "rampa". Escorregue e antes de chegar ao final pule para a viga de metal.

Esta viga é segura. Vá até o final da viga e pule para a borda da coluna. Contorne para a direita, dê a volta e veja a viga de metal abaixo. Posicione e desça nesta viga. Gire rápido e veja uma aranha gigante descendo pela coluna em frente. Mate-a e vá até a borda desta coluna. Pendure nela, vá para a direita e ao chegar do outro lado veja o vão desta borda. Suba na borda e pule para a direita (esquerda de LARA). Torne a subir na borda e posicione LARA. Deve usar as paredes das colunas para subir até o topo delas (à esquerda). Consegue voltar para o salão da grande ponte que quebrou. Nesta área existem 7 salas e vamos entrar em todas elas. Por agora olhe para a coluna perto de sua chegada e pule para a borda dela. Ande para a esquerda (tem aranha gigante) e pule o buraco desta borda. Posicione e desça segurando na borda mais abaixo. Posicione e desça mais uma vez. Suba nesta borda e pule para a esquerda (direita de LARA). Posicione nesta borda e desça na viga de metal. Gire rápido e mate a aranha gigante da coluna em frente. Vá até esta coluna e pendure na borda dela.

Contorne toda a coluna, posicione e desça na viga de metal abaixo. Siga por esta viga, pule para a pequena projeção de metal e dela pule para a borda da coluna. Vá para a esquerda e ignore a viga abaixo. Fique em pé na borda e use as paredes das colunas para subir ao topo da coluna da direita (menor). Veja uma plataforma bem perto de você. Pule para a borda dela e suba. Siga até o final desta plataforma correndo, ela vai quebrar. Ao chegar do outro lado mate a aranha gigante que aparece à esquerda. Pegue um HEALTH PACK, pule para a outra plataforma e siga para a 1ª SALA. Vá com a arma na mão e mate os morcegos e um VIKING THRALL que sai da piscina contaminada. Bem perto da porta tem um vaso. Quebre-o e pegue o TREASURE (17/24 - 23/30).

Volte para a plataforma onde pegou o HEALTH PACK e pule pelo buraco quebrou anteriormente. Siga para a SALA 2 com a arma na mão. Mate 2 aranhas gigantes e olhe para a esquerda. Quebre os vasos e pegue o TREASURE (18/24 - 24/30). Observe as engrenagens e os 2 pesos que sobem e descem. Aproxime de um deles e na hora certa pule e pendure na borda de ferro. Pule para a borda mais alta e espere. Quando o peso subir dê um pulo de costas pendurando em um dos cabos de metal que giram. Posicione e quando o cabo de metal subir pule e pendure em uma das correntes de ferro que atravessa a sala. Espere a corrente te levar até a plataforma e desça nela. O vaso que tem nesta área está vazio. Ande para o lado direito e pegue um HEALTH PACK.

Vá para o corredor e veja a armadilha no chão. Pule e use as barras de ferro para passar pela armadilha. Fique posicionada na última barra, a que está bem no topo da porta. Observe o movimento do grande martelo. Quando ele vier em sua direção balance e pule para a borda dele. Pegue sua arma e mate alguns morcegos. Quando o martelo estiver indo em direção da outra parede ande para a direita e assim que der pule para a borda da parede. Ande para a direita e pule na borda abaixo. Siga sempre para a direita e ao final pule para a borda do grande martelo que está parado. Suba nele e veja o corredor da 3ª sala com as armadilhas. Vá para o chão e pendure na barra de ferro.

Pule a 1ª armadilha e agache. Siga e quando der fique em pé. Pegue a arma e mate os morcegos. Pule a 2ª armadilha e entre na 3ª SALA. Vá para a esquerda e pegue um HEALTH PACK. Vá para a direita, quebre os vasos e pegue o TREASURE (19/24 - 25/30). Observe a sala, as correntes e as engrenagens. Pendure na corrente da direita (olhando para a sala) e ande até chegar em cima dos cabos. Posicione no cabo mais alto e desça nele. Olhe para o peso que está na parede, posicione, balance e pule para a borda deste peso. Ele vai para o chão. Desça e rapidamente pegue sua arma. Mate 2 aranhas gigantes e veja que os vasos estão vazios. Localize um bloco de pedra que pode ser movido e leve-o até as pedras que bloqueiam a passagem. As engrenagens começam a funcionar. Use o bloco e vá para o outro lado do corredor. Pegue a arma e mate uma aranha gigante.

Vá até a boca do corredor e pegue o TREASURE (20/24 - 26/30). Observe a passagem do outro lado do abismo vendo uma aranha. Aproveite e detone-a. Retorne para a sala 3 pulando as pedras e observe os pesos que agora estão movendo. A barra de metal deles é muito alta. Leve o bloco até perto de um dos pesos, suba nele e pule pendurando na barra de metal do peso. Espere o peso subir e pule de costas para um dos cabos que gira as engrenagens. Suba nele, posicione e na hora certa pendure em uma das correntes. Quando chegar na plataforma vá para o chão. Olhe as armadilhas do corredor e pule pela 1ª armadilha. Agache rapidamente e siga até a outra armadilha. Quando der levante e pule a última armadilha. Pendure na barra de ferro, balance e vá para a barra mais alta, perto da porta.

Espere o grande martelo aproximar, balance e pule para a borda dele. Quando o martelo for na direção da parede oposta ande para a direita e pule para a borda desta parede. Espere o martelo voltar e ande para a esquerda pulando rápido no corredor. Mate os morcegos e veja a argola dourada no teto. Use o gancho nela e desça escalando a parede. Olhe para a direita e veja as 2 bordas na parede. Posicione LARA e "ande" pela parede. Quando ganhar altura pule para a borda mais alta. Desça para a borda mais baixa e vá para a direita. Pule para a outra borda e continue para a direita até ver a plataforma do corredor da SALA 4. Pule para esta plataforma e use o ("E") para não cair na piscina. Suba e pegue o TREASURE (21/24 - 27/30). Olhe para a piscina e veja a passagem do outro lado.

Pule para ela e siga o corredor voltando ao abismo dos martelos. Vá até a beirada da passagem e veja a pedra "rampa". Pule para ela e escorregue. Não pule, só use o ("E") quando LARA cair na viga de metal. Vá até a coluna e pendure na borda. Ande para a esquerda e suba nesta borda. Posicione e pule para o topo da coluna mais baixa. Gire para a direita e veja as 2 placas de metal. Pule por elas e pendure na borda da coluna. Vá para a direita e suba nesta borda. Deve usar as paredes das colunas para subir até o topo da coluna. Rapidamente pegue a arma e mate um VIKING THRALL. Siga a plataforma e entre na 5ª SALA com a arma na mão. Mate o VIKING THRALL que sai da piscina e veja a argola dourada na parede oposta. Nesta sala não tem nenhum item para pegar. Use o gancho na argola, pule e rapidamente suba o cabo para não bater na água. Pendure na parede e ajuste os pés de LARA no final da marca escura. "Ande" pela parede, ganhe altura e pule para a borda à esquerda. Ande para a esquerda e pule um buraco.

Olhe para cima e veja a borda do escuro túnel. Pendure nesta borda, suba e siga pelo túnel até chegar na SALA 6. Fique bem à esquerda da abertura e pendure na borda, a visão é horrível. Pule para a borda da parede e ande para a esquerda. Pule para a outra borda e desça na borda mais baixa. Vá para a esquerda e pule na plataforma da passagem. Pegue o TREASURE (22/24 - 28/30) e olhe para as bordas de onde veio. Deve fazer o mesmo caminho para retornar até o escuro túnel. Pule para a borda da parede e vá para a esquerda. Pule para a borda mais alta, posicione e pule de costas para a borda abaixo do túnel. Vá para a direita e pendure na borda do túnel. Siga por ele retornando até a SALA 5. Fique bem à esquerda da saída do túnel e pendure na borda. Desça para a borda da parede e vá para a esquerda.

Pule para a outra borda, vá para a esquerda e desça na plataforma. Volte para o abismo dos martelos e ande para a esquerda vendo a argola dourada na parede. Use o gancho e pendure. Posicione, "ande" pela parede e pule para a pequena plataforma à direita. Pegue o HEALTH PACK e gire para a direita vendo a outra plataforma. Pule para ela e pegue a arma. Mate a aranha gigante que sai da SALA 7. Entre nela e veja a sequência. LARA vê um enorme corpo no chão, de um grande sapo (YETI THRALL). Após uns minutos este animal revive e ataca LARA. Assim que tiver controle corra e fique circulando pela sala, Evite que ele aproxime muito. Vá atirando (use uma boa arma) até derrubá-lo. Quebre seus ossos e respire. Observe a sala, quebre os vasos e pegue 2 TREASURES (24/24 - 30/30).

Observe os pesos e para pular na barra de metal deles deve usar a parede. Posicione e quando o peso chegar ao chão pule na parede e rapidamente pule de novo para pendurar na borda de metal. Suba com o peso e ao chegar ao topo pule de costas para pendurar em um dos cabos das engrenagens. Fique em pé e agora deve ser muito rápida para agarrar uma das correntes. Elas estão indo para o lado oposto ao da plataforma e se demorar vai bater na parede e cair. Assim que o cabo ficar na sua posição mais alta pule e pendure na corrente. Imediatamente fique acionando o ("E") para poder correr pendurada e chegar até a plataforma. Desça e pegue um HEALTH PACK. Observe as armadilhas do corredor e pule pela primeira armadilha. Veja os rolos no teto, no chão e a barra de ferro.

Deve pular para a barra de ferro e imediatamente pular de novo para ir para o chão, não pode balançar pois será esmagada pelos rolos. Ao chegar do outro lado pendure na próxima barra, balance e vá para a barra mais alta. Quando o martelo aproximar balance e pule para sua borda. Observe o balanço do martelo algumas vezes para localizar a grande plataforma abaixo. Deverá ser muito rápida agora. Na hora certa desça ("CTRL") nesta plataforma e imediatamente corra para a direita. Esta plataforma vai quebrar. Ao chegar em lugar seguro ande para a direita e pegue um HEALTH PACK. Pendure no bloco e suba a escada vendo a sequência. LARA encontra o THOR'S HAMMER (MJOLNIR), a poderosa arma que ela tanto procurava. 

Video




LEVEL 6: ANDAMAN SEA 

PARTE 1: RITUALS OLD

Escolha a roupa e a arma secundária de LARA e após a sequência está de volta a um navio exatamente igual ao navio do CAPÍTULO 1. Não deverá recolher nenhum tesouro neste Capítulo. Ganha controle no DECK superior, mesmo lugar do navio anterior. Equipe-se ("R") com sua nova arma, o THOR'S HAMMER (MJOLNIR) e aprenda a usá-la. Ao acionar a tecla de tiro ("mouse esquerdo") LARA balança o martelo e emite raios elétricos. Pode usar também a mira ("G") junto com o ("E"). Ela bate o martelo no chão e faz um grande estrago. Observe a área e veja um caixote com um escrito "NATLA". Quebre-o e pegue um HEALTH PACK.

Desça a escada e na área dos caixotes existem uns 5 mercenários. Acabe com eles e localize um caixote mais baixo para subir até o topo deles. Se demorar muito por aqui mais bandidos vão aparecer. Ao ficar no topo dos caixotes veja que em cima de um deles tem um HEALTH PACK. Vá até lá e pegue-o. Efetue os pulos pelos caixotes indo para DECK mais alto. Agora pode seguir tanto pelo corredor da direita como pelo da esquerda. Mate na traseira do navio mais 5 ou 6 bandidos. Desça a escada para a área do helicóptero e de trás de uns caixotes pegue um HEALTH PACK. Mate mais bandidos nesta área e desça por qualquer uma das escadas laterais. Vá para os fundos do navio e mate mais 3 bandidos. Aproxime da porta dupla, passe por ela e entre no navio. Vá para a esquerda e passe pela porta.

Siga o corredor e saia pela outra porta entrando no ENGINE ROOM. Muitos bandidos te aguardam por aqui, detone todos. Siga pela sala e vá matando quem cruzar seu caminho. Ao chegar na bifurcação do corredor vá para a esquerda e veja a sequência. Encontra com NATLA que continua presa na gaiola de vidro. Pede a ela a localização de HELHEIM. NATLA avisa que para executar o ritual de abertura do PORTAL DE HELHEIM necessitará da ajuda dela. AMANDA aparece com um clone de LARA e tenta evitar que você libere NATLA. Após a fuga de AMANDA você quebra o vidro da gaiola liberando NATLA. Ela voa indicando para você as coordenadas de onde deve ir.

Video




LEVEL 7: ARTIC SEA 

PARTE 1 - HELHEIM

Escolha a roupa de LARA e a arma secundária e quando tiver controle está na água, no buraco da abertura que explodiu no gelo. Vamos passar um bom tempo na água e não terá que se preocupar com seu fôlego. Melhor selecionar como arma secundária o SPEAR GUN, funciona melhor do que o martelo. Mergulhe bem fundo passando pelos blocos de gelo até chegar na área onde vê 6 grandes estátuas. Na água existem uns 6 tubarões. Melhor acabar com eles e observar a área. Verá uma ponte elevadiça que fecha a entrada da torre central. Esta ponte está presa por correntes. Estas correntes estão seguras por 3 espadas. Repare que só 3 espadas das 6 estátuas é que prendem as correntes.

Observe a ruína no final da ponte e para entrar na ruína principal (central) terá que fazer a ponte elevadiça funcionar. Fique na área de sua chegada aqui (oposto à ruína) e olhe para as ruínas. Contorne a cabeça da primeira estátua da esquerda e veja uma abertura. Entre nela e pegue um HEALTH PACK. Nesta área tem um pedestal com uma roda de metal. Aproxime e puxe esta roda. Veja a cena. A espada da estátua levanta e libera um pedaço da corrente. Saia e vá até a 2ª estátua da esquerda fazendo a mesma coisa. Entre na abertura da cabeça e puxe a roda de metal vendo a cena. Libera mais um pedaço da corrente da ponte elevadiça. Saia e vá até a 3ª estátua da esquerda (mais perto da ruína).

Veja que ela está sem cabeça e no lugar tem um buraco. Entre nele e pegue o TREASURE (1/29 - 1/30). Vá agora para a estátua do lado oposto e entre no compartimento da cabeça. Acione a roda de metal e veja a cena. Ela funciona mais algo prende as engrenagens. Mergulhe bem fundo na base desta estátua e veja 2 grandes engrenagens no chão. Pegue um HEALTH PACK e aproxime de uma das engrenagens que fica azulada. Pegue-a e contorne a base da estátua pela esquerda. Coloque esta engrenagem que um dos slots e volte para pegar a 2ª engrenagem. Leve esta engrenagem até o outro slot e encaixe-a. Volte até a abertura da cabeça e acione a roda de metal. Agora tudo funciona e consegue liberar toda a corrente da ponte. Vá até o final da ponte e olhe para a ruína. Mergulhe fundo no espaço entre a ponte e a ruína e aproxime de uns ossos. Olhando para as ruínas siga para a esquerda e vá observando o chão à direita.

Pegue o TREASURE (2/29 - 2/30) e retorne até os ossos. Siga para o outro lado e veja uma caverna à direita. Entre nela e pegue um HEALTH PACK e o TREASURE (3/29 - 3/30). Saia da caverna, nade para a direita e veja à esquerda uma área com uma sombra escura. Nesta área pegue o TREASURE (4/29 - 4/30) e retorne até a ponte. Observe as 3 torres da ruína e aproxime da torre principal (central). Vê um pedestal com uma roda de metal posicionada entre 2 estátuas de serpente. Acione esta roda e veja que a engrenagem da ponte continua presa. Perto das 2 torres laterais vê 4 pedestais com slots. Eles estão vazios. Teremos que localizar 4 peças para serem colocadas aqui. Aproxime dos pedestais da torre da esquerda e no chão, perto deles pegue a HELHEIM POWER STONE (1/4). Mergulhe perto da escadaria desta torre e contorne-a pela esquerda. Pegue o TREASURE (5/29 - 5/30) e suba até a entrada desta torre.

Pegue um HEALTH PACK e entre na torre esquerda. Siga até ver uma escada na parede. Suba em direção ao topo desta escada e consegue sair da água. Os vasos que estão no chão estão vazios. Localize um pequeno bloco, suba nele e pule pendurando na borda da parede. Suba nesta borda e ande para a direita (esquerda de LARA). Pule para a direita e fique em cima da viga de metal. Vá até o final dela e pule para outra viga. Posicione e pule para a escada que está na parede. Vá até o topo desta escada e posicione bem pulando de costas para cima de uma plataforma. Quebre os vasos e pegue o TREASURE (6/29 - 6/30). Pegue a HELHEIM POWER STONE (2/4) e aproxime do buraco do chão. Pendure em sua borda, posicione e desça para cair na água. Mergulhe e volte para o corredor inicial desta torre.

Siga o corredor para a esquerda e ao final dele veja a escadaria à direita. Vá até o final desta escadaria e pegue o TREASURE (7/29 - 7/30) que está junto de umas pedras. Gire e siga para a área do outro lado do corredor. Veja uma escada na parede. Suba até o topo dela, observe a área e veja no final de um pequeno corredor uma pequena janela. Vá até esta área e pegue a HELHEIM POWER STONE (3/4) e o TREASURE (8/29 - 8/30). Volte até o pequeno corredor e veja em suas paredes 2 escadas. Nesta área suba até o teto. Vá para a direita e pegue o TREASURE (9/29 - 9/30). Siga até o outro lado (pequenas janelas) e pegue outro TREASURE (10/29 - 10/30). Mergulhe tudo de volta e saia desta torre.

Aproxime dos 2 pedestais vazios, acione-os e coloque as 2 pedras de força. Vá até os pedestais da direita e coloque a última pedra. Um risco vermelho aparece nestes pedestais. Atrás dos pedestais pegue o TREASURE (11/29 - 11/30). Nade para a torre da direita e suba bem olhando para a esquerda dela. Veja uma área com pequenas pilastras e que é uma delas está quebrada. Nade até esta área, passe pelo buraco e pegue o TREASURE (12/29 - 12/30). Volte e desça bem na frente da escadaria da torre da direita. Contorne esta escada pela direita e pegue o TREASURE (13/29 - 13/30). Volte e entre na torre da direita. Vá até a escada da parede, suba até o teto e saia da água. Quebre os vasos e pegue o TREASURE (14/29 - 14/30). Veja a escada na parede e suba por ela. Vá para a direita e pendure na borda da parede. Ande para a direita até o final e pule para a borda do outro lado.

Continue para a direita e ao final suba na borda. Posicione e pule pendurando na viga de metal do teto. Suba nesta viga e vá até o final dela. Pule para a escada da parede e suba até o topo. Posicione bem e dê um pulo de costas indo para uma plataforma. Os vasos desta área estão vazios. Suba por outra escada e ao chegar ao topo dela posicione bem. Pule de costas para a viga de metal e suba nela. Posicione e pule para a viga do outro lado. Vá até a parede e pendure em sua borda. Pule e suba em uma plataforma. Pegue a HELHEIM POWER STONE (4/4) e quebre os vasos pegando o TREASURE (15/29 - 15/30). Gire e veja os vasos do outro lado. Posicione, corra e pule para a pequena plataforma. Quebre os vasos e pegue o TREASURE (16/29 - 16/30). Pendure nesta borda e posicione LARA bem em cima da viga de metal. Desça nesta viga e ande para o outro lado vendo o buraco com água no chão. Posicione e pule na água. Mergulhe e saia desta torre.

Cuidado pois mais tubarões aparecem na água. Vá até o único pedestal com slot vazio e coloque nele a última pedra. Vá até a torre principal e agora acione a roda de metal vendo a bonita sequência. A ponte abaixa e libera a entrada da torre principal. Vá até esta porta e entre. Aproxime das pedras e veja uma pequena passagem à direita, mais acima. Siga por ela e aproxime de outras pedras. Siga pela passagem que tem à esquerda até chegar em uma bifurcação com mais 3 caminhos. À esquerda não tem saída. Em frente tem um buraco entre as pedras. Passe por ele e nesta área pegue o TREASURE (17/29 - 17/30). Volte para o corredor e vá para a esquerda. Pegue um HEALTH PACK que está no chão e siga pelo buraco nas pedras. Chega em outra bifurcação com mais 3 caminhos. O da frente e da direita está bloqueado. Vá para a esquerda, onde vê uma escada de pedra meio quebrada.

Siga por ela até chegar em outra bifurcação com mais 3 caminhos. Vá para a direita, suba até o teto e veja uma passagem acima das pedras. Passe por ela e nesta área pegue o TREASURE (18/29 - 18/30). Volte para o corredor e siga reto em direção da escada. Siga por ela até chegar em outra bifurcação com mais 3 caminhos. Siga pelo buraco das pedras da esquerda e nesta área pegue o TREASURE (19/29 - 19/30). Volte para o corredor e siga reto aproximando de mais pedras. Passe pelo buraco e observe a base da escada. Pegue o TREASURE (20/29 - 20/30) e siga o caminho pela escada chegando em outra bifurcação com mais 3 caminhos. Siga para as pedras em frente, passe pelo buraco do teto e nesta área pegue o TREASURE (21/29 - 21/30). Volte para o corredor e vá para a esquerda.

Siga pela escada quebrada, passe pelo buraco das pedras chegando em uma bifurcação com mais 3 caminhos. Siga para as pedras que estão à direita e passe pelo buraco. Nesta área pegue o TREASURE (22/29 - 22/30) e volte para o corredor. Siga reto passando por mais pedras, suba a longa escada e finalmente saia da água. Acabe de subir a escada e veja a sequência com NATLA. Ela voa até a porta e inicia a resolução do PUZZLE do PORTAL DE HELHEIM deixando-o preparado. Caberá a LARA terminar o serviço para abrir caminho. Quando tiver controle vá para a esquerda, quebre os vasos e pegue o TREASURE (23/29 - 23/30). Pegue um HEALTH PACK e vá para o outro lado. Quebre mais vasos e pegue o TREASURE (24/29 - 24/30). Olhe para a porta de onde veio e vá para a esquerda dela localizando na parede um símbolo. Ao aproximar ele fica azul.

Quando acionado este símbolo emite um som agudo por um tempo. Vamos necessitar deste símbolo mais tarde, registre a localização deste 1º SÍMBOLO e aproxime da beirada da plataforma. Verá na água alguns YETIS e VIKINGS THRALLS. Eles vão aparecer por um bom tempo, são muitos. Selecione o martelo como arma e vá usando para matar alguns. Depois de um tempo perdure na borda desta plataforma e desça na plataforma mais perto da água. Mate mais THRALLS e quebre os vasos pegando o TREASURE (25/29 - 25/30). Olhe para a piscina e para a esquerda vendo um cano na água e uma pequena ilha. Pule para o cano e atravesse por ele. Pule na pequena ilha e quebre os vasos. Pegue o TREASURE (26/29 26/30) e registre aqui o 2º SÍMBOLO que emite sons. Volte para a plataforma anterior usando o cano e olhe para a piscina vendo a ponta de um cano e o bloco de pedra à direita.

Pule para o topo deste cano e dele pule pendurando na borda do bloco de pedra. Vá para a esquerda e ao final posicione LARA olhando para a coluna que está atrás dela. Pule de costas e agarre nesta coluna. Suba no topo dela, posicione e pule para a plataforma suspensa. Suba nela e pegue o TREASURE (27/29 - 27/30). Olhe para o portal e para baixo, na piscina localizando uma plataforma de onde sai uma coluna. Pule para o topo desta coluna e use o ("CTRL") para descer. Escorregue até o chão e pegue um HEALTH PACK. Quebre os vasos e pegue o TREASURE (28/29 - 28/30). Localize a pequena ilha perto de uma pilastra e pule para ela, este pulo é longo, tome distância, corra e pule.

Pegue um HEALTH PACK e veja que o vaso está vazio. Registre aqui o 3º SÍMBOLO azulado que emite som e pule para a outra pequena ilha, junto da parede. Quebre os vasos e pegue o TREASURE (29/29 e 29/30). Volte para a pequena ilha perto do símbolo e depois para a ilha maior (pulo longo). Olhe para a direita e veja o cano na água, em cima de uma pedra. Pule para este cano e vá até o final dele. Pule para a borda do grande bloco de pedra e suba nele. Pule para a plataforma do portal, suba nela e veja a sequência. LARA aproxima do PORTAL, usa o poderoso martelo e o portal é liberado.

Video





PARTE 2: YGGDRASIL

*yggdrasil: Na mitologia nórdica, é uma árvore colossal.

O portal está aberto e se desejar passe por ele para efetuar um CHECKPOINT e retorne. Vamos ter que recolher os últimos itens. O tesouro é bem fácil. Ande pela plataforma em volta da porta e quebre os vasos pegando o TREASURE (1/1 - 30/30). Recolha também um HEALTH PACK e vamos tentar pegar a última relíquia do jogo. A tarefa é bem difícil. Esta relíquia está escondida atrás da cascata que pode ver olhando para a esquerda da piscina, ela está atrás da barra com a argola dourada. Para chegar até ela deve fazer com que a água da cascata pare de jorrar. Isso só vai acontecer se conseguir acionar os símbolos que viu em volta da piscina. Estes símbolos devem estar emitindo som ao mesmo tempo, já sabe o que isto significa.

Conseguimos registrar a localização de 3 SÍMBOLOS. O 4º SÍMBOLO está na parede à esquerda do portal e deverá acionar estes 4 símbolos, correr até a área da argola dourada, usar o gancho e pular na alcova que está atrás da cascata. Só conseguirá fazer isto quando a água parar de jorrar. Não existe ordem para acionar estes símbolos, tudo depende de seu ponto de partida (SALVE O JOGO). Estando perto do portal veja abaixo a sequência de seu caminho. Acione o símbolo à esquerda do Portal. Corra até o final da plataforma e pule na coluna à esquerda. Vai escorregar pela coluna e aproximar do símbolo da pequena ilha. Acione-o. Corra e pule para a plataforma com a coluna. Suba até o topo dela e pule para a plataforma flutuante. Assim que subir nesta plataforma não corra.

Pule para frente para poder cair no topo do cano que sai da água. Deste cano pule para a borda da pedra à esquerda e vá rápido para a direita. Ao final pule de costas para o cano que sai da água e dele pule para a plataforma indo para a direita. Use o cano, atravesse por ele indo até a ilha. Acione o símbolo e volte para a plataforma. Vá até a coluna que tem nesta plataforma e vá para o topo dela. Pule para a plataforma alta, por onde chegou aqui. Vá para a esquerda da porta e acione o último símbolo. Volte para a plataforma mais baixa, pule para a ponta do cano que está na água e dele para a borda da pedra à direita. Ande até o final dela (esquerda). Pule de costas para a coluna e vá para o topo dela. Pule para a plataforma suspensa e gire para a direita. Se fez tudo rápido a água da cascata sumiu. Use o gancho na argola dourada, balance e pule para a borda da alcova. Suba na alcova e pegue a RELIC (1/1).

Melhor SALVAR O JOGO e usar novamente o gancho na argola. Balance e pule para a plataforma suspensa. Posicione e pule para o topo da coluna que está na plataforma junto da água. Escorregue vá para o chão. Pule para o cano que está em cima da pedra, vá até o final dele e pule para a plataforma do portal. Abra seu "PDA", vá em seu Inventário e verifique que achou todos os tesouros e relíquias do jogo (parabéns!). Agora passe pelo portal e siga o corredor. Verá vários vasos no chão mas eles estão vazios, sem necessidade de quebrá-los. Pegue um HEALTH PACK que está à direita e siga escorregando por uma rampa. Agora vá com cuidado e com o martelo na mão.

Encontrará com muitos THRALLS nos corredores. São muitos mesmo, vá detonando todos com sua super arma e quando acabar com eles poderá pegar um HEALTH PACK à esquerda. Desça a escada, siga para a área aberta na cascata e veja a sequência. LARA encontra com sua mãe (sinistro). Acaba atirando nela e NATLA aparece. Conta que atraiu seu pai para executar o serviço e que acabou matando ele também. LARA tenta atacar NATLA e AMANDA aparece. Diz que a MIDGARD SERPENT vai separar o mundo e só o martelo de THOR poderá combatê-la. AMANDA é atacada por muitos monstros e fica lutando com eles pedindo que LARA fuja. Ganha controle em novo corredor sendo atacada por 2 VIKINGS THRALLS. Acabe com eles, siga o corredor e mate o YETI THRALL. Pegue do chão um HEALTH PACK e siga com cuidado.

Escorregue por uma rampa e ao final pule para o outro lado do corredor. Siga até a abertura e veja a sequência. LARA chega na área do dispositivo da MIDGARD SERPENT onde encontra com NATLA. Pede que ela não acione o dispositivo mas NATLA tem outros planos. Ela explica para LARA que JORMUNGANDR não é um dispositivo mais uma rede de picos teutônicos que cercam os oceanos do mundo. O dispositivo é só um meio para iniciar uma reação sísmica cataclísmica nos oceanos. Quando a reação completar a MIDGARD SERPENT levantará, vomitará veneno no mar e o mundo todo será consumido por fogo e cinza. 

Video





PARTE 3: OUT OF TIME

Nesta última fase deverá destruir o dispositivo e poderá fazer isto de várias formas. Deverá mover 3 painéis com desenhos para liberar 3 "nodes" de poder. Deverá destruir estes 3 "nodes" e com isto destruir todo o dispositivo. Siga até a passarela mais abaixo e veja a sequência com NATLA. Quando tiver controle está em uma área circular composta de 3 níveis. Está no nível central e o grande dispositivo está no centro da piscina. Pegue um HEALTH PACK e veja a plataforma flutuante. Na hora certa corra e pule pendurando na borda de uma delas. Suba nesta plataforma e observe o anel externo. Quando passar por uma área com chão vermelho onde tem uma argola dourada pule para esta plataforma. Use o gancho na argola e vá escalando a parede descendo. Verá o chão vermelho do nível mais baixo.

Posicione bem, balance e pule para este chão. Pegue um HEALTH PACK e nesta área os ataques vão iniciar. YETIS THRALLS vão aparecer e NATLA joga bolas de fogo. Evite-as e tome cuidado para não cair na água contaminada. Fique na beirada desta plataforma e veja a plataforma cinza mais abaixo. Pule para ela e vá para a direita. Pule e pendure na borda da passarela. Suba nela e corra para a direita evitando as bolas de fogo e matando os YETIS THRALLS. Aproxime do bloco com o símbolo azulado e segure nele. Empurre este bloco até o final e veja a cena. Consegue LIBERAR O 1º "NODE" de força que aparece acima da estrutura. Assim que tiver controle gire e mate alguns YETIS. Siga até o final da passarela e olhe para a direita. Pule para o bloco que está na água e dele pule para a passarela que está mais alta. Observe que esta passarela está quebrada e não consegue chegar até o bloco com os símbolos. Vamos acessálo de outra forma. Vamos continuar contornando a área.

Pule para o bloco que está na água e dele para a passarela. Suba nela e será atacada por YETIS. Acabe com eles e siga até o bloco com os símbolos azulados. Segure nele e empurre-o até o final vendo a cena. Consegue LIBERAR O 2º "NODE" de força. Quando tiver controle gire e mate mais YETIS. Siga até o final da passarela e olhe para a direita. Pule para o bloco que está na água e dele para a passarela. Suba nela e corra entrando na pequena alcova. Pegue um HEALTH PACK e posicione nesta alcova. Pule pelas paredes, escale e suba pendurando na borda da parede. Ande para a direita e pule para a próxima borda. Contorne para a direita e suba 2 vezes. Vá para a esquerda e pule na pequena plataforma cinza. Suba para a plataforma mais alta e gire para a direita vendo a plataforma maior e mais alta. Pule para ela e suba. Consegue ver o chão vermelho, área da argola dourada onde já esteve.

Pule para esta plataforma e siga até o pedestal com a argola. Veja na sua frente a plataforma cinza com uma estrutura que possui linhas vermelhas. Pule para esta plataforma e NATLA vai atacar com muitas bolas de fogo, cuidado. Corra até o pequeno bloco que tem mais à direita e suba nele. Suba para a passarela mais alta e pegue um HEALTH PACK. Contorne a estrutura e aproxime do "NODE". Acione-o e usa o martelo DESTRUINDO O 1º "NODE". Veja a cena. Quando tiver controle vá para a frente desta estrutura. Desça para a plataforma mais baixa e repare nos blocos flutuantes. Na hora certa pule e suba em um deles. Repare a área do anel externo. Ao ver 2 colunas com cabeças de cobra pule para a plataforma perto destas colunas. No centro delas tem uma alcova. Vá até lá e pegue um HEALTH PACK. Deve usar as paredes destas colunas para escalar e subir pendurando na borda da parede direita.

Vá para a direita e pule para a outra borda. Continue pela direita e veja as pedras na parede. Deve subir por estas pedras com muito cuidado. Quando estiver no meio do caminho será atacada por bolas de fogo e entra em "ADRENALINE MODE". Após a cena deve ser rápida e pular para a pedra mais acima. Ao chegar nesta área pode continuar subindo com mais calma. Vá até o topo das pedras, mais para a direita e posicione na última pedra olhando para a esquerda. Pule e pendure na borda da parede. Ande para a esquerda e suba na pequena plataforma cinza. Pule para a plataforma maior do outro lado e observe a passarela circular de onde sai uma pequena cascata. Deve correr por esta passarela, matar muitos YETIS e evitar as bolas de fogo que NATLA joga.

Corra e ao chegar perto do buraco veja a argola na parede com as linhas vermelhas. Use esta argola, balance e pule para o outro lado do buraco, no chão vermelho. NATLA continua atacando. Corra pela passarela circular e vá até estrutura com as linhas vermelhas. Entre na alcova e segure no bloco com símbolos azulados. Empurre este bloco até o final e veja a cena, consegue LIBERAR O 3º "NODE". Falta agora destruir 2 "nodes". Deve voltar o caminho até a plataforma onde usou o gancho para pular o buraco. Use novamente o gancho e escale a parede posicionando bem. "Ande" pela parede, ganhe altura e pule para a direita segurando na borda da pequena plataforma. Suba nesta plataforma e pegue um HEALTH PACK. Suba mais 2 vezes indo para a grande plataforma. NATLA vai atacar, repare que nesta plataforma existem 2 blocos de pedra. Corra e fique escondida atrás de um dos blocos. Repare nas plataformas flutuantes. Posicione bem e na hora certa pule e fique em cima de uma delas. Preste atenção no anel externo e quando passar perto da estrutura com linhas vermelhas pule para a borda dela.

Contorne esta estrutura e aproxime do "node". Acione-o e usa o martelo DESTRUINDO O 2º "NODE". Veja a sequência com AMANDA. Quando tiver controle contorne a estrutura e veja os blocos flutuantes passar. Deve agora aproximar bem da estrutura central usando estes blocos. Se desejar pode ir para a plataforma mais abaixo e pegar o 1º bloco desta área. Vá usando os blocos flutuantes até aproximar bem da estrutura central. Quando chegar no último bloco olhe para a borda da estrutura. Quando a borda estiver quase chegando perto de você pule e pendure nela. Na hora certa pule e pendure na borda do anel mais alto. Olhe para o cilindro da estrutura e veja as bordas na parede mais escura. Na hora certa suba por elas. Suba por 4 bordas e depois pule para a borda mais alta.

Vá para a esquerda e pule por mais 3 bordas. Vá para a direita e pule por mais 4 bordas. Entra novamente em "ADRENALINE MODE" com o ataque de NATLA. Rapidamente pule para a borda do anel, não perca tempo. Fique pendurada nesta borda e observe a área abaixo. Quando passar pela passarela inclinada deve descer nela. Escorregue até chegar na base da estrutura, perto do "node". Acione-o, usa o martelo DESTRUINDO O 3º "NODE". Assista a SEQUÊNCIA FINAL. A estrutura central desaba e NATLA tenta parar o estrago. LARA joga o martelo em NATLA dando fim em sua vida.

LARA ajuda AMANDA que diz que LARA salvou o mundo matando a MIDGARD SERPENT mas vai morrer como sua mãe. LARA relembra de fatos ocorridos na Bolívia e aproxima do pedestal com a espada. Tenta acionar o pedestal mais que ele não funciona. Ela localiza uma pedra e coloca-a no slot da parede de pedra. Agora ela necessita da ajuda de AMANDA para acionar a espada do pedestal, só assim elas conseguiram retornar pelo Portal e prepararem uma nova aventura. Já estamos aguardando!!!!!

Video






FIM

 
Copyright 2012-2013 Tomb Raider Evolution